Formulário Enviado com sucesso!

Microfranquias: características, vantagens e opções de investimento

Nenhuma franquia encontrada

Existe uma modalidade de investimento no mercado de franquias cujos valores não ultrapassam os R$ 90 mil. Estas opções são as microfranquias. Estes modelos são ideais para quem quer se tornar um empreendedor mas não possui muito dinheiro, tampouco pretende se endividar. Confira e saiba quais as principais vantagens de investir em uma microfranquia. 

O que são Microfranquias?

De uma forma simples e resumida, uma microfranquia é a nomenclatura dada a unidades de franquia cujo investimento inicial para instalação não ultrapassa os R$ 90 mil. As microfranquias são, portanto, uma opção de menor porte e mais econômicas se comparadas ao formato tradicional.

No entanto, engana-se quem pensa que as diferenças entre as microfranquias e as franquias convencionais vão além da questão econômicas e de oportunidades de investimento. Assim como os modelos já conhecidos, elas também são replicadas pelo sistema de franchising e seguem as mesmas regras e condições estabelecidas pela mesma legislação.

Em tempos de instabilidade econômica, as microfranquias vêm ganhando cada vez mais destaque. Uma pesquisa realizada pela ABF demonstrou que o número de marcas que operam como microfranquias no Brasil aumentou 45% entre 2013 e 2016. Elas passaram de 384 para 557 marcas. A mesma pesquisa apontou que 36% das redes franqueadoras têm interesse no modelo de investimento.

Outro ponto que deve ser considerado é o fato de que, apesar de possuir menor porte, uma microfranquia pode obter um faturamento igual ou até mesmo superior ao de uma franquia convencional.

Mas além dos aspecto econômico, por que o investidor deve optar por este modelo mais compacto de empreendimento?

Vantagens do modelo de microfranquias

O maior benefícios das microfranquias é, sem sombra de dúvida, o baixo investimento inicial que exigem. Elas são uma excelente opção para quem sonha ter o seu próprio negócio mas tem pouco capital para investir. Muitas sequer necessitam de ponto comercial, o que reduz ainda mais o custo da operação.

As outras vantagens estão relacionadas ao próprio sistema de franchising. As microfranquias são pequenos negócios previamente estruturados e testados, com uma marca reconhecida e estabelecida no mercado.

O empreendedor que escolhe uma microfranquia conta com todo o suporte necessário para atingir as metas traçadas. O franqueador é responsável por repassar o know-how sobre a operação e gestão do negócio

Treinamentos, manuais, consultorias, etc. Tudo isso fica à disposição de quem entra nesse universo. Desta forma, as chances de sucesso aumentam exponencialmente.

A microfranquia recebe apoio da franqueadora na divulgação da marca, produtos e serviços. Além disso, conta com a análise de dados a respeito do mercado-alvo. A atuação dentro do sistema de franchising também permite melhores negociações com fornecedores e com bancos, para obtenção de financiamentos com melhores condições.

No caso das microfranquias home based, há ainda o benefício de não perderem tempo com deslocamento, não gastar dinheiro com aluguel de um ponto comercial e ter horários mais flexíveis, o que permite um maior controle sobre os colaboradores.

Jovens investidores são os principais empreendedores em microfranquias

De acordo com a ABF, a maioria dos proprietários destas pequenas unidades de franquia são jovens entre 26 e 35 anos. O dado comprova uma impressão compartilhada por todos aqueles que acompanham o franchising: a microfranquia é a melhor opção para os investidores que estão tendo as suas primeiras aventuras no mundo dos negócios.

Não podemos esquecer, também, de outro aspecto importantíssimo: o investimento de risco é consideravelmente baixo quando comparado aos demais modelos.

Mas atenção: não é porque o investimento é menor que os cuidados para adquirir uma microfranquia devam ser ignorados. As recomendações são as mesmas aplicadas para a escolha de uma franquia convencional. Pesquise, visite lojas, converse com franqueadores e franqueados e esteja atento à Circular de Oferta de Franquias (COF).

Aspectos mercadológicos, territoriais e demais fatores que podem fazer a diferença

Alguns segmentos de mercados são mais vantajosos para implantação de microfranquias. Boa parte deles estão relacionados a Saúde, Beleza e Bem Estar. No entanto, há diversos outros modelos que podem ser adotados.

Entre os formatos de loja mais comuns estão os food trucks, quiosques, corners (espaço dentro de outra loja) e os home based (atividades feitas em casa). Tudo vai depender da espécie de serviço oferecido e dos benefícios de se ter uma sede.

Outro desafio importante envolvendo o mercado de franchising é o controle de qualidade, muitas vezes prejudicado devido ao tamanho da rede. O franqueador que está interessado em manter o padrão pode considerar a microfranquia como uma ótima saída.

Com conhecimento acumulado, uma estrutura mais enxuta, parcerias estabelecidas, comprometimento dos profissionais, custos reduzidos e auxílio de especialistas, é possível ter ótimos resultados.

Dicas para sua microfranquia 

Lembre-se de que muitas empresas acabam encerrando suas atividades por falta de planejamento. Então, não tenha pressa na hora de investir. Procure conhecer bem a microfranquia que pretende adquirir.

Pesquise as melhores opções, leia todos os detalhes possíveis, anote suas dúvidas e entre em contato com o franqueador. Visite feiras de franquias e converse com franqueados. Procure escolher um ramo no qual sentirá prazer trabalhando.

Leve o capital de giro em consideração, pois ele é importante em todos os momentos da vida de uma empresa. No começo, é ele que irá “segurar as pontas” até que um número satisfatório de clientes seja alcançado. Ao longo dos anos, irá servir para minimizar os impactos de eventuais imprevistos e sazonalidades possam aparecer.

Lembre-se que uma das vantagens da microfranquia é seu baixo investimento. Por ser um modelo enxuto, com uma despesa mensal baixa, proporciona um retorno do investimento mais rápido e uma lucratividade proporcional mais elevada do que em operações maiores.

Entretanto, não acredite em milagres. Pode chegar o momento em que o operador de uma microfranquia tenha que se tornar gestor de ao menos duas caso queira obter um lucro maior.

Nome Segmento Investimento Retorno do Investimento Taxa de Franquia
#1 LAVANDERIA Limpeza e Conservação 26.900,00 12 a 18 meses 12.000,00
HOME CARE OZANNA Saúde, Beleza e Bem Estar 20.000,00 18 meses 20.000,00
STUDIO MEUS CILIOS Saúde, Beleza e Bem Estar R$ 14.000,00 6 meses R$ 15.000
CALLIST Serviços e Outros Negócios Gratuito nos primeiros 60 dias 7 dias Não cobra

franquias selecionadas