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Gestão de Franquias

O que é a metodologia Golden Circle e como aplicá-la em sua franquia

8 min de leitura Carlos Griebler


O Golden Circle é uma metodologia de negócios que visa a criação de valor e construção de uma motivação por trás de qualquer ação empresarial. O conceito busca começar qualquer projeto pelo “Por quê?” antes de adentrar nas fases mais operacionais da produção. Saiba tudo sobre a metodologia, sua importância e como trazê-la para sua franquia.

Neste conteúdo, você lerá sobre:

O que é o Golden Circle (Círculo Dourado)?

Você, como franqueador ou franqueado, já se pegou pensando em projetos incríveis, mas que não soube como desenvolver? Ou até deu início a nova ideia e acabou nunca conseguiu concluí-la de modo satisfatório? Pensando nisso, surgiu um conceito: o Golden Circle (em português, Círculo Dourado).

O Golden Circle é um conceito criado por Simon Sinek, especialista em liderança, que notou que líderes e empreendedores de sucesso pelo mundo pensavam de forma similar na hora de pensar, agir e comunicar. Ao lançar seu livro, “Comece com o Por quê?”, Simon explicou que todas essas conceituadas figuras pensavam de dentro para fora de um círculo conceitual.

Mas, como é esse círculo? Confira abaixo como Sinek estabeleceu o círculo e, em camadas, cada etapa da criação e desenvolvimento de uma ideia ou projeto.

Como vemos, o autor considera que o motivo de muitas das ideias darem errado ou não saírem como o planejado, é porque as pessoas tendem a pensar o projeto começando pela parte externa do círculo, o “o quê?”. Começando pelo “Por quê?”, as chances de você inspirar seus funcionários e consumidores serão muito maiores. Afinal, existirá uma genuína motivação por trás da iniciativa.

Esse engajamento é fundamental, pois uma rede engajada, embasada pela relação de qualidade entre os envolvidos, cria a abertura para uma situação de aumento na produtividade geral da franquia. Esses profissionais motivados, felizes em vestir a camisa da empresa, terão uma maior performance em seus trabalhos que acarreta em um custo benefício maior e todas as partes saem satisfeitas.

A partir disso, estabelecendo o Golden Circle com suas 3 esferas de trabalho, Simon desenvolveu um método cada vez mais popular de gestão no mercado competitivo em que vivemos, buscando o destaque e a criação de valor para sua empresa. Veja o que cada uma das etapas significa?

O quê (What)? 

A camada que muitos começam e, segundo Simon, erroneamente. “O quê?” é a definição do que sua empresa vende ou oferece no mercado. É o ponto final do seu projeto, embasado em motivações genuínas e métodos de construção de produto e valor, por isso, apesar de aparecer na parte mais externa do círculo, deve ser a última etapa da metodologia.

Se você quiser, por exemplo, expandir sua rede de franquias no estado do Rio Grande do Sul, é nesta etapa que isso será consolidado. Porém, antes é necessário viabilizar e justificar com as camadas que veremos a seguir.

Como (How)?

A camada intermediária, que menos se locomove em decorrência de metodologias e formas de pensar, o “como?” é a forma encontrada pela franquia de atingir os seus objetivos. Planos e estratégias são pontos-chave nesse momento de criação de um plano de ação para seu “o quê” através do seu “por quê?”.

Por quê (Why)?

Finalmente, o “por quê?” Bom, em nosso conteúdo sobre missão, visão e valores para franquias, trazemos o seguinte: uma empresa não é definida pelo seu nome ou produto, mas pela sua missão e sua razão de existir. É a partir desse conceito que os funcionários ganham direção, foco, significado e realização na empresa. 

Podemos trazer boa parte disso para o Golden Circle, ao passo que para uma empresa ou produto crescer e prosperar de forma saudável, é preciso antes definir o porquê de sua existência. Apenas depois, é a hora de criar campanhas de marketing, ações internas e externas para atrair consumidores.

Respondendo o “por quê?” por trás dos seus projetos, é possível traçar o caminho adequado a seguir ao invés de arriscar se perder no caminho. Apostar no Golden Circle previne o erro de não definir o propósito de suas ações!

Ou seja, Simon estabelece que primeiro precisamos saber por que criar um produto ou até mesmo a empresa em si. Depois, encontrar maneiras de viabilizar a ideia, criando um plano de ação e, por fim, o que de fato será criado a partir da ideia inicial.

Qual a importância da metodologia Golden Circle?

Como toda metodologia inovadora, benefícios acompanham sua implementação. Com o Golden Circle, isso não é diferente. Confira as principais vantagens do Círculo Dourado para sua franquia! 

Grandes nomes utilizam

Sabemos que nem sempre as mesmas ideias funcionam para todas as empresas. Mas, quando notamos um padrão de sucesso, algo que parece infalível, logo queremos trazer para nossas vidas. É o caso do Golden Circle.

Steve Jobs da Apple, Martin Luther King Jr, entre outros grandes nomes da história e da atualidade que são sinônimos de sucesso em suas empreitadas começaram pelo “por quê?”. Então por que você também não tenta?

Maior engajamento

Por trás de toda empresa ou serviço de qualidade, devem existir profissionais motivados, engajados com os objetivos da instituição e com a satisfação dos clientes, certo?

Em um contexto de mercado, a primeira situação que deve vir à sua cabeça é a busca por convencer clientes a consumirem, através de estratégias de engajamento. Para isso, os clientes precisam comprar as ideias da organização. Começando pelo “por quê?”, isso será mais fácil de acontecer.

Se destaque da concorrência

No mercado competitivo que vivemos, ações para se destacar da concorrência surgem diariamente e são essenciais para a expansão da rede. E como estamos vendo, o Golden Circle traz diversos benefícios. Porém, ele ainda não é tão popular, tornando possível ser pioneiro no âmbito de franquias com o conceito.

Branding

Isso também se estende a gestão de marca, também conhecida como branding. Ela é um conjunto de estratégias e ideais que procuram introduzir cada vez mais a identidade de um negócio no imaginário do seu público-alvo. Fazendo isso, você vai facilitar o processo de consolidação no mercado e construção de uma marca forte que será lembrada.

Entre as ações que podem ser tomadas para tal, se destaca apresentar a marca como algo respeitável, com motivações claras e honestas estipuladas pelo Golden Circle, sobre o que aquele logotipo perpetua e representa no mercado. 

Comunicação clara

A comunicação externa e interna de uma franquia precisa estar em sintonia para que a rede de franquias mantenha sua padronização e qualidade, dois dos princípios mais almejados no franchising. Também é válido ressaltar que o principal motivo para o fracasso de uma unidade são as falhas no processo de comunicação interna.

Baseando suas ações com foco naquilo que acredita, é possível uma comunicação mais clara e aberta com franqueados, fornecedores e clientes, motivando e inspirando as pessoas a aumentar a sua identificação com a empresa e elevar o valor da marca da sua rede. 

Como aplicar o Golden Circle em sua rede de franquias?

Agora que você sabe o que é e quais são os benefícios do Golden Circle, com certeza está pensando em como aplicá-lo em sua franquia. Vamos te ajudar!

Mas, antes disso, vamos conferir um exemplo de Golden Circle, o mais importante do mercado atual e sempre citado por Simon Sinek, a Apple:

  • Por quê? Acreditamos em desafiar o “status quo” (a situação atual do mercado) e fazer coisas diferentes.
  • Como? Desenvolvendo produtos visualmente agradáveis e de uso intuitivo.
  • O quê? Computadores, notebooks, celulares, serviços de streaming de música, vídeo, etc.

Sentiu a diferença de um simples desenvolvimento, pensando apenas no que vai produzir e não nas dores do consumidor e em como fidelizá-los a sua marca? Então é hora de construir seu próprio Círculo Dourado.

Como sabemos: começar pelo “por quê?” é o ponto base de toda a metodologia. Pense na razão por trás da sua iniciativa, o que te motivou a realizá-la e o que espera entregar de valioso a seus consumidores. É hora de se destacar e diferenciar da concorrência com algo profundo e engajador!

Depois, indo para fora do círculo, encontramos o “como?” do projeto. É hora de criar o planejamento estratégico, indispensável para o sucesso de qualquer negócio e somente viabilizado com qualidade ao desenvolvê-lo de acordo com a visão e a missão da empresa. Esses valores por trás da empresa são muito daquilo estipulado pelo por quê?” da primeira camada.

Afinal, nesse conceito, clientes vão comprar seu produto e não dos milhares de concorrentes justamente porque compartilham os valores defendidos por sua franquia. 

Por fim, temos a parte mais fácil: o “o quê?” e não ao contrário. Após descobrir o seu “por quê?” e seu “como?” através do planejamento estratégico, finalmente é hora de apenas pensar, refinar e criar o produto ou empresa em si.

Como a Central do Franqueado pode te ajudar

Para se destacar no franchising, é preciso padronização. Pois, toda essa questão de Golden Circle e a criação de valor, motivação e uma força por trás de seu produto depende da execução por toda a rede. De nada adianta criar um produto incrível, seguindo a metodologia, se seus franqueados não seguirem seus passos.

Para isso, pensando em como a transformação digital é uma realidade e que novas soluções surgem como forma de otimizar e automatizar processos considerados ultrapassados e custosos, a Central do Franqueado desenvolveu um software para franquias criado especialmente para facilitar a gestão da sua rede de franquias e tornar essa padronização possível. 

Saiba que utilizar a Central do Franqueado irá fazer toda a diferença para a gestão da sua franquia, por isso não perca muito tempo e agende uma demonstração! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão da sua franquia. 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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