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Data Driven: saiba como guiar o futuro da sua franquia a partir de dados

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Tecnologia e Inovação

8 min de leitura Cristiano Ritzel

Você já ouviu falar em Data Driven? O termo, que significa orientar-se por dados, ganhou bastante destaque no mercado empresarial nos últimos anos — e sua utilização está deixando de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Afinal, por ser uma ótima ajuda para obter conhecimento na tomada de decisões e estratégias de um negócio, o Data Driven passou a ser considerado um diferencial para as empresas que o utilizam.

Com isso, você cria uma cultura de data driven, onde todos estarão alinhados com a proposta de gerar dados e levar eles em conta para as decisões. Através do uso do data driven é possível coletar dados, transformá-los em ações e, novamente, torná-los dados. Dessa forma, a questão que fica é a seguinte: o que é data driven na prática, e como ele pode ser uma alternativa em uma rede de franquias? 

Para te explicar sobre o assunto, a Central do Franqueado preparou este conteúdo completo sobre o tema, onde apresentaremos mais sobre o conceito, as principais ferramentas e, é claro, como uma rede de franquias pode se guiar por dados e construir um futuro de sucesso na era digital. Não perca!

O que você vai encontrar neste artigo:

O que é Data Driven? 

É inegável negar que a popularidade do data driven cresceu nos últimos anos. Se você ainda não ouviu falar da possibilidade dentro do seu contexto empresarial. saiba que seu uso dentro de empresas passou a ser uma ótima ferramenta para negócios se transformarem e se adaptarem às mudanças quase que diárias do mercado.

Como vimos, o significado de data driven é orientar-se por dados. Então, o conceito surge quando uma empresa utiliza-se de dados inteligentes para a tomada de decisões que fazem parte da sua estratégia de gestão. Através dessas ações, uma empresa consegue com que todos os setores e colaboradores possam ter conhecimento e acesso a dados importantes.

O data driven possibilita um negócio observar seus produtos de uma visão 360°, obter o conhecimento sobre a opinião dos clientes sobre seus serviços e pensar modos de como focar em um determinado público. Para isso, é preciso uma averiguação diária em atividades comerciais e decisões tomadas, para poder utilizar tais dados sobre elas e também ações futuras.

Por fim, para um bom desempenho de um data driven em uma empresa, é crucial ter consciência que análise é um dos pontos mais importantes. O conceito do Data Driven passa longe de apenas reunir dados, mas sim utilizá-los como fatores na hora de tomar uma decisão. Ou seja, não basta ter o “data” (dados), é preciso ser “driven” — isto é, orientado por eles.

Ferramentas que ajudam sua franquia a se tornar data driven

Agora que você já está cansado de ouvir que data driven significa orientar-se por dados, primeiramente você precisará compreender formas de analisar tais dados para pensar em transformar sua franquia em data drivel. Apenas assim será possível passar para gestões e responsáveis sobre as vantagens de possuir a cultura no negócio.

Abaixo, separamos algumas das ferramentas que ajudam sua franquia a se tornar data driven. Confira!

Big Data

A primeira das ferramentas é uma que pode ajudá-lo imensamente: o Big Data. Talvez você já tenha ouvido falar nele, principalmente pelo fato de significar a cruza de dados dentro de uma empresa. Com ele, você pode ter em mãos informações importantes sobre o seu negócio, como contatos de novos clientes e leads, feedbacks, checkouts, entre outros. 

Isto é, o Big Data visa um acúmulo de dados que, sozinhos, não possuem uma eficiência. Esses dados, que podem ser originados de canais internos e externos à empresa, são analisados por profissionais de data science que buscam encontrar correlações e desenvolver ações para trazer benefícios para o negócio — isso inclui os canais de comunicação da rede, site, redes sociais etc. 

Outra vantagem do big data, é ele ser estruturado em um conceito de 3V considerados essenciais para seu uso. São eles:

Velocidade

Para visualizar essas informações como esperado, de forma que haja um filtro para encontrar os melhores dados, é algo que leva tempo. Mesmo assim, um dos conceitos do Big Data e parte dos pilares que o fundamentam, é a velocidade com que esses dados serão analisados. 

Com a grande quantidade de dados que estamos falando, é fundamental que tenha acesso a eles rapidamente. Afinal, de nada adianta conseguir bons dados se você já ficou para trás da concorrência há muito tempo. Porém, bons dados levam tempo, e reunir essas informações de forma precipitada pode prejudicá-las. É necessário um equilíbrio!

Volume

Aqui está o principal dos fatores que compõem o Big Data: o volume. Vimos que o próprio nome Big Data sugere uma grande quantidade de volume de dados, então o V de volume nada mais é do que esse número.

A princípio, quanto mais informações, melhor. Isso em um primeiro momento onde você estará armazenando tudo, para só depois extrair dados preciosos que farão sua empresa decolar. Lá, tudo precisa estar claro e visualizável para qualquer olho.

Variedade

Por fim, mas não menos importante, temos a variedade. Os dados do Big Data não se restringem a apenas um setor ou nicho específico, é tudo. Desde informações de clientes até tudo que você precisar, porque é isso que o Big Data é: dados de tudo aquilo que sua empresa precisa para crescer, independentemente do tamanho das informações.

Com isso, vimos que o Big Data pode ajudar bastante na captura de informações para a empresa guiar-se por dados. Mas, para sua eficácia é preciso que os dados sejam analisados e utilizados de modo correto. 

Business intelligence 

Mais uma boa alternativa é utilizar do business intelligence para auxiliar na busca por dados. Como o próprio nome sugere, o business intelligence é a inteligência empresarial de uma instituição, englobando diversos setores importantes como: administração, rh, vendas, marketing, suporte, etc.

Inclusive, um dos pontos mais benéficos que o business intelligence pode proporcionar é disponibilizar dados essenciais obtidos através de processos, tecnologias, teorias, entre outros itens. O business intelligence também pode apontar novas vantagens ainda não utilizadas para o seu negócio aplicar nas estratégias, o que irá ajudar muito no crescimento da marca, otimização de processos, operações e itens que influenciam na padronização da sua rede.

Google Analytics

Falando de uma ferramenta específica do ambiente digital, temos o Google Analytics. Sua franquia já reúne, filtra e analisa informações a respeito dos visitantes de seu website? Se não, saiba que você está perdendo um imenso auxílio para a tomada de decisões e estratégias quanto ao futuro da sua marca. E o melhor: sabia que é possível obter esses relatórios de forma detalhada e em tempo real com uma ferramenta gratuita? Esse é o Google Analytics!

Através do uso do Google Analytics, sua empresa utiliza dados inteligentes para a tomada de decisões estratégicas. Afinal, os dados coletados permitem que você tenha em mãos informações extremamente importantes sobre o seu negócio, como o rastreio de potenciais clientes, hábitos dos visitantes e, é claro, quantos usuários estão visitando o seu site.

Como uma franquia pode se guiar por dados?

Utilizar do data driven dentro de uma rede de franquias pode ser um diferencial e tanto para uma gestão qualificada. Através de seu uso, será fácil pensar em ações mais certeiras com o uso de dados que podem fazer a diferença nas decisões. 

Para seu uso é necessário algumas implementações em alguns aspectos de uma franquia, desde as estratégias para vendas, treinamentos para as equipes, uso de ferramentas, entre outros. Abaixo listamos três itens que são necessários para o data driven em franquias:

Cultura data driven

É preciso criar uma cultura de data driven dentro da franquia, pois só assim será possível manter todos alinhados com a proposta de gerar dados e levar eles em conta para as decisões. Então, é necessário que seja organizado todos os seus dados, processos, estratégias e métricas. 

Desse modo, torna-se mais fácil para que qualquer colaborador consiga tomar suas decisões, sejam elas grandes ou pequenas ações do cotidiano. Entretanto, para criar e manter a cultura do data driven, é preciso de um bom líder para auxiliar as equipes nessa tarefa. Não adianta só falar que estão utilizando do data driven, é preciso incentivar a todos e ter como meta fazer ele parte dos métodos de trabalho e valores da franquia.

Captura de dados

Além das ferramentas que citamos acima para captura de informações como Big Data e Business Intelligence, existem algumas outras formas que precisam ser utilizadas para coleta de dados do data driven, como as redes sociais, CRM e ERP.

Tais itens são ótimas formas de garantir dados diretamente com os clientes de sua franquia, além de aproximar a rede com o público-alvo. Caso sua franquia ainda não esteja presente nas redes sociais, acho interessante você acessar nosso conteúdo sobre redes sociais para franquias.

Plataforma de gestão

Uma das melhores formas de conseguir utilizar os dados possibilitados pelo data driven é utilizando um software de gestão. Uma boa dica é ter em suas mãos uma plataforma que te garanta acesso a dados e informações sobre diversos aspectos importantes sobre a sua rede de franquias.

A Central do Franqueado possui um software para franquias desenvolvido exatamente para prestar auxílio na gestão de franqueadores e franqueados. Com uma plataforma que te garanta acesso a informações sobre aspectos importantes sobre a sua rede de franquias, será fácil criar estratégias inovadoras para o crescimento da sua franquia.

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de uma boa administração em redes de franquia. Pensando nisso, nosso sistema para franquias possui funcionalidades que podem padronizar, engajar e expandir a operação de seu negócio!

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado

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