Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Padronização »Use a inspeção para garantir a padronização da sua rede
Padronização

Use a inspeção para garantir a padronização da sua rede

7 min de leituraCarlos Griebler

Realizar uma inspeção nas unidades da sua franquia é fundamental para garantir a padronização da rede. Dessa forma, clientes encontrarão um serviço de qualidade independentemente da região ou ponto de venda visitado, aumentando a satisfação e reputação da marca. 

Saiba tudo sobre o assunto e como fazer em sua rede de franquias. Neste artigo você lerá sobre:

O que é uma inspeção em franquias?

Inspeção, consultoria de campo, auditoria interna. Todos esses são processos parecidos no mundo do franchising e acabamos ouvindo seus nomes quase que diariamente. O motivo? A necessidade de as franqueadoras estarem sempre em busca de alternativas para buscar o controle de qualidade e a padronização dos serviços por toda a rede.

Dessa forma, a inspeção surge também nesse papel de fiscalizar e estruturar mudanças em processos que não estão dando certo. Afinal, além do franqueado ter a garantia de receber esse suporte, ele também tem como papel buscar a manutenção da qualidade de sua unidade e manter a reputação da marca.

Mas o que, de fato, é a inspeção da rede? Basicamente, é delegar uma pessoa ou equipe a unidades para observar, conversar e sugerir mudanças a respeito da forma com que aquela gestão está sendo feita. Por se tratar de algo tão crucial para o futuro da rede, geralmente são feitas por alguém de confiança para o franqueador. Essa pessoa precisa entender a fundo os processos de uma franquia.

E sim, inspeções são praticamente a mesma coisa que uma consultoria de campo ou algum tipo de auditoria. Porém, muitas vezes a inspeção pode surgir de outra maneira se comparado a esses outros dois tipos de avaliação. Pela responsabilidade do franqueador quanto a garantir a qualidade da rede, inspeções acontecem frequentemente a partir de alguma reclamação ou denúncia. 

Assim, cabe ao dono da marca entender o problema e buscar uma solução. Continue lendo esse artigo para saber tudo sobre a importância de realizar esse tipo de inspeção e como estabelecer o processo da melhor forma em sua franquia.

Tipos e a importância de realizar inspeções no franchising

Antes de saber como fazê-las, precisamos conhecer os diferentes tipos de inspeções e, principalmente, quais os benefícios que acompanham suas realizações. 

Vimos que o principal foco de inspeções no franchising, são as de qualidade. Porém, também precisamos lembrar de inspeções de segurança, que são tão importantes quanto. Afinal, não se tem qualidade sem segurança, certo?

Dessa forma, podemos dividir as inspeções em duas categorias: qualidade e segurança. Cada uma delas possui outros tipos individuais e funções na hora de avaliar o que funciona ou não em sua rede. Confira!

Inspeção de Qualidade

A inspeção de qualidade, como vimos, busca a padronização e, é claro, o controle de qualidade dos serviços oferecidos pela rede. Para maior entendimento e diferenciação das auditorias, podemos pensar que as auditorias analisam todo o processo de produção, já as inspeções de qualidade apenas verificam o produto em diferentes momentos de sua produção.

Esses momentos ocorrem desde a pré-produção, com a análise de como estão os insumos e matérias-primas. Depois, durante a produção e seus processos que garantem a padronização. E até a pós produção averiguando se o produto final realmente supriu as expectativas. O foco dessa análise pode ser onde existe uma maior onda de reclamações, tanto de clientes quanto de franqueados.

Inspeção de Segurança

Já a inspeção de segurança, pode ser realizada até mesmo pela equipe de segurança do trabalho. Seu objetivo é buscar encontrar ações ou problemas que possam prejudicar o funcionamento de uma franquia do ponto de vista operacional, com métodos perigosos ou problemas em maquinários.

Essa inspeção pode ser realizada de forma rotineira, definindo escopos de tempo. De forma especial, mediante alguma denúncia ou acontecimento mais grave e até mesmo inspeções parciais, visando algum setor específico da unidade, como vendas e marketing.

Não podemos esquecer das inspeções oficiais, realizadas por órgãos públicos, como o corpo de bombeiros. Afinal, são essas que garantem a abertura da unidade e mediante alvarás de funcionamento e segurança.

Agora que conhecemos as duas categorias de inspeções, é hora de conferir os benefícios de realizá-las.

Satisfação do cliente

O cliente que consumirá os serviços da sua franquia espera consumir o mesmo produto em qualquer local em que esteja, tornando a busca por padronização e qualidade ainda maior. Isso intensifica a necessidade de realizar inspeções para garantir que isso ocorra e garante sua satisfação.

Operar com segurança

Principalmente ligado a inspeção de segurança, temos dois pontos de uma franquia que são afetados positivamente através de inspeções: as máquinas e o próprio capital humano. Com as inspeções, você pode garantir que eles vão estar sempre funcionando corretamente e sem falhas. E, é claro, ficar livre de situações de riscos que podem ser causados por defeitos em equipamentos ou no ambiente.

Identificar e corrigir gargalos

Identificar e corrigir erros e gargalos nos processos atuais de uma franquia é uma necessidade constante, além de contribuir de forma substancial para a expansão da rede. A oportunidade de ingressar em uma franquia com uma gestão eficiente e barata acaba atraindo potenciais franqueados.

Padronização

Batendo nessa tecla novamente, a padronização é o objetivo final das inspeções. Felizmente, realizando o processo da melhor forma, o alcance é natural e sua rede estará padronizada. A padronização precisa ser verificada para acontecer desde o processo de compra de insumos, até o marketing e, obviamente, durante os processos da rede com manuais, checklists e treinamentos

Dessa forma, seus clientes receberão um serviço de qualidade por toda a cadeia de unidades e seus franqueados receberão o tão esperado suporte que esperavam quando decidiram ingressar na franquia. 

Como fazer e quais as principais ferramentas na hora de realizar a inspeção?

Para realizar inspeções, é bastante simples. Primeiro, é essencial que todo o processo seja planejado detalhadamente para evitar surpresas e garantir proveito máximo do projeto. Crie um plano de ação para definir os objetivos, prazos e os colaboradores envolvidos na missão.

Para definir o objetivo, é preciso identificar um problema e colocá-lo como objetivo a ser melhorado. Por exemplo, se o problema é uma má relação com fornecedores, a meta para melhorar será qualificar esse relacionamento.

Agora, na hora de realizar a inspeção de fato, provavelmente será uma equipe delegada. Afinal, o franqueador é um profissional muito ocupado e pode não ter tempo para visitar cada uma das unidades. A melhor opção é você desenvolver checklists para a visita, de acordo com as necessidades de resolução de um problema.

Checklists online são ainda mais práticos e ajudam a otimizar os processos da inspeção, resumindo as etapas e exigindo apenas a verificação do cumprimento dos procedimentos. Dessa forma, garantir a manutenção e padronização de sua franquia será um processo hábil e otimizado.

Como a Central do Franqueado pode te ajudar!

A Central do Franqueado entendeu essa necessidade e, por isso, desenvolvemos um módulo voltado especialmente para o controle de qualidade das unidades na nossa plataforma de gestão de franquias.

Com ela, é possível realizar checklists online e analisá-los de forma fácil e prática. O Módulo ‘‘Checklist’ de nosso sistema para franquias conta com essas funcionalidades incríveis que farão você manter o padrão de qualidade de sua rede de franquias. 

Dessa forma, você poderá oferecer o melhor do seu produto ou serviço em todas as unidades de atuação. Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma intuitiva e inovadora, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado