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ARTWALK

  • Valor do Investimento

    a partir de R$175.000,00 

  • Retorno do Investimento

    28 a 36 meses

  • Faturamento Médio Mensal

    R$220.000,00

  • Taxa de Franquia

    R$60.000,00

  • Royalties

    4% sobre o faturamento

  • Taxa de Publicidade

    1,05% sobre o faturamento bruto mensal

Dados da Franquia

  • Segmento: Moda
  • Formato: loja/ quiosque
  • Sede: São Paulo
  • Unidades: 36
  • Inauguração da Empresa: 2006
  • Ingresso no franchising: 2006

Franquia de Sucesso

A globalização de culturas mudou o mundo dos negócios para sempre. A Internet, por ser uma plataforma de compartilhamento acessível e instantânea, incentiva a descoberta de gostos e desejos por novidades. Como consumidores, encontramos produtos e serviços que proporcionam exatamente (ou quase tudo) o que gostaríamos de ter. A partir disso, mercados específicos são desenvolvidos e empresas que oferecem produtos cuidadosamente direcionados a determinado público-alvo dão certo.

A tecnologia é uma grande responsável pelo sucesso de mercados de nicho. Mas, mais responsável do que ela é quem consome. Os pequenos segmentos crescem e se estabelecem no mercado porque atendem à demanda de clientes que se reconhecem em seus produtos. Importantes representantes desses clientes são os jovens.

A juventude é uma época de busca por personalidade. Ao consumir produtos que formam seu estilo e que lhes fazem sentir satisfação em vestir determinadas peças de roupa, os jovens contribuem para o crescimento dos mercados que vendem a sua cultura. Um desses mercados é o mercado das sneaker storesOs tênis de estilo urbano, que existem nos mais variados formatos e designs, estão sendo cada vez mais desejados. No Brasil, a moda é relativamente recente: no ano de 2018, uma loja de e-commerce chegou a vender 172% a mais do que no ano anterior. Mas, não só as lojas online estão fazendo sucesso: franquias como a Artwalk são demonstrativas de que o mercado é promissor para investidores.

A seguir, falaremos um pouco sobre a cultura sneaker e sobre os chamados sneakerheads. Em seguida, traremos o case da Artwalk e apresentaremos algumas informações a interessados em investir em uma franquia da rede.

Cultura sneaker e sneakerheads

Sneaker, do inglês, é o nome originalmente dado pelos americanos aos tênis de uso casual. Após ter sido globalizado, o termo adquiriu um significado mais específico. São considerados sneakers, os tênis de moda urbana, cujos designs recebem alterações em cores e estampas, resultando em modelos diversos. Um exemplo é o Yeezy Boost 350, sneakers de uma coleção desenvolvida pelo rapper americano Kanye West em parceria com a marca Adidas.

 

A coleção foi eleita a melhor coleção de sapatos de 2015, por uma importante revista americana. Esse é um exemplo de que a cultura sneaker faz mais parte do que nunca, tanto do mundo da moda, quanto da vida dos consumidores. Estes que foram responsáveis pelo sucesso absoluto do Yeezy Boost 350. Mas, se hoje os sneakers chegam a ser vendidos em lojas por mais de R$1 mil – e em opções mais exclusivas, leiloados por quase US$500 mil – é porque sua origem cultural teve um impacto significativo.

Essa origem vem da década de 1980, nos Estados Unidos. Os tênis estilizados se popularizaram a partir do basquete e do hip-hop, principalmente quando personalidades do esporte e da música passaram a vesti-los. Marcas como a Nike e a Adidas começaram a desenvolver coleções em parcerias com astros como Michael Jordan e é claro, os sneakers viraram febre. Tornando-se parte da moda casual, esses tênis foram incorporados nos mais diversos estilos. Consequentemente, hoje são até mesmo colecionados por admiradores, que desembolsam o que for necessário para adquirirem seus sneakers favoritos.

Os colecionadores, ou grandes adeptos ao seu uso, são os chamados sneakerheads. Quem se beneficia com seus hábitos, no fim das contas, é o mercado. As sneaker stores surgiram para atender à demanda da crescente disseminação da cultura sneaker pelo mundo. No Brasil, o que acontecia principalmente através de e-commerce, agora aparece em empresas que direcionam sua proposta ao público-alvo admirador dos tênis estilizados. A Artwalk é um dos principais nomes do mercado. Através do sistema de franquias, a marca ampliou sua atividade e se mostra como uma vantajosa possibilidade de investimento a empreendedores que se interessam pelo segmento.

Artwalk: uma rede de franquias de sneaker stores

“Eu sou aquilo que uso. Eu sou aquilo o que sou. Seja aquilo, aquilo que for. Para mudar o mundo à minha volta, mudo eu no mundo. Sem essa de usar as coisas para ser aceito em uma tribo. Minha identidade é à vontade, a minha vontade. De ser, de ver e de crer em tudo que quiser. Ter atitude nos pés porque eu quero ir e vir, porque meu dever é meu direito. Com o direito e com o esquerdo. Ganhar o mundo ao me jogar nele. Eu vou com a minha atitude. Artwalk, atitude nos pés.”

Esse trecho é parte do texto de apresentação da rede de franquias Artwalk em seu site oficial. Nota-se que o viés da escrita é um incentivo. A proposta da empresa é de que o consumidor vista os tênis que lhe fazem ter atitude e identidade. O discurso se relaciona diretamente ao caráter de personalização da cultura sneaker.

Essa cultura que proporciona a possibilidade de usar diferentes e específicos tipos de sneakers, que possam ser incorporados pelos mais diversos estilos. Para isso, a Artwalk vende coleções exclusivas de marcas como Nike, Vans, Adidas, Puma, Converse, New Balance e Asics.

Além dos sneakers, seu mix de produtos engloba roupas e acessórios que complementam o estilo urbano e casual dos consumidores. Entre camisetas, bonés, mochilas e outros acessórios, o catálogo da rede de lojas é pensado para atingir com precisão o público-alvo da empresa. Ou seja, impactar jovens, sejam eles sneakerheads ou simplesmente adeptos ao uso de tênis de marca.

Informações para interessados em investir 

Consolidada no mercado de franquias, a Artwalk é reconhecida com Selo de Excelência pela Associação Brasileira de Franchising.

Em entrevista, Rodrigo Maia, gerente de franquias do Grupo Afeet, recomenda que os interessados já possuam experiência no varejo e que disponham de tempo para direcionarem sua dedicação às atividades da marca. As sneakers stores, afinal, são instaladas em shoppings e em ruas de grande circulação.

franqueadora proporciona treinamento completo aos franqueados, o qual dispõe de uma experiência de campo durante dois dias em uma loja da rede. A atividade na unidade é uma demonstração da rotina do negócio e do funcionamento do PDV.

Para o ano de 2020, os planos da franqueadora envolvem ampliar a operação da rede nas regiões nas quais a marca já está inserida (sul, sudeste e nordeste do Brasil). Caso você tenha interesse em investir no mercado de sneakers e pretende optar pela Artwalk, entre em contato com a empresa acessando esse link. O primeiro contato da empresa com candidatos acontece após o envio dos dados do(a) interessado(a).

Empresa

História e dados 

A Artwalk foi fundada em 2006 pelo Grupo Afeet, que identificou o crescente mercado de nicho dos sneakers como uma possibilidade de investimento no Brasil. Sendo assim, a marca é considerada uma das mais importantes redes de franquias do segmento no país.

Hoje, a rede funciona em mais de 40 shoppings brasileiros, espalhados em 15 das principais cidades do país. Além disso, também vende por e-commerce, através de seu site oficial.