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Gestão de Franquias

Guia completo sobre Inside Sales e Outside Sales para franquias

7 min de leituraCarlos Griebler

Para comercializar algo é preciso entender as diferentes formas de vender e clientes. Enquanto alguns querem comprar coisas mais simples via Inside Sales, que seria remotamente, outros ao criarem interesse em um produto de alta escala sentem necessidade de encontrar o representante da venda em qualquer local possível, caso do Outside Sales. Descubra tudo sobre o assunto em nosso conteúdo, boa leitura!

Inside Sales e Outside Sales são dois termos com bastante popularidade no mundo dos negócios, mais precisamente dentro das vendas. Seu significado é explicar sobre vendas, tanto internas quanto externas. Um dos motivos para se buscar entender sobre Inside Sales e Outside Sales, é o fato de ambos serem essenciais para um negócio. 

Por mais que as duas sejam ótimas opções e tenham um grande impacto em uma franquia. Ainda sim, existem pontos importantes para serem levados em conta sobre as formas de vender. Então, para investir nas duas, é preciso um trabalho redobrado para alcançar sucesso.

Para saber como focar em cada uma das formas de vendas via Inside Sales e Outside Sales é preciso analisar alguns pontos como, o mercado que a franquia atua, quais produtos oferecidos, entre outros pontos. Além de que, dependendo da sua decisão, será preciso contratar um grupo de colaboradores para gerenciar isso. Ocasionando em gastos com investimento.

Levando-se em conta que tomar uma decisão sobre o assunto demanda atenção e conhecimento, nós da Central do Franqueado elaboramos este guia sobre Inside Sales e Outside Sales. Nele você vai encontrar além da definição, dicas e informações valiosas para aplicar na sua franquia. Então, boa leitura. 

Você vai encontrar neste artigo: 

O que é Inside Sales?

Inside Sales é o termo utilizado para se referir a “vendas internas”, que significa vender remotamente. Neste modelo de oferecer produtos e serviços não existe contato físico do cliente com o vendedor.

A negociação no Inside Sales acontece normalmente por videoconferência, telefone ou e-mail. Normalmente, busca nutrir uma relação duradoura entre empresa, cliente e interessados no produto ou serviço. 

Dentre as vantagens do Inside Sales, o fato da distância não ser um problema para efetuar a compra é um dos principais motivos apontados. Já que a negociação e efetivação da venda acontece de forma virtual.

Entenda o que é Outside Sales 

Diferente do inside sales, o outside sales é quando o processo de venda acontece cara a cara com o cliente. Neste modelo é comum um representante viajar, ir em eventos como feiras comerciais, local de atuação do cliente, reuniões, ou seja, qualquer lugar possível para vender.

Mesmo que a empresa conte com um local físico, o vendedor tem o dever de locomover-se para efetuar uma negociação. Não é atoa que o outside sales é conhecido também pelo termo vendas de campo. 

Uma das principais diferenças entre o inside sales e outside sales é a necessidade de contato presencial que o segundo modelo possui. O sucesso do outside sales é conquistar o cliente, desenvolver um laço a apresentar uma relação intensa. 

Um bom exemplo de outside sales são os corretores de imóveis. Eles necessitam de contato direto e presencial com seus clientes para adquirir a confiança dos mesmos e concluir uma negociação. 

Descubra as vantagens do inside sales

Levando-se em conta que para atuar no Inside Sales a venda acontece por vias digitais ou telefônicas, é preciso passar confiança ao interessado. Assim, a meta de vendedores de Inside Sales é garantir clientes estando atrás de uma tela ou telefone, transformando leads frios em clientes.

Por isso, eles necessitam de uma internet que não apresente oscilação e uma rede telefônica de qualidade, tanto por sinal, como o áudio dos aparelhos. Um dos pontos importantes para o Inside Sales, é conseguir identificar sinais em falas que possam ajudar no processo de vendas.

Por meio dessa habilidade é possível perceber rapidamente qual parte do funil o potencial cliente está. E esse conhecimento é um diferencial e tanto para um vendedor e pode impactar muito nos seus índices. O que ajuda muito a organizar sua agenda de contato com prospects.

Um dos pontos positivos para quem possui esse conhecimento, é saber bater metas. Por conseguir ter noção rápida das coisas, sabe o tempo necessário para cada venda. Assim otimizando todos os processos para seu benefício. 

Como atuam de um local fixo, no Inside Sales é fácil se comunicar com um alto número de prospects por dia. Então, mudar o lead dentro do processo de vendas é uma tarefa comum, assim como descartar quem não desenvolve no processo de vendas.

Outro ponto relevante, é que os vendedores do Inside Sales possuem mais noção sobre seu desempenho. Isso porque sabem construir uma boa métrica sobre suas ações e resultados.

De modo resumido, uma equipe de Inside Sales que trabalha motivada e alinhada com os objetivos da empresa pode trazer como benefício:

  • Facilidade para vender estrategicamente e de modo rápido;
  • Contar com um processo de vendas definido;
  • Programar a escalabilidade da empresa;
  • Trabalho em equipe;
  • Focar nas vendas, sem preocupações com idas até clientes.

Benefícios do Outside Sales 

Um profissional que atua como Outside Sales vai atuar de modo bem diferente, pois vai estar sempre viajando e se locomovendo. Um dos motivos para isso, é que sempre estará procurando e atendendo clientes em diversos lugares, como feiras, conferências e eventos.

Sua estrutura também difere do Inside Sales, já que raramente estão em um local fixo, seu local de trabalho é menor. A agenda é mais livre, com horários não tão tradicionais.

Ao contrário do Inside Sales, representantes de Outside Sales possuem poucos clientes. Normalmente, suas vendas envolvem valores altos, então as negociações exigem um tempo maior. Além disso, só são considerados leads de qualidade aqueles que apresentam o perfil necessário.

Dentre algumas das vantagens de contar com Outside Sales estão:

  • Conseguem criar uma relação próxima com seus leads;
  • Compreendem os problemas deles e buscam apresentar maneiras de resolver;
  • Por conta do contato direto possuem facilidade para fechar negócios.

A vantagem do Outside Sales é o fato que conseguem concluir uma negociação em apenas uma reunião ou duas. Enquanto o Inside Sales precisa fazer contato corriqueiramente, via e-mail, ligações, entre outros meios.

Outro ponto interessante, é que ao frequentar eventos e feiras, o Outside Sales consegue obter uma visão do mercado e suas mudanças rapidamente. Por conta disso, apresentam uma taxa de conversão alta sobre clientes no funil de vendas.

Como melhorar o Inside Sales e o Outside Sales

Se existe algo que é capaz de ajudar o funcionamento de qualquer coisa em um negócio, inclusive do Inside Sales e o Outside Sales, são as ferramentas. Elas auxiliam na organização, melhora dos processos, entre vários outros fatores positivos. Sendo assim, essenciais para atuação dos vendedoresInclusive se sua franquia conta com esses representantes, saiba que com o auxílio destas ferramentas será mais fácil para você entender como está a produtividade, tanto do Inside Sales quanto do Outside Sales. Veja uma lista de ferramentas que recomendamos:

E-mail Marketing 

Uma das formas mais tradicionais para divulgação é o e-mail marketing. Então, não é surpresa ser uma sugestão para uso. Com ele é possível criar campanhas oferecendo produtos, aproximar-se do cliente, gerar lides, etc. Sendo assim, ele é um bom aliado para ajudar nas vendas do Inside Sales e geração de leads.

Plataforma da Central do Franqueado

Uma ferramenta que pode fazer grande diferença para o Inside Sales e Outside Sales é a Plataforma da Central do Franqueado! Ela ajuda em diversos aspectos da gestão de uma franquia.

Você pode descobrir mais sobre ela agendando uma demonstração grátis. Basta apenas solicitar!

Portal de Franquias

Deixar sua franquia disponível em um local como um Portal de Franquias é uma ajuda e tanto para garantir leads para seu negócio. Quem normalmente acessa esses canais são investidores interessados em ser um franqueado. 

Por isso, um Portal de Franquias pode ajudar diretamente um representante de outside sales a encontrar potenciais franqueados.

CRM

Um CRM é um diferencial e tanto para ajudar seu Inside Sales e Outside Sales. Isso porque, indiferente do local, é possível monitorar suas vendas em qualquer momento ou local. 

Por que contar com estes métodos em sua franquia

Como você pode ver, o Inside Sales e o Outside Sales são um diferencial e tanto para um negócio. E agora que você aprendeu a função e benefícios de cada um, você consegue entender como melhorar todos os aspectos em relação a eles dentro da sua franquia.

Além de que, com as dicas de ferramentas, você terá uma maior automação para garantir clientes e conhecimento sobre vendas e negociações. O interessante de tudo isso é que contando com Inside Sales e Outsides Sales de qualidade, você vai conseguir aumentar muito a lucratividade do seu negócio!

Gostou do conteúdo e pretende ler conteúdos sobre gestão de franquias? Veja então nosso artigo sobre Spill Selling!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado