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  • Valor do Investimento

    loja: R$ 238.700,00
    loja smart: R$ 165.000,00
    loja POP: R$ 155.000,00
    quiosque premium: R$ 191.000,00
    quiosque express: R$ 139.000,00
    chocolateria: R$ 75.000,00
    gelateria: R$ 75.000,00

  • Retorno do Investimento

    18 a 24 meses

  • Faturamento Médio Mensal

    a partir de R$ 80.000

  • Taxa de Franquia

    a partir de R$ 10.000

  • Royalties

    percentual sobre compras

  • Taxa de Publicidade

    percentual sobre compras

Dados da Franquia

  • Segmento: alimentação
  • Formato: loja/quiosque
  • Sede: São Paulo
  • Unidades: mais de 2,3 mil
  • Inauguração da Empresa: 1988
  • Ingresso no Franchising: 2004

Franquia de Sucesso

Vantagens de investir na Cacau Show

A Cacau Show é  a maior rede de chocolates finos do mundo. Trata-se de uma empresa consolidada, líder de mercado e referência até mesmo fora do Brasil.

Um dos principais diferenciais da Cacau Show é o casamento entre a qualidade e os preços acessíveis. O sucesso da marca também é consequência da grande variedade de produtos oferecidos aos consumidores.

Como não poderia de ser, o mercado de chocolates enfrenta algumas sazonalidades de demanda ao longo do ano. Ou seja, a busca por algumas mercadorias no verão não é mesma se comparada ao período de inverno. 

Por isso, ao ingressar na rede, além do mix completo de chocolates, as unidades contam com direito aos serviços de cafeteria e venda de waffles, panetones, gelatos, petit gateau e fondue, que garantem fluxo em todas as épocas do ano.

Os produtos da Cacau Show são presença garantida na ceia de natal e na beira da praia

Diferenciais das franquias Cacau Show

A Cacau Show oferece uma série de serviços aos franqueados para garantir o sucesso do empreendimento. Para transmitir o espírito da marca e ajudar os operadores de rede, a empresa possui uma consultoria de campo. O suporte especializado auxilia os empreendedores em diversos aspectos.

A marca é uma das empresas do segmento que mais investe em publicidade e marketing. Por ano, são mais de 20 campanhas, proporcionando presença expressiva na TV, rádio e internet. O melhor de tudo é que elas atingem todas as franquias, eliminando a necessidade de ações individuais. Além disso, a Cacau Show oferece diversos outros benefícios, tais como:

  • Ajuda na pesquisa pelo melhor ponto comercial e implantação da loja;
  • Assistência na operação da franquia
  • Desenvolvimento de material promocional
  • Parceria com fornecedores homologados
  • Disponibilização de software de gestão de loja
  • Assistência jurídica
  • Elaboração de marketing institucional
  • Treinamento para o consultor da loja.

Perfil do franqueado Cacau Show

A principal qualidade que um empreendedor precisa ter para se tornar parceiro da marca é a aptidão para o varejo. Isso segundo as palavras do fundador e presidente da Cacau Show, Alexandre Tadeu da Costa.

Por mês, cerca de 2 mil pessoas procuram a empresa em busca de informações sobre como se tornar um franqueado. Deste total de interessados, em média, apenas 20 são selecionados. Mas por que esse índice tão baixo?

Não é novidade que, para que um negócio se torne, de fato, uma franquia de sucesso, o comprometimento do franqueado é indispensável. No entanto, de acordo com o empresário, nem todo mundo que procura a empresa possui o perfil necessário para gerir uma loja.

Para Costa, a participação do franqueado no dia a dia da unidade é fundamental para ela se torne um negócio lucrativo. O empreendedor deve estar sempre presente na loja, motivando as pessoas e dando apoio aos colaboradores.

Segundo ele, isso é indispensável, também, para a manutenção do padrão de qualidade da marca. Por este motivo, na maioria das vezes, a marca acaba selecionando apenas uma minoria dos interessados.

Além disso, a Cacau Show também valoriza quatro princípios para garantir o desempenho da franquia – dos treinamentos à gestão do negócio. Reunindo todos eles, você tem as qualidades empreendedoras mais importantes para o sucesso da sua loja:

  • Habilidade: Mostrar desenvoltura de gestão e negociação e buscar sempre novas oportunidades;
  • Compromisso: Cumprir as responsabilidades com a franqueadora, fornecedores e colaboradores;
  • Zelo: Ter dedicação ao negócio para garantir a qualidade do atendimento e da exposição dos produtos;
  • Investimento: Reunir o próprio capital e investir no formato certo para o seu perfil.

Tenho o perfil e quero investir

Se você tem o perfil do franqueado da Cacau Show e quer fazer parte do negócio, terá que cumprir algumas etapas.. O primeiro passo é preencher o cadastro de pré-qualificação no site da empresa.

Caso ele seja aprovado, você será convidado a participar de uma reunião presencial para a apresentação do modelo de negócios. Na ocasião você terá a oportunidade de obter todos os esclarecimentos sobre a franquia. Em seguida, a matriz faz uma avaliação sobre o ponto sugerido e a respeito do seu perfil empreendedor.

O investimento inicial mínimo para tornar-se um franqueado é de R$ 19 mil. Não são aceitos empréstimos e linhas de crédito. O tempo estimado para o retorno do valor investido é de 18 a 24 meses – o que pode variar de acordo com a operação e a performance da loja.

Empresa

História e curiosidades

Atualmente, a Cacau Show é uma empresa que vale alguns bilhões de reais no mercado, No entanto, quem vê esse sucesso absurdo não pode imaginar que tudo começou dentro de uma sala de 12 metros quadrados e com um investimento inicial de apenas 500 dólares.

O ano era 1988 e o empresário e fundador da rede, Alexandre Tadeu da Costa, não tinha sequer completado a maioridade. Filho de pais comerciantes, desde cedo acostumado com os negócios, o adolescente resolveu ele também se tornar um empreendedor.

Alguns anos antes, a sua mãe havia tentado entrar no ramo dos chocolates, porém, sem obter muito sucesso. De posse da único patrimônio que havia sobrado da mal sucedida iniciativa: uma lista de contato de fornecedores e de possíveis clientes, Costa saiu pela zona norte de São Paulo oferecendo encomendas do produto.

Logo no primeiro dia, obteve um pedido de dois mil ovos de chocolate de 50 grama em uma escola. Entretanto, para sua surpresa, ao entrar em contato com os fornecedores, descobriu que nenhum deles fabricava o produto com esse peso.

Em vez de recusar o pedido, no entanto, o jovem resolveu pôr a mão na massa. Conseguiu os US$ 500 emprestados com o tio, comprou toda a matéria prima necessária, contratou uma ajudante e, ao longo de três dias, trabalhando 18 horas diárias, produziu os dois mil ovos de chocolate e cumpriu o acordo com a escola.

Mercado promissor

Após a experiência, ele percebeu que havia um mercado muito pouco explorado de chocolates artesanais e resolveu ingressar no ramo. Utilizou os US$ 500 que obteve de lucro — além do valor devolvido ao tio — para investir no negócio. A partir de então, passou a produzir os chocolates e vender para pequenos estabelecimentos da capital paulista.

O negócio permaneceu neste formato até o dia em que Costa decidiu voltar a trabalhar somente com as vendas domiciliares, por considerá-las mais segura. Mas ele não sabia que o antigo formato também teria seus dias contados.

Crescimento e as primeiras lojas

Mesmo operando no formato de vendas domiciliares, o sucesso da Cacau Show perante o público aumentava a cada dia. Na páscoa de 2001, ao entregar um grande volume de ovos de chocolate a um casal de revendedores — os produtos acabaram ocupando todo o apartamento do casal —, Costa teve a ideia de alugar um ponto comercial e atuar diretamente no varejo.

Na verdade, a ideia inicial era usar o local apenas como uma espécie de depósito, operando no comércio apenas para cobrir os custos de aluguel. No entanto, mais uma vez, o modelo de negócio acabou superando todas as expectativas.

O ótimo desempenho fez com que as lojas fossem ampliadas. Em um ano foram instaladas mais 18 unidades. Em dois anos, saltaram para 46. Quatro anos depois, eram nada menos do que 230. Atualmente, as lojas da Cacau Show somam mais de 2.300 unidades espalhadas por todos os estados brasileiros.