Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Gestão de Franquias

Downsizing: aprenda sobre o conceito e sua aplicabilidade no franchising

8 min de leitura Andrei Arndt


Você conhece o downsizing? Downsizing é uma técnica para promover redução de custos nas empresas e aumentar a produtividade e competitividade em uma rede de franquias. Aprenda neste artigo tudo sobre o conceito e sua aplicabilidade no franchising. 

Neste artigo você vai ver:

O que é o downsizing?

Provavelmente você já ouviu a seguinte frase: menos é mais. Seja na arquitetura, na arte ou no mundo dos negócios, o tema traz um debate interessante na busca pelo desempenho. Se desconhecia esse conceito, saiba que ele está diretamente relacionado com o conceito de downsizing. 

No downsizing, termo em inglês que significa reduzir, diminuir ou encolher, a ideia é reduzir para aumentar a produtividade e economizar recursos. Por exemplo, é comum que uma organização, ao passar por um procedimento de downsizing, elimine processos pouco necessários e diminua o número de colaboradores. 

Porém, é importante lembrar que este encolhimento deve estar aliado a um aumento na efetividade da produção, que acontece somente se a técnica for aplicada corretamente. Sem um aumento na produtividade, o downsizing provavelmente terá poucos resultados na prática. Se a aplicação do conceito for bem-sucedida, a franquia aproveitará uma carga burocrática menor, juntamente com a performance otimizada, satisfação dos clientes e menos procedimentos complicados.

Quer um exemplo? Vamos supor que você vá mudar a sede do seu empreendimento para um escritório menor. Primeiramente, é preciso diminuir a quantidade de mesas e cadeiras, afinal, o escritório novo não comportaria a quantidade atual. Depois, é necessária a organização do escritório novo para receber os móveis. Por último, basta oficializar a mudança e, se necessário, comprar uma nova mobília.

É assim que o downsizing funciona, dando um passo para trás, reduzindo o aporte de recursos, mas visando dois passos para frente: a produtividade e o crescimento da organização no futuro.

Quais os objetivos do downsizing?

Como você viu anteriormente, o objetivo do downsizing é encolher a organização. Abaixo você vai conferir os principais objetivos do downsizing em uma rede de franquias: 

  • Redução de custos: ao diminuir o quadro de colaboradores você reduz custos. 
  • Reduzir rotinas burocráticas: a burocracia é um alvo do downsizing. Se a estratégia for aplicada corretamente, as rotinas burocráticas serão minimizadas.
  • Eliminar cargos: não se preocupe, quando falamos em eliminar cargos, estamos nos referindo a destituir aquelas posições dentro da franquia que pouco acrescentam na produtividade. Também, hierarquias devem ser simplificadas ou até mesmo eliminadas por completo. 
  • Facilitar a comunicação interna: alcançar uma comunicação mais simplificada, acessível e veloz é possível por meio da redução de burocracias e trâmites desnecessários.
  • Aprimorar as decisões: quanto mais complexo for a sistematização dentro da franquia, mais difícil será a tomada de decisões.
  • Melhora a vantagem competitiva: o downsizing proporciona mais competitividade a sua franquia porque possibilita responder rapidamente à concorrência. 
  • Foco nos clientes e nas tendências do mercado: quanto menor a quantidade de processos complicados e problemáticos, maior será o tempo livre para dedicar aos clientes.
  • Menor ociosidade: quanto mais simples o controle dos processos, melhor será a gestão do tempo na franquia.
  • Aumenta engajamento da equipe: equipes menores e que se comunicam corretamente são as mais motivadas e engajadas.

O downsizing é transformador, não é mesmo? Além destes benefícios, a técnica vai aumentar a produtividade da franquia. Por isso, se você enfrenta problemas de baixo rendimento em unidades franqueadas, saiba que o conceito é alternativa para solucioná-los.

Vantagens e desvantagens do downsizing em franquias

Agora que já sabemos que o downsizing nada mais é do que reduzir para aumentar a produtividade, vamos conferir outrasvantagens e desvantagens de aplicar essa metodologia. Quer saber mais? Leia a seguir! 

Vantagens 

  • Aumenta o valor de mercado da empresa, pois influencia positivamente a produtividade e a margem de lucro
  • Melhora as linhas de produção e promove a efetividade operacional. 
  • Economiza recursos e despesas na rede de franquias. 
  • Proporciona maior acessibilidade e facilita a tomada de decisões.
  • Permite visualizar mais facilmente se a franquia está indo para o caminho certo, seja por meio de avaliações de desempenho, infográficos e pesquisas que serão realizadas com facilidade.
  • Melhora a comunicação e a transparência nos procedimentos. 

Desvantagens

Você viu as vantagens do downsizing, elas são muitas, não é mesmo? Mas e as desvantagens? Saiba que se mal aplicado, o downsizing é um caminho sem volta para a rede de franquias, principalmente porque está relacionado diretamente com a reputação da marca. Confira a seguir!

  • Diminui os lucros se aplicado incorretamente.
  • Prejudica o capital humano porque desliga os colaboradores qualificados e especializados. 
  • Desmotiva os colaboradores que sobram após o downsizing. 
  • Provoca uma queda de produtividade devido à mudança no quadro de funcionários ou no ambiente de trabalho em razão do corte de gastos. 
  • Produtos e serviços perdem qualidade, principalmente se assumidos por terceiros. 
  • Demissão de funcionários requer pagamento de seguro-desemprego. 
  • Prejudica a imagem da rede de franquias se o downsizing for mal justificado.

Como aplicar o downsizing em uma rede de franquias?

Agora que você entendeu qual o significado do downsizing, que tal aprender como aplicá-lo em uma rede de franquias? Lembre-se: antes de implementar uma mudança como o downsizing, é importante que o franqueador analise e monitore os procedimentos para tomar a decisão. 

Dependendo da necessidade, um downsizing parcial é mais recomendado do que reestruturar toda a rede de franquias. Principalmente porque uma decisão como essa afeta toda a rede. 

Valorize o capital humano

Independente da área de atuação da sua rede de franquias, os colaboradores sempre serão parte fundamental para alcançar o sucesso. No downsizing, você vai implementar a gestão de custos e, consequentemente, envolverá a demissão de determinados colaboradores. 

Porém, é importante investir em uma pesquisa prévia para entender quais colaboradores devem permanecer na franquia após o downsizing. Para isso, você pode analisar quais apresentam os melhores resultados e então tomar a decisão. 

Em outras palavras, talentos e profissionais de alta performance tendem a sobreviver ao downsizing. Afinal, a organização precisa deles para manter o funcionamento adequado.

Faça o planejamento 

Cortar gastos para economizar recursos requer um planejamento financeiro adequado. A matriz de priorização é uma alternativa para reduzir o tempo necessário na hora de escolher o que deve ser reduzido.   

Por exemplo, na matriz de priorização conhecida como matriz GUT, a gravidade, urgência e tendência são atributos considerados. Nesse sentido, é possível separar as necessidades da franquia de forma simplificada. 

Se a necessidade de reduzir cargos desnecessários for maior do que de cortar gastos com a manutenção do espaço físico, a redução de colaboradores deve ficar relacionada ao atributo de urgência. Porém, é preciso considerar os recursos financeiros usados pela manutenção dos estabelecimentos, dependendo do valor exigido, ele deverá ser priorizado em relação à redução de colaboradores.

Avalie o motivo do downsizing

Baixa produtividade nas unidades franqueadas? Margem de lucro abaixo do esperado? São diversas as razões que levam um franqueado a realizar um downsizing. Porém, não é por qualquer motivo que você deve optar por ele. 

Por exemplo, se você experimenta baixa produtividade nas redes de franquia, uma das causas pode ser a falta de um suporte de qualidade para os franqueados ou até mesmo a necessidade de um sistema para franquias. Por isso, é necessário avaliar a necessidade do downsizing antes de adotá-lo.

Aposte na motivação no trabalho 

A motivação no trabalho é a responsável por manter a produtividade e a satisfação dos seus colaboradores. Um ambiente de trabalho que promova a motivação contribui não só na parte interna da franquia, como também na externa. 

Quer saber como? Basta imaginar que, por exemplo, ao atender o público consumidor, um colaborador motivado vai executar um atendimento primoroso, enquanto um colaborador insatisfeito vai manter um nível abaixo do esperado. Por isso, a motivação é fundamental. 

Durante e após um downsizing, ela é ainda mais importante. Por vezes, os colaboradores creem que as ações da empresa visam o lucro em razão do bem-estar dos colaboradores. Por isso, para não deixar que o desânimo tome conta do workplace após uma redução na lista de colaboradores ou mudança de escritório, é importante apostar em alternativas que promovam o engajamento a saúde física e mental dos colaboradores. 

Use a tecnologia a seu favor

Independentemente do nível de downsizing aplicado na rede de franquias, usar a tecnologia é indispensável para auxiliar o dia a dia de um franqueador. A Central do Franqueado entende o mercado de franquias e, por isso, criou o Módulo CAF para promover a alta performance na prestação de suporte aos franqueados.

O CAF também proporciona a realização de pesquisas de satisfação, possibilita agendar reuniões e enviar comunicados para as unidades franqueadas. Já pensou em aproveitar todos esses benefícios em uma única plataforma? Solicite uma demonstração do Módulo CAF e comprove! 

São mais de 200 redes de franquia que aprovam as soluções tecnológicas da Central do Franqueado. Que tal fazer parte desse time? Esperamos você!

Quer ficar por dentro das novidades do franchising? Então, acompanhe o nosso site!

Author Avatar
Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Gestão de Franquias