Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Gestão de Franquias »Escalabilidade: descubra qual sua função dentro de um negócio
Gestão de Franquias

Escalabilidade: descubra qual sua função dentro de um negócio

4 min de leituraCristiano Ritzel

Toda empresa, seja ela nova ou não tem um objetivo: Crescer. E a escalabilidade é o termo que define essa ambição, sendo a pretensão de um aumento de negócios sem a necessidade de grandes gastos.

O que você verá neste conteúdo:

O que é escalabilidade

A escalabilidade como o próprio nome remete faz alusão a uma “escalada”. Dentro do ramo dos negócios, ela é a responsável por representar o índice de crescimento da instituição.

É com ela que será pensada algumas ações do empreendedor. Assim fazendo uma reflexão sobre se deve continuar onde está ou arriscar alguma outra coisa. Sendo assim, uma forma de administrar ações.

Uma boa escalabilidade significa potencial de crescimento. Uma boa taxa dela, deixará clara a capacidade de expansão de um negócio, resultando em abertura de filiais, sem grandes custos.

Possuindo tamanha importância, uma empresa escalável é muito observada por outros empresários. Fazendo com que os mesmo criem interesse em investir em seu negócio, tendo noção de como evitar erros.

Atualmente para ser um negócio escalável é preciso três fatores essenciais. Que são baseados neles a probabilidade de expansão de uma empresa.

  • Ensinável: seu empreendimento precisa ser de fácil conhecimento e domínio dos funcionários e demais pessoas. Assim em caso de necessidade é possível haver pessoas capazes de seguirem o trabalho.
  • Valioso: um negócio valioso é quando o mesmo possui e oferece algo mais específico, apresentando alguma diferença do habitual. Desta forma, a empresa terá um destaque entre os concorrentes.
  • Replicável: Enquanto por replicável, o negócio deve ter sucesso caso seja multiplicado, ou seja, já possuir um público-alvo. Pois no caso da abertura de uma nova unidade, ele deve gerar lucro recorrente.

A escalabilidade também é perceptível nos fundos de investimento e operadores do mercado. Desta forma, existe uma grande atenção para esse assunto, principalmente em empresas novas. Já que uma boa taxa de escala pode gerar interesse de investimentos de outras instituições.

São inúmeras as vantagens de possuir um negócio escalável, já que o mesmo gera renda, impacto e empregos. Além de permitir a multiplicidade do negócio sem problemas de investimentos falhos e sem lucro.

A escalabilidade em uma Startup

No caso das startups, é primeiramente necessário encontrar um produto, ou seja, perceber o que o mercado está precisando. Após isso, é preciso escolher um produto que irá suprir essa necessidade para investir.Um dos problemas caso não seja identificado uma necessidade, é que a busca irá gerar apenas despesas. Sendo preciso ir à busca com cautela e apenas no momento que a empresa estiver estável. 

No entanto, ao encontrar um bom produto, que seja relevante e necessário para o mercado, a startup possui grandes chances de criar uma expansão de seus negócios. Uma dica importante para uma o desenvolvimento de uma empresa escalável nestes casos, é tomar decisões que favoreçam a instituição, como corte de gastos. 

Como se tornar uma empresa escalável através do franchising?

Existem diversas formas para se tornar uma empresa escalável. Porém, é apontado como um bom investimento optar pelo sistema de franquias. Já que o seu sistema de aquisição de uma marca ou patente, vem com um bom suporte do franqueador. 

Um bom exemplo é o caso de uma empresa de pequeno porte. Para ela é complicado acontecer seu crescimento, principalmente por não contarem com uma boa reserva de recursos próprios. 

Porém, ao abrir uma franquia, parte do custo não sairá apenas do bolso do empresário. O valor pode ser pago pelo franqueado ou até mesmo acertado em uma divisão entre os dois.

A economia com marketing, compras em grande quantidade, conhecimentos prévios sobre o negócio e conhecimentos sobre quais são os melhores produtos, também são pontos positivos para levar-se em conta.

No quesito expansão, as franquias já possuem o benefício de já serem conhecidas pelo público. Sendo assim, o processo de retorno financeiro sobre o investimento se torna mais ágil.

Mesmo que adquirir uma franquia seja um negócio que gere grande responsabilidade, ainda sim é mais tranquilo que abrir uma nova empresa. Sendo um franqueado sua função principal é manter o nível de qualidade da franquia já existente que você adquiriu.

Além disso, sendo um franqueado, o empreendedor não irá trabalhar sozinho. Pois, tanto o franqueador, quanto demais franqueados estarão trabalhando com você para impulsionar sua unidade. Já que nenhum deles quer seu próprio negócio sendo afetado.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), um dos suportes para se criar uma empresa escalável sendo uma franquia é através da Transformação Digital. Sendo assim mais um benefício para tal investimento.

Author Avatar
Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado