Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Gestão de Franquias

Gerente de Franquias: conheça sua função e importância para expansão da sua rede

6 min de leitura Carlos Griebler


O Gerente de Franquias é responsável pela ligação entre os setores da rede, analisando o que está funcionando e o que não está. Assim, ele pode, junto ao franqueador, criar estratégias que otimizem os processos de expansão, treinamento e comunicação interna da franquia. Saiba mais sobre o profissional e seu papel fundamental!

Neste artigo você lerá sobre:

Quem é o Gerente de Franquias?

Uma franquia desconexa, com problemas de comunicação em seus setores de administração ou expansão é uma franquia fadada ao fracasso. É preciso que franqueadores, franqueados e funcionários estejam em sintonia para que a rede de franquias mantenha sua padronização e qualidade tão almejada e que possa continuar a crescer.

Nesse sentido, surge o papel do gerente de franquias. O gerente de franchising é o responsável pela ligação entre os setores da rede, analisando o que está funcionando e o que não está. A partir disso, ele é o principal fator — ao lado do franqueador — para reunir essas informações e contribuir para criar as melhores estratégias para a empresa.

O profissional deve dominar todas as questões essenciais que fazem uma rede de franquias funcionar. Pois, além desse papel de conexão entre franqueador e franqueado, esse seu papel de “faz tudo” tem bastante foco na transmissão do know-how e na expansão da rede.

Com isso, você consegue imaginar a importância desse profissional, certo? O problema, é que muitas franquias acabam deixando de lado essa questão e acumulando funções tão importantes em uma única pessoa, no caso, o franqueador

Talvez seja porque encontrar um profissional que encaixe com este perfil é difícil. Afinal, são diversas responsabilidades primordiais e que necessitam de uma confiança que às vezes o franqueador prefere fazer por si mesmo. 

Porém, no mundo competitivo que vivemos, deve-se ter profissionais qualificados em cada setor do seu negócio para não cometer erros e ficar para trás da concorrência.

Quais as funções de um Gerente de Franquias?

Por conta desse conhecimento geral sobre franquias, já vimos que ele será o responsável por muitas das funções que geralmente acabam ficando com o franqueador. 

Agora, o franqueador pode se preocupar com a administração geral da empresa e novos projetos, enquanto o gerente terá em mãos algumas tarefas, mas lembre-se: nada disso é regra e as funções e profissionais podem variar.

Transmissão de Know-How

Entre os grandes pilares do franchising, o know-how é um dos principais motivos que leva as pessoas ao modelo. O fato de operar um modelo de negócio que comprovadamente deu certo atrai investidores e, por isso, precisa ser executado com excelência.

É fundamental que a rede encontre formas eficientes de transferir know-how aos novos franqueados e muitas vezes apenas o franqueador não dá conta de gerenciar esse processo com tantas unidades. É aí que entra o gerente de franquias, o profissional terá a função de coordenar o programa de treinamento de franqueados e funcionários da rede.

Um bom processo de know-how garante a execução dos processos de acordo com qualidade e padrão estipulados pela franqueadora e a satisfação do franqueado, que terá exatamente aquilo que ele procurou: processos bem definidos e comprovados.

Gerência de expansão

Expandir uma rede é o objetivo final de todo franqueador. Para isso, são necessárias técnicas de atração de candidatos, filtragem, entrevistas e muita negociação para que todos saiam satisfeitos na operação. 

O trabalho do gerente de expansão é justamente auxiliar o franqueador para que isso aconteça de forma segura e eficiente. Entre as responsabilidades, podemos citar as pesquisas para expansão, tanto de mercado quanto de concorrência. 

É a pesquisa que diagnostica mercados que contêm empresas semelhantes e aqueles que oferecem brechas para que a oferta ao público-alvo seja certeira.

O Gerente de Franquias deve encontrar as melhores oportunidades para atrair clientes, como feiras de franquias e plataformas digitais, como o portal de franquias da Central do Franqueado.  

Otimizar comunicação e organização interna

Como falamos anteriormente, o gerente de franquias é responsável por ser essa ponte entre os setores, franqueador, franqueados e toda a organização interna da franquia. Assim, é papel dele também criar estratégias que possam otimizar essa comunicação interna.

É a qualidade dessa comunicação e organização interna que vai manter os profissionais satisfeitos e engajados para atingir os objetivos da rede. Se todo empreendimento só cresce a partir do engajamento de pessoas, uma rede de franquias necessita ainda mais dessa prática. 

O próprio sistema de franchising é um formato somente viabilizado através de relações profissionais: entre franqueadores, franqueados e funcionários. Portanto, engajar é um ato obrigatório para a operação da empresa.

Garantir resultados

Com tudo isso, o gerente de franquia assume um papel também de garantir resultados. Afinal, ele é o homem de confiança do franqueador e um dos principais responsáveis pelas principais funções de uma rede de franquias.

Criar e cumprir metas de unidades, programas de treinamento bem-sucedidos, facilitar a tomada de decisão e um alto nível de satisfação, tanto interno quanto externo, são exemplos de resultados e objetivos que esse profissional deve ter em uma franquia.

Trabalhando lado a lado com o franqueador, as possibilidades de expansão da rede crescem à medida em que as melhores estratégias de negócio e engajamento são desenvolvidas. Por isso é tão importante a presença de um bom gerente de franquias, mas como encontrá-lo? Vamos ver!

Como encontrar um Gerente de Franquias?

Por se tratar de um profissional tão capacitado, pode ser difícil encontrar essa pessoa rapidamente. Geralmente, essa função acaba indo para alguém de dentro da empresa, experiente no ramo e com conhecimento interno superior a alguém que chegaria para colocar “ordem na casa”.

Porém, não é essencial o profissional já ser atuante da empresa, mas conhecer o mercado de franquias é uma obrigatoriedade. Afinal, você quer alguém para realizar funções que muitas vezes são feitas por você mesmo, franqueador.

Se você desejar ir pelo primeiro caminho, é fundamental garantir que esse profissional realmente saiba o que deve ou não fazer, se sabe ou não dos procedimentos do franchising e que essa pessoa é confiável e competente para delegar ações tão importantes. 

Caso procure um profissional, saiba que, por sua qualificação, são ocupações bem remuneradas. A formação mais comum é de Graduação em Administração de Empresas, mas sempre dê prioridade a especialistas no mercado de franquias.

Além disso, caso ainda esteja iniciando no franchising, é natural que você como franqueador, assuma essas responsabilidades em um primeiro momento. Assim, terá um maior tempo para pesquisar e encontrar a pessoa perfeita para o cargo. 

Com a rede crescendo, cada vez terá menos tempo para se dedicar às funções e precisará de um aliado qualificado.

logo

Transforme a gestão da sua franquia com um único sistema

Preencha o formulário e solicite uma demonstração gratuita

Como a Central do Franqueado pode te ajudar!

A Central do Franqueado sabe que uma boa gerência é essencial na hora de crescer e expandir sua franquia. Além disso, para otimizar as dezenas de processos que compõem o cotidiano de uma rede, é essencial que se utilize um sistema para franquias.

Atualmente, a Central do Franqueado atende dezenas de franquias de todo o Brasil, inclusive auxiliando com o marketing e expansão da rede. Nosso sistema para franquias conta com funcionalidades que centralizam todo o marketing de uma rede em uma única ferramenta, além de acelerar o processo de expansão com um CRM personalizado.

Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco

Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Se gostou deste conteúdo, leia nosso artigo sobre Programa de Excelência e saiba como ter uma melhoria contínua de processos internos de sua franquia. Esperamos você!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Gestão de Franquias