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Franchising

Como atrair millennials para sua franquia?

6 min de leitura Andrei Arndt


Segundo uma pesquisa do Itaú BBA, de 2019, os millennials compõem a maior parte da população brasileira: representam 34% da população total e são 50% da força de trabalho. A estimativa é de que, até 2030, a geração do milênio deve ocupar 70% dos postos de trabalho.

A transformação digital e a popularização da internet afetaram diretamente esta geração. Dados apontam que os millennials são responsáveis por 74% das compras online e que seus hábitos de consumo excedem milhões de dólares por ano.  

Neste artigo você lerá sobre: 

Quem são os millennials?

Também conhecidos como geração Y, eles representam a população nascida entre os anos 1980 e 1996. Essa geração se desenvolveu em contato com grandes avanços tecnológicos e crescimento econômico.

Eles estão concentrados em centros urbanos e têm como principal característica o uso dos dispositivos móveis (tablets, smartphones e notebooks) e das tecnologias digitais para comunicação e consumo (redes sociais, e-commerce).

No Brasil, os millennials vivenciaram o fim da ditadura militar e o início da Nova República. Também viveram a crise econômica e política do país, que melhorou após a implantação do Plano Real.

Como atrair millennials para sua franquia?

Muitas franquias ainda não sabem como vender os seus produtos para os millennials. É importante entender que uma geração nova acompanha uma nova maneira de pensar

Para isso, separamos algumas dicas de como tornar o seu negócio mais atraente para essa faixa de consumidores que movimenta até 600 milhões de dólares por ano. Confira!

Entenda os seus ideais

Para atingir este público-alvo, você precisa entender como eles pensam e agem. Os millennials apresentam aspirações diferentes da geração passada. 

Eles apresentam proatividade no mercado de trabalho, preocupação com o meio ambiente e engajamento nas causas sociais. Suas decisões de compra e o comportamento de consumo da geração do milênio também são distintos. 

Posicionamentos, ideais, valores e processos de produção são fatores que influenciam a jornada de compra desta geração. Eles não apresentam uma devoção a marcas nem a empregos. Por serem imediatistas, não se interessam por planos de carreira a longo prazo.

Trabalhe pela confiança deles

Para conquistar os millennials, a sua empresa precisa buscar um propósito maior que o lucro. 

As causas sociais e ambientais são apostas para conquistar esse público. Os millennials costumam ser fiéis às marcas que despertam identificação. Desenvolver uma relação entre marca e cliente é essencial nesse quesito.

Trabalhar a percepção de marca é essencial para o sucesso do seu negócio. Transmitir credibilidade, apostar em uma boa identidade visual e conhecer o cliente são partes importantes do processo de branding.

Utilize a tecnologia a seu favor

Telas touchscreen e assistentes de voz fazem parte do cotidiano dos millennials. Diferente das anteriores, a geração do milênio nasceu conectada.

Em 2020, em consequência das medidas de isolamento social e da pandemia, nos tornamos ainda mais dependentes da tecnologia digital para realizar tarefas. 

Segundo a Abecs (Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito e Serviços), em 2020 os pagamentos digitais chegaram a R$ 1,38 trilhão. Um dado que aponta as tendências tecnológicas para os próximos anos e reforça a importância da digitalização para as franquias.

Pagamentos digitalizados fazem parte da realidade dos millennials, mas não só isso. Serviços de delivery, streaming de entretenimento, ensino à distância e trabalho home-office também aparecem na lista.

Os millennials estão acima da média no quesito adesão aos novos hábitos de consumo e à nova economia digital. Por isso, é importante investir na digitalização se quiser conquistar e fidelizar esse público.

Aposte no marketing digital

Você entendeu que a geração do milênio adora tecnologia e conectividade. Então, que tal investir em uma estratégia de marketing voltada para o ambiente online

Apostar em marketing nas mídias sociais é um ótimo começo. Segundo dados da revista Forbes, 87% dos millennials usam entre 2 e 3 dispositivos tecnológicos uma vez ao dia.

Antes de adquirir os produtos, eles costumam pesquisar a avaliação das empresas na internet. Isso significa que ser bem avaliado pelos consumidores e manter uma boa reputação online é fundamental para sua franquia.

Contrate millennials!

Apesar de serem mais exigentes do que as gerações passadas em relação às condições de trabalho, os millennials entendem as mudanças nos hábitos de consumo e a importância de proporcionar uma jornada de compra diferenciada aos clientes.

No ambiente de trabalho, a motivação provém de desafios e de crescimento rápido. A estagnação é um dos principais motivos para millennials buscarem novas oportunidades de emprego. 

No entanto, altas remunerações não impressionam se estiverem aliadas à baixa qualidade de vida. Os millennials preferem empregos com jornadas flexíveis e em que se sintam realizados profissionalmente, com liberdade para arriscar e experimentar.

Os Millennials podem fazer a diferença na equipe da sua franquia. Confira algumas qualidades desta geração no mercado de trabalho:

Por que devo contratar millennials?

Os Millennials podem fazer a diferença na equipe da sua franquia. Confira algumas qualidades desta geração no mercado de trabalho:

Uma nova perspectiva

Os millennials trazem novas ideias e perspectivas para o seu negócio. É benéfico contratá-los se você busca atrair clientes da geração do milênio. Eles trazem familiaridade e estratégias de marketing voltadas à própria faixa etária.

Habilidades técnicas

Os millennials são nativos digitais. Em outras palavras, eles não terão dificuldade em lidar com as novas tecnologias, eles eram crianças quando tiveram o primeiro contato com a internet, computadores e celular e cresceram e se desenvolveram nesse meio.

Não é incomum ver millennials aprendendo a lidar com novas tecnologias mais facilmente do que as gerações anteriores. 

Em uma empresa, eles podem aprender mais rapidamente do que aqueles funcionários antigos que não tiveram tanto contato com a tecnologia digital ao longo da vida.

Redução de custos

Os millennials costumam ter pouca experiência no mercado de trabalho, por isso, eles não se importam se começarem a vida profissional ganhando um salário menor. 

O salário em si não é a principal preocupação dos millennials, mas um ambiente de trabalho que proporcione aprendizado e crescimento profissional é essencial para ele.

Os millennials adoram comunicação e tecnologia. A Central de Atendimento ao Franqueado é uma ferramenta integrada e moderna para otimizar a comunicação entre franqueados. Principalmente se eles fizerem parte das estratégias de expansão da sua franquia. 

Os millennials adoram comunicação e tecnologia. O sistema de franquias é um software moderno e otimizado para gestão. Principalmente se o plano de expansão da sua franquia inclui millennials.

Neste artigo você aprendeu sobre as características da geração do milênio, seu impacto no mercado de consumo e as vantagens de contratar um millennial para a sua franquia. 

Quer continuar aprendendo sobre o mundo das franquias? Confira mais artigos no nosso site!

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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