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Engajamento

Comunicação empresarial: aprenda a utilizá-la na sua rede de franquias

5 min de leitura Leonardo Montoya


Você sabe o que é comunicação empresarial? Conheça a ferramenta estratégica utilizada para impulsionar a imagem da sua marca e, consequentemente, melhorar os resultados obtidos. Vamos entender como utilizá-la no franchising? Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é comunicação empresarial? 

A comunicação empresarial é uma atividade estratégica desenvolvida por aqueles que visam promover a imagem da sua marca, expondo informações selecionadas para diferentes públicos. Assim, se bem executado, o processo possibilita um maior alcance para o seu negócio e facilita a conexão com clientes.

Com uma boa comunicação voltada para o âmbito empresarial, encontra-se um equilíbrio muito relevante entre o que a empresa quer que o público entenda sobre a marca e o que o público realmente entende. Entretanto, para garantir seu sonhado posicionamento de mercado, é necessário que seu discurso esteja bem alinhado à realidade e, mais importante, à linguagem do público consumidor

Mais do que criar uma identidade, a comunicação empresarial precisa ter como objetivo principal, abrir a porta para novos negócios e engajar os colaboradores com os valores definidos para a marca. Ou seja, a estratégia precisa impactar diretamente o funcionamento e os resultados da sua rede

Passando pela assessoria de imprensa até grandes campanhas de marketing e as mídias sociais da marca, todas as informações precisam estar de acordo com a ideia principal estabelecida pela estratégia de comunicação empresarial. Essa ideia, às vezes direta e às vezes implícita, deve passar por esse filtro que adequa a mensagem ao público-alvo.

Em uma empresa, temos figuras como clientes, colaboradores, investidores, acionistas, parceiros externos e demais pessoas envolvidas de maneira geral no contexto da empresa. Desse modo, são vários os públicos com os quais você deve se comunicar, cada um com seus objetivos e estratégias específicas

Para cada um desses grupos, é preciso ter uma estratégia exclusiva. Além disso, a comunicação necessita ser baseada em relacionamentos interpessoais, isto é, precisa ser desenvolvido de maneira orgânica entre as pessoas envolvidas, a partir dos seus procedimentos de controle interno.

Quer aprender mais sobre esse processo? Continue lendo!

Comunicação empresarial e organizacional

A comunicação empresarial, como você viu até agora, está completamente inserida no ambiente corporativo. Mas cabe diferenciá-la de outro tipo de comunicação, a qual chamamos de organizacional.

Embora os termos possam aparecer como sinônimos, os especialistas avaliam que o uso de “empresarial” deve ocorrer apenas para organizações que buscam lucro financeiro

Por outro lado, o termo “organizacional” é mais amplo e pode incluir organizações sem fins lucrativos como ONGs, associações e demais instituições etc.

Os benefícios de uma boa comunicação empresarial

Como podemos imaginar, uma boa estratégia de comunicação empresarial traz diversos benefícios para sua empresa. Conheça alguns:

Melhoria na imagem da empresa 

Como vimos, a empresa tem a necessidade de estar sempre buscando elevar a sua imagem. Dessa forma, a reputação organizacional é fundamental para conquistar novos clientes, fidelizar os já existentes e, a partir disso, aumentar a influência da marca como todo. 

Para construir uma imagem de autoridade e credibilidade, a empresa precisa multiplicar suas possibilidades de negócio, visando sempre estabelecer a marca no imaginário do público.

Assim, investir em uma boa comunicação empresarial acaba impactando na obtenção de resultados gerais, levando a empresa a atingir suas metas e objetivos em todos os setores.

Engajamento dos colaboradores

O aumento do engajamento por parte dos colaboradores é um dos maiores indicativos de que a comunicação empresarial está funcionando. 

Um estudo da McKinsey, feito em 2012, concluiu que as empresas que estabelecem uma comunicação efetiva entre os colaboradores aumentam sua produtividade em cerca de 20%. Outra pesquisa, essa desenvolvida pela Gallup em 2016, revela equipes altamente engajadas na dinâmica do trabalho apresentam uma lucratividade até 21% maior.

Dessa maneira, fica evidente que em empresas transparentes e de comunicação aberta os profissionais se sentem mais confortáveis e motivados a colaborar com o sucesso geral da marca. Além disso, os colaboradores satisfeitos podem participar do processo de melhoria externa da identidade da empresa, uma vez que tendem a recomendar a empresa em seu círculo social, por exemplo.

Melhoria no planejamento organizacional

A comunicação empresarial, se bem aplicada, pode transformar e impactar todos os setores e suas operações. Isso ocorre porque os esforços de comunicação refletem na satisfação e motivação dos colaboradores. O resultado é evidente: um impacto muito positivo em todo planejamento empresarial e organizacional.

Para entender se as coisas estão funcionando com o planejado, você pode conduzir pesquisas periódicas. Ao realizar essa atividade, você pode trabalhar no desenvolvimento de um relatório que aponte os acertos e os elementos que ainda podem melhorar, a fim de manter a moral alta entre os colaboradores.

Canais de comunicação sempre abertos

Para o bom funcionamento de uma empresa, é essencial manter os canais de comunicação abertos, e nisso o investimento na comunicação empresarial também pode ajudar. 

Esse item é muito importante, pois é fundamental dar voz aos colaboradores e aos clientes. Investir em formas de ouvir aqueles que fazem parte da empresa é o caminho para ampliar todos os tópicos citados anteriormente.

Concluindo

Como vimos, a comunicação empresarial é algo muito amplo e de vital importância para o sucesso de um negócio. Portanto, devemos sempre questionar definições simplistas que, frequentemente, reduzem o termo ao ato de divulgar notícias favoráveis a respeito da empresa. 

A comunicação empresarial é um conceito muito maior do que se imagina a partir dessa ideia, sendo responsável direta pelo poder competitivo da sua marca dentro do mercado. 

Assim, é essencial que você desenvolva a comunicação empresarial da sua rede de franquias de forma alinhada ao planejamento estratégico e integrada nos processos de gestão, levando em conta e trabalhando áreas como: assessoria de imprensa, comunicação interna, organização de eventos, relações públicas, publicidade etc.

Gostou do conteúdo e quer aprender mais? Continue lendo sobre o franchising em nosso site!

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Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado


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