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Marketing

Branded content: saiba como ele pode melhorar a sua rede de franquias

7 min de leitura Andrei Arndt


O branded content é uma alternativa para você que quer inovar a divulgação da franquia por meio de um conteúdo de qualidade e personalizado. Aprenda neste artigo sobre o conceito de branded content, suas vantagens e aplicabilidade em uma rede de franquias!

Neste artigo você vai ver:

O que é o branded content?

O branded content significa conteúdo de marca. Em outras palavras, é um conteúdo desenvolvido e direcionado especialmente para compor o universo de uma determinada marca. Além disso, sua divulgação é feita, principalmente, pelas redes sociais.

Nesse sentido, o branded content precisa apresentar qualidade e relevância para o público alvo. Divulgar a sua marca apostando no branded content é uma alternativa para deixar de lado o modelo de anúncios — muitas vezes ignorado, mal interpretado e criticado — para associar a sua marca a uma peça de publicidade informativa, divertida e que apresenta maior percepção de valor ao cliente. 

O branded content, portanto, é uma estratégia de marketing que tem como característica flexibilidade e versatilidade. Atualmente, em razão da era digital, o branded content dispõe de uma aplicabilidade ampla. São inúmeros canais e formatos para serem explorados. Mas, como explicado anteriormente, ele é usado na maioria das vezes para impulsionar o conteúdo e gerar engajamento no ambiente digital.

Quais as vantagens de aplicar o branded content?

Aplicar o branded content na sua rede de franquias proporciona algumas vantagens para a sua estratégia de marketing e de divulgação da sua marca. Veja a seguir!

Melhora a relação do cliente com a marca

As tecnologias e o fácil acesso aos conteúdos na internet tornaram os consumidores muito mais conscientes, informados e exigentes. Por isso, é comum que eles valorizem produções publicitárias que estejam de acordo com as suas expectativas e necessidades. 

Nesse sentido, a primeira e principal vantagem do branded content é a melhora no relacionamento entre a marca e consumidores. Por meio da divulgação de conteúdos de qualidade e apropriados à realidade do cliente, o branded content aumenta o engajamento e a confiança do cliente na marca. 

Dessa maneira, é muito mais fácil despertar o interesse do cliente em seguir a marca nas redes sociais, comentar nas publicações e acompanhar o desenvolvimento de um determinado produto. 

Aumenta a autoridade e a presença da marca nas redes sociais

Ao apostar no branded content, a marca da sua rede de franquias se torna mais importante nas redes sociais. Essa importância significa se tornar uma referência no segmento e ser reconhecida pelo cliente como uma marca de valor. 

Vale lembrar que o branded content vai variar conforme o público-alvo da sua franquia. Por isso, as personas são fundamentais para aplicar o branded content da melhor maneira possível. 

Considerar o Social Media Optimization (SMO) como um complemento para suas estratégias de marketing é uma alternativa para potencializar ainda mais o branded content. 

Proporciona leads qualificados para a sua rede

Para franquias, o branded content é indispensável porque influencia diretamente na abertura de novas unidades, ou seja, na estratégia de expansão da sua rede. Através do comportamento do consumidor, ele cria uma publicidade mais refinada que desperta a identificação dos interessados e facilita a prospecção de leads qualificados.

Vamos supor que um empreendedor interessado em investir na sua marca, ou seja, a se tornar um franqueado. Se ele encontrar conteúdos de qualidade e que transmitam os valores a ele, fica muito mais fácil da sua rede se destacar entre os concorrentes, certo? 

O branded content, portanto, aumenta as chances de você captar leads qualificados para a sua rede.

Aumenta a sua vantagem competitiva 

Aumentar a sua vantagem competitiva é mais uma das vantagens do branded content. Afinal, no mercado de franquias ele ainda é pouco explorado — diferente do marketing de conteúdo que recebe maior atenção por parte das franqueadoras — o que abre espaço para você se diferenciar entre os seus concorrentes. 

Aliada ao crescente interesse do público por conteúdos informativos, divertidos e de maior qualidade, o branded content é uma ótima alternativa para direcionar a sua estratégia de marketing e aumentar os lucros da sua rede.

Como usar o branded content em uma rede de franquias?

Agora que você entendeu o que é o branded content e quais são as suas vantagens, que tal conferir algumas dicas para aplicar na sua rede de franquias? Antes de tudo, é importante lembrar que não há uma fórmula para produzir branded content. 

No entanto, existem variáveis que devem ser consideradas para o sucesso da sua estratégia de branded content. Por exemplo, é preciso considerar que o branded content apresenta maior dinamicidade em relação ao marketing tradicional. O tempo de planejamento e produção das peças publicitárias é menor. 

Afinal, os usuários da internet estão em contato com estímulos visuais e sonoros o tempo todo. Por isso, é comum que a atenção do seu público-alvo seja perdida em instantes se o seu conteúdo não for minuciosamente direcionado. 

O monitoramento de métricas e a análise de dados, por outro lado, ganham relevância nas estratégias de marketing digital como o branded content. Após a publicação de uma peça publicitária, por exemplo, é importante monitorar as reações do público para tentar identificar o nível de satisfação que aquele material está proporcionando aos seus potenciais consumidores.  

O branded content precisa conter um elemento surpresa, ou seja, ele precisa surpreender o público-alvo e gerar engajamento. Nesse sentido, conteúdos humorísticos e divertidos são ótimas alternativas para direcionar o seu branded content. Veja a seguir algumas dicas para aplicar o branded content na sua rede!

Apresente sua marca discretamente 

Durante a criação de um branded content, a sua marca não pode ser o centro das atenções. No entanto, é necessário equilíbrio durante o desenvolvimento do seu material. Afinal, de nada adianta criar peças de conteúdo que não remetam ao produto que você está vendendo.

Vamos supor que a sua franquia de alimentação esteja focada em produtos naturais e orgânicos. Ao contrário de focar exclusivamente no produto, desenvolver um storytelling relacionado com uma vida balanceada e saudável é uma alternativa para o seu branded content.

No branded content, a principal intenção é suprimir a sensação de estar apresentando o produto, mas sim fazer o espectador ter a sensação de estar participando da história, como em um filme.

Alinhar o tema com a persona

A criação de conteúdo deve ser personalizada. Em outras palavras, de nada adianta tentar atingir todos os públicos ao mesmo tempo. Você precisa posicionar a sua marca e decidir para quem você vai transmitir a mensagem. 

Desenhar uma persona para a sua franquia é fundamental para qualquer estratégia de marketing. No branded content, no entanto, é ainda mais importante. Principalmente porque apostar em nichos é uma forma de estreitar a relação com o seu cliente. 

Dessa forma, quanto maior for a representação da sua parte, maior será a identificação por parte do público. Assim, a probabilidade do seu público se engajar nas redes com a sua marca é melhor. 

Escolha o melhor formato de conteúdo 

Hoje são diversos os formatos de conteúdo encontrados na web. No entanto, cada um apresenta características únicas que estão relacionadas a uma persona. Por exemplo, se a sua persona tem um dia a dia corrido e dispõe de pouco tempo para consumir conteúdo nas redes, desenvolver um branded content em formato vídeo talvez não seja a melhor opção. 

Nesse caso, o podcast é uma alternativa a essa pessoa atarefada e que permite o consumo enquanto ela está no trabalho, se locomover de um ponto a outro ou mesmo durante a pausa para o almoço.

É importante considerar em que momento o seu cliente vai consumir aquele conteúdo para acertar até mesmo na duração do material que está sendo produzido. Em outras palavras, mesmo que a pessoa atarefada vá optar por um podcast, ela provavelmente não estará disposta a ouví-lo por 2 horas contínuas. Por isso, além do formato, lembre-se de considerar o tempo de duração.

Você viu que o branded content é uma saída para inovar na publicidade da sua rede de franquias. A Central do Franqueado sabe a importância de manter a sua marca padronizada e presente nas redes sociais. 

Por isso, desenvolvemos o módulo Marketing. Uma ferramenta que vai te ajudar a produzir e padronizar a identidade visual da marca nas redes sociais. Experimente grátis! Basta solicitar uma demonstração.

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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