Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Gestão de Franquias

Andon: conheça a ferramenta e suas possibilidades numa rede de franquias

6 min de leitura Leonardo Montoya


No mundo empresarial, a eficiência e a produtividade são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. No franchising, essa necessidade é ainda mais acentuada, já que as operações são replicadas em diversas unidades. Nesse contexto, a ferramenta conhecida como Andon pode ser uma grande aliada na melhoria dos processos e na redução de perdas e desperdícios.

O Andon é uma ferramenta de gestão relacionada ao Lean Manufacturing. Em outras palavras, a sua origem está no Sistema Toyota de Produção, ou Toyotismo e seu principal propósito é otimizar a produção.

Neste texto, discutiremos o conceito de andon no franchising, suas principais funcionalidades e benefícios para os franqueados. Além disso, apresentaremos exemplos práticos de como o andon pode ser aplicado em diversas situações do dia a dia de uma franquia, desde a produção até o atendimento ao cliente.

Neste artigo você vai ver:

O que é o Andon?

O Andon popularmente conhecido é um bastão luminoso que emite cores variadas (verde, amarelo, vermelho, etc) para comunicar problemas decorrentes de falhas nos equipamentos de produção.

Desenvolvido por Sakichi Toyoda, fundador da Toyota, a principal característica do Andon é auxiliar na qualidade de produção. A denominação Andon significa, em japonês, lâmpada. Geralmente usado em sistemas industriais, o Andon usa sinais luminosos ou sonoros para notificar aos operários sobre os problemas na cadeia de produção.

Em uma organização, o fluxo de trabalho comumente consiste em procedimentos complexos. Por isso, a maioria das atividades está interligada e um problema qualquer, mesmo se estiver no início do desenvolvimento, certamente vai afetar o produto final. Se um sistema de produção ficar comprometido por alguma falha, toda a linha produtiva é afetada e o resultado pode ser um prejuízo irreversível.

Claro que em empresas menores e com menor faturamento o Andon pode parecer dispensável. Agora, imagine uma montadora de veículos como a General Motors, na cidade de Gravataí, que produz 65 automóveis por hora. Um problema na cadeia de produção significa milhares de reais perdidos. Nesse sentido, o Andon auxilia na resolução do problema porque informa de maneira clara o que precisa ser resolvido.

Para que serve o Andon?

Você entendeu que o Andon é uma ferramenta de gestão visual que comunica por meio de cores. Mas para que servem essas cores? De maneira simples, o Andon geralmente sinaliza em quatro cores: branco; vermelho; âmbar e azul.

A cor branca significa produção normal. A vermelha sinaliza um problema de qualidade na linha de produção. A âmbar comunica falta de material e a azul acende quando existem problemas técnicos com alguma das máquinas de produção.

Vale lembrar que é comum encontrar variações do Andon. Por exemplo, vermelho, amarelo e verde, como um semáforo. Nessa formatação, as cores significam produção interrompida; problema na produção e produção normal, respectivamente.

Não só as cores são variáveis, as características físicas do Andon também alternam. O Andon pode aparecer em forma de painéis, ou em softwares de computador. Além disso, o uso do Andon não se restringe somente a cores. Em alguns casos, eles costumam emitir sons ou aparecer na forma de ícones.

Quais os benefícios do Andon e qual a sua aplicação em uma rede de franquias?

O Andon proporciona benefícios que garantem a qualidade do produto final. A produtividade, a eficiência e a diminuição dos desperdícios são aspectos importantes que acompanham a implementação do Andon. Confira a seguir mais benefícios do Andon:

Aumenta a produtividade e o engajamento da equipe

Os colaboradores se tornam mais atentos e engajados ao trabalharem com um sistema de Andon. Agora pense em uma franquia que vende hambúrgueres. Vamos supor que a franquia produza 25 hambúrgueres a cada 3 minutos. Então, o colaborador responsável por fritar os hambúrgueres fica sem material para continuar produzindo.

Nesse caso, ele precisa parar de preparar os hambúrgueres para buscar mais material ou solicitar o reabastecimento a outro colaborador. Se esse processo de reabastecimento durar 6 minutos, serão 50 hambúrgueres perdidos. 

Com o uso do Andon, o colaborador que prepara os hambúrgueres pode, através de uma sinalização visual, comunicar ao outro colaborador que o estoque está baixo e os hambúrgueres precisam ser repostos, o que economiza tempo, dinheiro e aumenta a produtividade.

Otimiza o tempo e mantém os colaboradores informados

Como você aprendeu no exemplo anterior, o Andon proporciona a otimização do tempo porque simplifica a comunicação entre diferentes áreas da organização. Além disso, ele mantém os colaboradores informados daquilo que está acontecendo nas linhas de produção.

Embora o Andon encaixe melhor em ambientes industriais, a sua aplicação em redes de franquia é possível, principalmente aliada ao uso da tecnologia. Continue lendo para aprender sobre o Andon!

Melhora a implantação das suas unidades

O Andon não fica restrito ao ambiente industrial e as linhas de produção. Você sabia que ele pode te ajudar na implantação das suas unidades de franquia?

Vamos supor que você queira abrir uma nova unidade da sua rede. O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado para descobrir seus potenciais clientes. Após a pesquisa, é necessário selecionar e treinar os seus franqueados. Levando em conta o perfil profissional, suas qualificações e a compatibilidade da ideologia de marca com o possível franqueado.

Em seguida, é indispensável contratar fornecedores qualificados para atender as demandas e suprir as suas unidades. Por último, por meio de estratégias de marketing, é realizada a divulgação e a inauguração da nova unidade.

Você percebe que são diversos procedimentos até chegar no objetivo final: abrir uma nova unidade. Agora faça uma relação da implantação de uma unidade da sua rede de franquias com uma linha de produção industrial. Seria ótimo se existisse uma espécie de Andon digital que identifica gargalos e te ajuda a gerenciar a expansão da sua rede, não é mesmo?

Considerações finais

Em conclusão, o andon pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a eficiência e a produtividade das franquias, permitindo que os franqueados identifiquem e resolvam rapidamente problemas em seus processos. Ao implementar o andon, os franqueados podem reduzir perdas e desperdícios, melhorar a qualidade dos produtos e serviços e aumentar a satisfação do cliente.

No entanto, é importante que os franqueados sejam cuidadosos na implementação do andon, garantindo que a ferramenta seja utilizada de forma adequada e que os colaboradores sejam treinados para utilizá-la de forma eficaz. Além disso, os franqueados devem estar cientes de que o andon não é uma solução milagrosa e que outros esforços são necessários para manter uma franquia eficiente e competitiva.

Em um mercado competitivo como o franchising, a adoção de ferramentas e tecnologias inovadoras é fundamental para manter uma vantagem competitiva. O andon pode ser uma dessas ferramentas, permitindo que os franqueados aumentem sua eficiência, reduzam seus custos e melhorem a satisfação dos clientes. Portanto, é importante que os franqueados considerem a implementação do andon em suas franquias para se manterem competitivos no mercado.

A Central do Franqueado pensou nisso e desenvolveu o Módulo Projetos para te ajudar a controlar a implantação das novas unidades da sua rede. Ficou interessado? Experimente grátis! Entre em contato com a gente e solicite uma demonstração!

Author Avatar
Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Gestão de Franquias