Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Gestão de Franquias »Performance: o que é e como aumentar o rendimento da sua rede de franquias
Gestão de Franquias

Performance: o que é e como aumentar o rendimento da sua rede de franquias

7 min de leituraCarlos Griebler

Expandir a franquia e possibilitar um desempenho financeiro cada vez maior é o objetivo final de todo franqueador. Para isso, avaliar e qualificar a performance da sua marca e das unidades franqueadas é essencial para encontrar melhorias e correções que proporcionem um futuro brilhante para a rede.

Neste artigo você lerá sobre:

O que é performance?

Alguém já lhe perguntou como está a performance da sua empresa? O termo, similar a desempenho, é uma forma de avaliar o andamento de um empreendimento através de métricas e objetivos. Uma alta performance resulta diretamente na produtividade do negócio e, é claro, no sucesso financeiro.

No franchising, uma boa performance atrai olhares de investidores e do público em geral, criando uma curiosidade para conhecer mais sobre a marca e suas propostas. Dessa forma, potencializa o processo de expansão e as vendas de forma significativa. 

Essa relação, todavia, é diretamente proporcional. Vimos que um aumento da performance garante o crescimento financeiro e físico da franquia, mas o contrário também é uma realidade. Com essa expansão, em uma rede que consegue manter seus processos de forma estruturada, a performance também tende a crescer, com mais conhecimento sendo trocado e mais unidades espalhadas pelo país.

Por isso, é essencial para toda rede de franquias que busque alternativas para buscar manter a performance da marca no maior nível possível. Fazendo isso, se cria uma reação em cadeia que só trará benefícios à franqueadora e a todos os seus franqueados.  

Agora que você já sabe sobre a importância de buscar qualificar a performance da sua franquia, é hora de começar essa missão. Para te ajudar, a Central do Franqueado preparou este guia completo com 10 dicas de como aumentar a performance da sua rede com novos processos e adventos da era digital. Confira!

10 dicas de como aumentar a performance da sua rede de franquias

1 – Promova e monitore a organização

Qualquer nova estratégia de melhoria deve começar por uma boa estrutura organizacional. Nesse caso, garantir que tanto os envolvidos com os processos da rede quanto os fundamentos do processo em si estejam devidamente organizados, seja em questões de comunicação, desempenho ou as próprias responsabilidades de cada colaborador.

É apenas organizando os processos do cotidiano que se torna possível identificar os gargalos que estão segurando o aumento da performance da sua rede. Especialmente no franchising, por conta da quantidade de gerentes e funcionários em toda a cadeia de unidades, tudo deve estar muito bem definido e claro para todos os envolvidos.

Todas as atividades que precisamos estar atentos no dia a dia, como o suporte ao franqueado, promoção de manuais e treinamentos, etc., fazem parte dessa organização. Além, é claro, de questões usuais em qualquer modelo de negócio, como gestão de estoque e pessoas, planos de marketing, vendas e muito mais. 

2 – Garantir suporte

Adentrando ainda mais na questão do suporte, precisamos clarificar a importância dessa etapa no modelo de franquias. Muitos empreendedores procuram o franchising justamente pelo suporte garantido que até mesmo possibilita aos poucos experientes uma gestão segura e com bons resultados. Por isso, se esse suporte não for oferecido, como uma franqueadora poderia cobrar uma maior performance?

Com um suporte qualificado, naturalmente ocorre a melhoria contínua dos processos das unidades franqueadas. Afinal, é nisso que o franchising se baseia, na replicação de sucesso comprovados. Já imaginou que, se um franqueado consegue encontrar uma forma de melhorar a performance de uma unidade, é possível tornar isso algo geral em toda rede? Essa escalabilidade é um dos pontos fortes das franquias! 

3 – Treinamentos de franquia

Ainda nessa questão da performance dos franqueados, o treinamento de franquia é outro ponto que se destaca. Descuidos nesse processo podem afetar diretamente no desempenho da rede, pois é impossível pensar na manutenção da qualidade e dos padrões da rede sem a devida capacitação. 

É necessário que os franqueados saibam dos processos e metodologias na hora de gerenciar sua unidade. Felizmente, o mercado de franquias já estabelece por lei a execução de um bom programa de treinamento para repassar esse know-how, porém é preciso garantir que tudo aconteça da melhor forma. Faça o seu melhor para garantir que você fez sua parte para que franqueados tenham sucesso!

4 – Manter manuais atualizados

Vimos como o know-how é fundamental no franchising. Por isso, além dos treinamentos antes de iniciar a operação da unidade, uma melhoria contínua da performance exige um preparo constante de seus franqueados. Nesse caso, com o uso de manuais para franquias que precisam estar devidamente atualizados para que não haja desencontros ou problemas com a qualidade de um serviço ou produto.

5 – Consultorias de campo

Existe forma melhor de garantir um aumento de performance do que visitar a unidade que sofre com qualquer tipo de problema? É isso que se baseiam as consultorias de campo. Nelas, a franqueadora delega uma equipe para verificar o andamento dos processos de uma unidade, promovendo melhorias e correções que possibilitam esse maior desempenho. Que ótima saída o franchising encontrou, não?

6 – Auditorias

De forma semelhante, mas de forma mais generalizada, temos as auditorias. Além de também desenvolver melhorias em processos que passam por problemas, uma auditoria consegue estudar a fundo até mesmo processos de sucesso, identificando gargalos e possíveis atualizações que podem se estender por toda a rede.

Para quem deseja uma maior performance a partir do aperfeiçoamento de processos internos da sua rede ou encontrar a raiz de um problema que está te dando dor de cabeça, auditorias podem ser sua solução.

7 – Feedbacks

Um olhar externo pode ser o que falta para a performance da sua franquia decolar. Uma dica de um franqueado, uma crítica construtiva de um cliente ou até mesmo uma reunião geral das unidades pode revelar um insight transformador. Nesse sentido, surgem os feedbacks, comentários com o intuito de ajudar a melhorar um processo.

Por exemplo, colaboradores são os indivíduos que mais têm contato com o produto diariamente. Quem melhor do que eles para surgirem com sugestões de melhorias na linha de produção da empresa? São exemplos como esse que podem ajudar e muito na performance geral da rede. 

8 – Relacionamento com franqueados

Sabemos o quanto relacionamentos são importantes em qualquer negócio. Porém, no franchising, garantir que as relações internas da rede funcionem acaba tomando outro patamar de importância. Afinal, o franchising como conceito só funciona quando todos os envolvidos estão em sintonia e dispostos a trabalhar em conjunto para aumentar a performance da rede.

Esse relacionamento com franqueados é um processo que começa desde a seleção de candidatos, priorizando aqueles com um alinhamento cultural e de negócios parecido com o seu. Dessa forma, é possível criar uma relação de ajuda mútua que vai facilitar o sucesso de toda a rede.

9 – Metas SMART

Metas SMART é um conceito que transforma a maneira em como sua franquia define os objetivos da rede. Através de uma série de critérios que correspondem à realidade da franquia, as metas SMART facilitam a criação de estratégias que vão resultar diretamente na performance da rede. São elas:

  1. Specific – Específica;
  2. Measurable – Mensuráveis;
  3. Achievable – Se encaixe dentro dos recursos disponíveis;
  4. Relevant – Relevantes para o objetivo principal da sua comunicação;
  5. Time-Bound – Com um tempo limite; estabelecidas dentro de um cronograma.

Seguindo esse padrão ao estabelecer metas, a probabilidade de se alcançar o seu objetivo com uma alta performance é alta. Um exemplo de uma meta que segue as metas SMART é: “Aumentar o número de unidades franqueadas de 25 para 50 até o fim de 2022”.

10 – Apostar na tecnologia

Já ouviu falar que a era digital mudou o mundo? Atualmente, podemos dizer que não existe performance sem um bom uso dos adventos da tecnologia, como softwares, automatizações e a própria internet.

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de elevar a performance de uma rede de franquias. O franchising é um mercado inovador e que está evoluindo constantemente por meio da transformação digital, então deixe-nos ajudá-lo a crescer com nosso sistema para franquias!

Desenvolvido com o propósito de centralizar toda a operação da sua rede em uma única plataforma, oferecemos soluções de padronização, engajamento e expansão para sua franquia. São mais de 200 franquias que já apostaram em nosso sistema 100% online para aumentar ainda mais o desempenho de suas redes! 

Não perca tempo e agende uma demonstração gratuita! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão da sua franquia. 

Se gostou deste conteúdo, leia nosso artigo sobre Programa de Excelência e saiba como ter uma melhoria contínua de processos internos de sua franquia. Esperamos você!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado