Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Notícias »Franquias de Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar foram as mais lucrativas em 2020
Notícias

Franquias de Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar foram as mais lucrativas em 2020

2 min de leituraCarlos Griebler

Mesmo em meio a pandemia, o franchising continuou apresentando bom desempenho no ano de 2020. Apesar da queda em seu faturamento (R$ 186,7 bilhões em 2019), o modelo registrou incríveis R$ 167,1 bilhões em 2020 e deve voltar a crescer com o restabelecimento do mercado. Entre os setores mais lucrativos, se destacam o de alimentação e o de saúde, beleza e bem-estar.

Desse valor, cerca de 25% corresponde ao setor de alimentação, que se manteve firme no topo dos segmentos mais lucrativos com um faturamento de 40.898 bilhões de reais. Em segundo lugar, os cuidados com a pandemia resultaram em um leve aumento de 3,1% no desempenho do segmento de saúde, beleza e bem-estar, com mais de 35 bilhões de reais.

Juntos, os dois setores representam quase metade do faturamento total do modelo de franquias no Brasil, demonstrando o porquê de serem as principais opções do público empreendedor na hora de investir. Além disso, ambos os setores foram líderes no que diz respeito a adaptações em um momento tão conturbado.

Muitas estratégias surgiram como forma de mitigar essa perda. Inclusive, algumas devem se manter para o período pós-pandemia. Por exemplo, no setor de alimentação, a adoção de sistemas como take away e delivery foram essenciais em um momento em que a presença de clientes em suas unidades físicas era limitada. 

Já quanto ao segmento de saúde, beleza e bem-estar, podemos destacar que as franquias enxergaram uma necessidade do mercado, onde o uso de medicamentos e artigos farmacêuticos se tornou ainda mais fundamental. Além disso, a venda de produtos como álcool em gel e artigos de limpeza nesse tipo de estabelecimento também tiveram impacto na receita do setor.

Resultados do franchising em 2020

Abaixo, você pode conferir (em bilhões) o quadro completo de faturamento do franchising em 2020 por setor:

SEGMENTO FATURAMENTO TOTAL 2020 
Alimentação 40.898
Saúde, Beleza e Bem Estar 35.276 
Serviços e Outros Negócios 26.648
Moda 19.153
Casa e Construção 12.429
Serviços Educacionais 10.934
Hotelaria e Turismo 6.673
Comunicação, Informática e Eletrônicos 6.063
Serviços Automotivos 5.973
Entretenimento e Lazer 1.823
Limpeza e Conservação 1.317

Se você busca uma oportunidade para empreender no franchising, confira nosso Portal de Franquias e conheça as melhores redes do Brasil. 

Para mais artigos e notícias do mundo do franchising, continue navegando no site da Central do Franqueado

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado