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Gestão de Franquias

Rastreabilidade: entenda sua importância no franchising

4 min de leituraAndrei Arndt

A rastreabilidade é fundamental para manter os padrões de qualidade em uma rede de franquias. Aprenda neste artigo o que é a rastreabilidade e quais os benefícios da sua aplicação no franchising.

Neste artigo você vai ver:

O que é a rastreabilidade?

A rastreabilidade é o conceito relacionado à capacidade de saber em que local um produto se encontra na cadeia logística. Segundo a ISO 9000, rastreabilidade é a habilidade de rastrear o histórico, aplicação ou localização de um objeto. Dessa maneira, a rastreabilidade contribui, inclusive, para o controle de qualidade em uma rede de franquias. 

Para entender como funciona a rastreabilidade, imagine que você rastreie um produto desde o seu surgimento como matéria-prima até se transformar em um produto e ser distribuído para os consumidores. Sendo assim, a rastreabilidade permite conectar quem fez, com qual matéria-prima, em que dia e que hora, para dar identidade ao produto.  

Mas como é feita a rastreabilidade? É simples, normalmente o código de barras é o responsável por fornecer as informações daquele produto. Se você pegar uma embalagem próxima de você e procurar por um código de barras, vai perceber que ele é formado por vários números. 

Sim, o código é extenso, mas isso acontece porque nele estão todas as informações do produto, as origens da matéria-prima, qual o seu lote e destino, qual a sua localização, etc. Agora, fique atento a dica a seguir: sabia que todos os códigos de barras que apresentam 789 (ou 790) nos três primeiros algarismos são registrados no Brasil? Não necessariamente foram fabricados no Brasil, mas os números significam que ele recebeu o seu registro em território nacional.

Quais os benefícios da rastreabilidade?

Em uma rede de franquias, a rastreabilidade proporciona diversos benefícios. Confira! 

Melhora o controle de qualidade

Se você acompanha o blog da Central do Franqueado, sabe que a qualidade é fundamental para uma rede de franquias. A rastreabilidade pressupõe um controle da linha de produção, portanto, quando surgem problemas, é muito mais fácil identificá-los e resolvê-los por meio do rastreio, principalmente porque as fases de produção estão visíveis para o franqueador.

Redução de custos

A redução de custos é um resultado para qualquer medida que influencie positivamente no seu empreendimento. Claro, não adianta reduzir os custos se a qualidade reduzir na mesma proporção. Ao usar a rastreabilidade, os procedimentos na franquia se tornam mais precisos e eficientes, o que é um benefício para a administração da rede.

Monitorar o ritmo de produção

Por meio da rastreabilidade, é possível identificar por quais procedimentos os produtos foram submetidos. Dessa maneira, as variações de um produto ou outro podem ser identificadas. Também contribui para a identificação dos gargalos. Afinal, se determinado produto não estiver acompanhando o fluxo de produção, ou estiver adiantado demais, provavelmente medidas precisam ser tomadas para resolver o problema. 

Melhora a relação com os clientes

Clientes satisfeitos são indispensáveis para qualquer modelo de negócio, certo? Por isso, apostar nesta técnica é uma forma de melhorar a comunicação com os consumidores.

Por meio da rastreabilidade, o cliente identifica de onde vem e quais os caminhos pelos quais o seu produto passou. Além disso, informações sobre o processo produtivo também são rastreáveis. Nesse sentido, a rastreabilidade é uma ferramenta poderosa para apresentar aos consumidores quais são os diferenciais da sua marca, fatos interessantes e outras informações. 

Quais os tipos de rastreabilidade?

Na indústria, existem variações do conceitoe. Na maioria das empresas, essas variações são definidas conforme a necessidade. 

As categorias são divididas em: rastreabilidade interna e rastreabilidade externa. Em uma rede de franquias, as duas variações são úteis. Internamente, os códigos de barra estão relacionados ao controle da origem, matéria-prima e dos procedimentos produtivos.

Na rastreabilidade externa, as possibilidades para o franqueador são maiores, principalmente porque ela está vinculada às compras e aos fornecedores. Por isso, usar a rastreabilidade é fundamental para controlar a qualidade dos insumos que estão sendo adquiridos para sua rede de franquias. 

Como aplicar a rastreabilidade em uma rede de franquias?

Para aplicar a rastreabilidade em uma rede de franquias, nada melhor do que contar com softwares desenvolvidos especialmente para o franchising. Embora existam inúmeras opções no mercado, poucas foram desenvolvidas levando em conta as principais dificuldades de um franqueador. 

O sistema para franquias da Central do Franqueado foi pensado para facilitar a sua administração. Nele, estão disponíveis diversas soluções para atender diferentes perfis de franqueador. 

Para você que busca maior entendimento do que está sendo adquirido pelas suas unidades franqueadas em questão de matéria-prima, insumos e situação dos fornecedores, a Central desenvolveu o Módulo Compras.

Por meio deste módulo, você monitora o volume de compras por toda a rede de franquias. Na plataforma online e intuitiva, você pode, inclusive, acessá-la em qualquer dispositivo a hora que quiser! Gráficos, relatórios visuais e visualizações individualizadas de cada unidade da rede estão disponíveis para você transformar a sua gestão!

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado