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Downsizing: aprenda sobre o conceito e sua aplicabilidade no franchising

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Gestão de Franquias

8 min de leitura Andrei Arndt

Você conhece o downsizing? Downsizing é uma técnica para promover redução de custos nas empresas e aumentar a produtividade e competitividade em uma rede de franquias. Aprenda neste artigo tudo sobre o conceito e sua aplicabilidade no franchising. 

Neste artigo você vai ver:

O que é o downsizing?

Provavelmente você já ouviu a seguinte frase: menos é mais. Seja na arquitetura, na arte ou no mundo dos negócios, o tema traz um debate interessante na busca pelo desempenho. Se desconhecia esse conceito, saiba que ele está diretamente relacionado com o conceito de downsizing. 

No downsizing, termo em inglês que significa reduzir, diminuir ou encolher, a ideia é reduzir para aumentar a produtividade e economizar recursos. Por exemplo, é comum que uma organização, ao passar por um procedimento de downsizing, elimine processos pouco necessários e diminua o número de colaboradores. 

Porém, é importante lembrar que este encolhimento deve estar aliado a um aumento na efetividade da produção, que acontece somente se a técnica for aplicada corretamente. Sem um aumento na produtividade, o downsizing provavelmente terá poucos resultados na prática. Se a aplicação do conceito for bem-sucedida, a franquia aproveitará uma carga burocrática menor, juntamente com a performance otimizada, satisfação dos clientes e menos procedimentos complicados.

Quer um exemplo? Vamos supor que você vá mudar a sede do seu empreendimento para um escritório menor. Primeiramente, é preciso diminuir a quantidade de mesas e cadeiras, afinal, o escritório novo não comportaria a quantidade atual. Depois, é necessária a organização do escritório novo para receber os móveis. Por último, basta oficializar a mudança e, se necessário, comprar uma nova mobília.

É assim que o downsizing funciona, dando um passo para trás, reduzindo o aporte de recursos, mas visando dois passos para frente: a produtividade e o crescimento da organização no futuro.

Quais os objetivos do downsizing?

Como você viu anteriormente, o objetivo do downsizing é encolher a organização. Abaixo você vai conferir os principais objetivos do downsizing em uma rede de franquias: 

  • Redução de custos: ao diminuir o quadro de colaboradores você reduz custos. 
  • Reduzir rotinas burocráticas: a burocracia é um alvo do downsizing. Se a estratégia for aplicada corretamente, as rotinas burocráticas serão minimizadas.
  • Eliminar cargos: não se preocupe, quando falamos em eliminar cargos, estamos nos referindo a destituir aquelas posições dentro da franquia que pouco acrescentam na produtividade. Também, hierarquias devem ser simplificadas ou até mesmo eliminadas por completo. 
  • Facilitar a comunicação interna: alcançar uma comunicação mais simplificada, acessível e veloz é possível por meio da redução de burocracias e trâmites desnecessários.
  • Aprimorar as decisões: quanto mais complexo for a sistematização dentro da franquia, mais difícil será a tomada de decisões.
  • Melhora a vantagem competitiva: o downsizing proporciona mais competitividade a sua franquia porque possibilita responder rapidamente à concorrência. 
  • Foco nos clientes e nas tendências do mercado: quanto menor a quantidade de processos complicados e problemáticos, maior será o tempo livre para dedicar aos clientes.
  • Menor ociosidade: quanto mais simples o controle dos processos, melhor será a gestão do tempo na franquia.
  • Aumenta engajamento da equipe: equipes menores e que se comunicam corretamente são as mais motivadas e engajadas.

O downsizing é transformador, não é mesmo? Além destes benefícios, a técnica vai aumentar a produtividade da franquia. Por isso, se você enfrenta problemas de baixo rendimento em unidades franqueadas, saiba que o conceito é alternativa para solucioná-los.

Vantagens e desvantagens do downsizing em franquias

Agora que já sabemos que o downsizing nada mais é do que reduzir para aumentar a produtividade, vamos conferir outrasvantagens e desvantagens de aplicar essa metodologia. Quer saber mais? Leia a seguir! 

Vantagens 

  • Aumenta o valor de mercado da empresa, pois influencia positivamente a produtividade e a margem de lucro
  • Melhora as linhas de produção e promove a efetividade operacional. 
  • Economiza recursos e despesas na rede de franquias. 
  • Proporciona maior acessibilidade e facilita a tomada de decisões.
  • Permite visualizar mais facilmente se a franquia está indo para o caminho certo, seja por meio de avaliações de desempenho, infográficos e pesquisas que serão realizadas com facilidade.
  • Melhora a comunicação e a transparência nos procedimentos. 

Desvantagens

Você viu as vantagens do downsizing, elas são muitas, não é mesmo? Mas e as desvantagens? Saiba que se mal aplicado, o downsizing é um caminho sem volta para a rede de franquias, principalmente porque está relacionado diretamente com a reputação da marca. Confira a seguir!

  • Diminui os lucros se aplicado incorretamente.
  • Prejudica o capital humano porque desliga os colaboradores qualificados e especializados. 
  • Desmotiva os colaboradores que sobram após o downsizing. 
  • Provoca uma queda de produtividade devido à mudança no quadro de funcionários ou no ambiente de trabalho em razão do corte de gastos. 
  • Produtos e serviços perdem qualidade, principalmente se assumidos por terceiros. 
  • Demissão de funcionários requer pagamento de seguro-desemprego. 
  • Prejudica a imagem da rede de franquias se o downsizing for mal justificado.

Como aplicar o downsizing em uma rede de franquias?

Agora que você entendeu qual o significado do downsizing, que tal aprender como aplicá-lo em uma rede de franquias? Lembre-se: antes de implementar uma mudança como o downsizing, é importante que o franqueador analise e monitore os procedimentos para tomar a decisão. 

Dependendo da necessidade, um downsizing parcial é mais recomendado do que reestruturar toda a rede de franquias. Principalmente porque uma decisão como essa afeta toda a rede. 

Valorize o capital humano

Independente da área de atuação da sua rede de franquias, os colaboradores sempre serão parte fundamental para alcançar o sucesso. No downsizing, você vai implementar a gestão de custos e, consequentemente, envolverá a demissão de determinados colaboradores. 

Porém, é importante investir em uma pesquisa prévia para entender quais colaboradores devem permanecer na franquia após o downsizing. Para isso, você pode analisar quais apresentam os melhores resultados e então tomar a decisão. 

Em outras palavras, talentos e profissionais de alta performance tendem a sobreviver ao downsizing. Afinal, a organização precisa deles para manter o funcionamento adequado.

Faça o planejamento 

Cortar gastos para economizar recursos requer um planejamento financeiro adequado. A matriz de priorização é uma alternativa para reduzir o tempo necessário na hora de escolher o que deve ser reduzido.   

Por exemplo, na matriz de priorização conhecida como matriz GUT, a gravidade, urgência e tendência são atributos considerados. Nesse sentido, é possível separar as necessidades da franquia de forma simplificada. 

Se a necessidade de reduzir cargos desnecessários for maior do que de cortar gastos com a manutenção do espaço físico, a redução de colaboradores deve ficar relacionada ao atributo de urgência. Porém, é preciso considerar os recursos financeiros usados pela manutenção dos estabelecimentos, dependendo do valor exigido, ele deverá ser priorizado em relação à redução de colaboradores.

Avalie o motivo do downsizing

Baixa produtividade nas unidades franqueadas? Margem de lucro abaixo do esperado? São diversas as razões que levam um franqueado a realizar um downsizing. Porém, não é por qualquer motivo que você deve optar por ele. 

Por exemplo, se você experimenta baixa produtividade nas redes de franquia, uma das causas pode ser a falta de um suporte de qualidade para os franqueados ou até mesmo a necessidade de um sistema para franquias. Por isso, é necessário avaliar a necessidade do downsizing antes de adotá-lo.

Aposte na motivação no trabalho 

A motivação no trabalho é a responsável por manter a produtividade e a satisfação dos seus colaboradores. Um ambiente de trabalho que promova a motivação contribui não só na parte interna da franquia, como também na externa. 

Quer saber como? Basta imaginar que, por exemplo, ao atender o público consumidor, um colaborador motivado vai executar um atendimento primoroso, enquanto um colaborador insatisfeito vai manter um nível abaixo do esperado. Por isso, a motivação é fundamental. 

Durante e após um downsizing, ela é ainda mais importante. Por vezes, os colaboradores creem que as ações da empresa visam o lucro em razão do bem-estar dos colaboradores. Por isso, para não deixar que o desânimo tome conta do workplace após uma redução na lista de colaboradores ou mudança de escritório, é importante apostar em alternativas que promovam o engajamento a saúde física e mental dos colaboradores. 

Use a tecnologia a seu favor

Independentemente do nível de downsizing aplicado na rede de franquias, usar a tecnologia é indispensável para auxiliar o dia a dia de um franqueador. A Central do Franqueado entende o mercado de franquias e, por isso, criou o Módulo CAF para promover a alta performance na prestação de suporte aos franqueados.

O CAF também proporciona a realização de pesquisas de satisfação, possibilita agendar reuniões e enviar comunicados para as unidades franqueadas. Já pensou em aproveitar todos esses benefícios em uma única plataforma? Solicite uma demonstração do Módulo CAF e comprove! 

São mais de 200 redes de franquia que aprovam as soluções tecnológicas da Central do Franqueado. Que tal fazer parte desse time? Esperamos você!

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado

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