Gestão de qualidade: aprenda sua definição e importância em uma rede de franquias
6 min de leitura Filipe Pacheco
Está com problemas na padronização e na qualidade da sua rede? Saiba como a gestão da qualidade influencia diretamente nos procedimentos das suas unidades de franquia e confira uma solução que preparamos especialmente para você que quer transformar a administração do seu negócio!
Neste artigo você vai ver:
- O que é gestão da qualidade?
- Qual a importância da gestão da qualidade em uma rede de franquias?
- Como implementar a gestão da qualidade e revolucionar a sua rede?
O que é gestão de qualidade?
Antes de entender o que é a gestão de qualidade, é importante compreender o conceito de qualidade. Vamos supor que você compre um produto eletrônico pela internet, independente do preço, você espera que aquilo que está sendo vendido tenha qualidade, certo?
No entanto, quando falamos de qualidade ainda estamos nos referindo a um conceito amplo e subjetivo para os consumidores. Afinal, o que é de qualidade para você pode não ser para outro. Um rádio de pilhas com som de baixa qualidade não serve para o consumidor que procura o melhor dispositivo de áudio para ouvir música clássica, mas serve perfeitamente para outro que quer somente ouvir notícias.
Nesse sentido, qualidade é a característica de um produto ou serviço que atende perfeitamente às necessidades dos seus clientes. Em rede de franquias, a qualidade caminha lado a lado com a padronização. Por isso, em uma nova unidade de franquia, adotar a gestão da qualidade é um pré-requisito para o seu sucesso.
A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que proporciona uma visão ampla e sistêmica de toda a rede de franquias. Em outras palavras, a gestão da qualidade está relacionada a conceitos e práticas usadas e aprovadas mundialmente.
Para resumir, a gestão da qualidade pretende controlar todos os procedimentos de uma organização. As finanças, a contabilidade, os dados e os recursos humanos. O foco, nesse sentido, é melhorar produtos e serviços para garantir a satisfação das necessidades e expectativas dos clientes.
Qual a importância da gestão da qualidade em uma rede de franquias?
Se você enfrenta dificuldades nos procedimentos de padronização e qualidade na sua rede de franquias, saiba que a gestão de qualidade é uma alternativa para solucionar os seus problemas.
Em outras palavras, a gestão da qualidade aumenta a satisfação dos seus clientes e aumenta a produtividade da sua rede. Mas as vantagens de apostar na gestão da qualidade não param por aí. Um padrão de qualidade consistente é o principal benefício do uso da ferramenta.
Vamos supor que um empreendedor interessado em investir na sua rede de franquias faça uma visitação nas suas unidades para conhecê-las. Agora, imagine que cada uma das unidades visitadas apresentou um padrão de qualidade distinto.
Por exemplo, uma franquia de alimentação que vende hambúrgueres e que prepara e serve os lanches de maneira diferente em cada unidade de franquia.
O empreendedor certamente teria dúvidas em investir em uma rede de franquias sem padrão de qualidade. Afinal, a padronização e a qualidade são as duas principais características do franchising.
Além disso, problemas de ruído na comunicação e alinhamento de informações com sua rede de franqueados são comumente solucionados por meio da gestão da qualidade. A
A Central do Franqueado, especialista em franchising, desenvolveu uma plataforma especialmente para você revolucionar a administração da sua franquia. Continue lendo para conhecer a nossa solução!
Como implementar a gestão da qualidade e revolucionar a sua rede?
Agora que você entendeu o que é a gestão da qualidade e a sua importância, que tal conferir como implementar na sua franquia?
Faça o mapeamento dos processos
É difícil melhorar os procedimentos e manter a qualidade se você não controla o que está acontecendo dentro da sua rede de franquias, certo? Afinal, o que não é medido não é gerenciado. Por isso, fazer o mapeamento dos processos da sua rede de franquias é fundamental.
A gestão de processos é responsável pelo gerenciamento dos conjuntos de atividades que geram valor ao cliente e vai influenciar diretamente na qualidade da sua rede de franquias.
Após desenvolver o seu mapa de processos, é importante monitorar os indicadores de desempenho para selecionar as áreas que necessitam de mais atenção.
Use metodologias recomendadas pela Central do Franqueado
São diversas as recomendações de metodologias para implementar a gestão da qualidade na sua rede de franquias. No entanto, à primeira vista pode ser difícil encontrar as melhores alternativas. Por isso, a Central do Franqueado é especialista no mercado de franquias e vai apresentar a você as melhores metodologias para aplicar a gestão de qualidade nas suas unidades.
A Análise SWOT é um exemplo de metodologia que serve para identificar e selecionar quais as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da sua rede. Ela é conhecida por trabalhar nos seguintes pontos:
- Forças: aspectos nos quais a sua rede de franquias tem vantagem competitiva em relação à concorrência.
- Fraquezas: aspectos nos quais a rede de franquias apresenta falhas ou baixo desempenho.
- Oportunidades: pontos internos e externos que proporcionam melhorias.
- Ameaças: tendências do mercado que costumam representar riscos para a rede de franquias.
O Ciclo PDCA, também é uma alternativa se você procura flexibilidade na sua abordagem. A sigla PDCA significa Plan (Planejamento), Do (Execução), Check (Verificação) e Act (Ação). Entre as principais vantagens do Ciclo PDCA está a redução de custos e a sua característica de ser uma metodologia cíclica, portanto, ao fim, o procedimento inicia novamente.
Mude gradualmente conforme a sua necessidade
Cabe a você decidir por onde começar a transformar os procedimentos na sua rede de franquias. No entanto, é sempre recomendável introduzir mudanças gradualmente na sua rede, principalmente porque em uma rede de franquias com várias unidades, as mudanças não são percebidas na primeira hora.
Em alguns casos, leva tempo até mesmo para os seus franqueados conhecerem as mudanças, principalmente se você não tem um sistema para franquias que preze pela comunicação interna ágil e efetiva.
Módulo Checklist
Agora que você entendeu o que é a gestão da qualidade, a sua importância conferiu algumas dicas de implantação na sua rede de franquias, que tal conhecer a solução definitiva para os seus problemas de qualidade e padronização?
A Central do Franqueado desenvolveu para redes de franquia o módulo Checklist. Uma ferramenta que auxilia diretamente na manutenção e na padronização da sua rede. Vamos supor que você precise distribuir uma lista aos seus franqueados para manter as atividades da sua rede em sintonia.
Nesse caso, o Checklist é uma alternativa para você! Organizar um checklist online, ou folha de verificação, para a sua franquia é garantir a organização e a otimização dos seus processos, ao mesmo tempo que preza pela qualidade e padronização dos procedimentos em sua rede.
Além disso, o desenvolvimento de mapas de processos é um dos benefícios do módulo. Quer mais? O módulo Checklist inclui indicadores para você manter todas as informações da sua rede sobre qualidade e padronização centralizadas em uma plataforma.
A Central do Franqueado revolucionou a administração de mais de 300 franquias no mercado. Quer fazer parte desse time? Experimente grátis! Solicite uma demonstração e faça parte dessa transformação!
Redator em Central do Franqueado
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