central-logo openMenu

Feiras virtuais de franquias: por que participar e quais acontecerão em 2024

content-category
Franchising

11 min de leitura Carlos Griebler

Embora os índices de vacinação e até mesmo o retorno de outros eventos de forma presencial, já temos a certeza de que as feiras virtuais de franquias ainda devem continuar no futuro. As vantagens trazidas pelo modelo e algumas incertezas quanto a questões sanitárias devem ser as principais razões para o mantimento do modelo em algumas das principais feiras de franquias do Brasil.

Para te ajudar a conhecer detalhes desses eventos, a Central do Franqueado preparou um guia completo sobre as feiras virtuais de franquias que acontecerão em 2024. Vamos apresentar as datas, valores, informações sobre como expor sua marca e tudo que você precisa saber para encontrar a franquia certa. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

O que são feiras virtuais de franquias?

Já não é novidade para ninguém o quanto a pandemia causada pelo novo coronavírus mudou o mundo. Entre os principais afetados no mundo dos negócios estão as diversas feiras de franquias que sempre marcam o calendário do franchising. Por conta das limitações sanitárias e distanciamento social impostas por decretos municipais, eventos acabaram cancelados ou adaptados para o meio virtual.

Surgindo como alternativa para esses momentos, serviços como lives, videoconferências e reuniões online têm ganhado cada vez mais espaço no meio empresarial. Webinars, que já vinham ganhando popularidade, também se tornaram um grande canal para realização de eventos. 

As feiras virtuais de franquias também surgem nesse contexto, como uma alternativa para manter o networking e a geração de oportunidades de negócio mesmo a distância. Essa modalidade de encontros já está acontecendo desde o início da pandemia e com uma resposta positiva de participantes e membros expositores, vai continuar para 2024.

Entre os eventos destaque podemos citar a Feira Virtual de Franquias, que leva o mesmo nome do novo conceito de eventos online e que teve sua primeira edição realizada de forma gratuita no dia 18 de março de 2021 Na feira, interessados em se tornar franqueados puderam conhecer mais do mercado de franquias com a participação de cerca de 40 marcas, com investimentos a partir de R$ 4 mil. 

Outras convenções virtuais relevantes também aconteceram nos últimos dois anos, como a ABF Expo Digital, realizada pela Associação Brasileira de Franchising e a Planet Franchise. Ambas apostaram na participação gratuita para interessados em investir em franquias, potencializando o alcance dos eventos.

Por que participar de uma feira virtual de franquias?

De forma geral, a motivação para participar de uma feira virtual de franquias se mantém a mesma das tradicionais. Ou seja, abrir um espaço para que as empresas possam apresentar seus modelos de negócio a possíveis investidores que tenham interesse em se tornarem franqueados. 

Porém, em um momento de insegurança ainda em razão da pandemia, feiras virtuais se destacam como uma ótima oportunidade para o empreendedor que busca o crescimento e a expansão do seu negócio de forma segura. Afinal, além do franchising é uma das melhores formas de fazer com que sua marca penetre em outros mercados, você pode fazer isso da sala da sua casa.

Atualmente, as restrições em razão da pandemia do corona vírus são praticamente inexistentes. O avanço no calendário de vacinação e a diminuição das taxas de contaminação explicam este acontecimento. Porém, as feiras virtuais de franquia ainda apresentam várias vantagens para os empreendedores.

Os custos com deslocamento, estadia e alimentação são alguns exemplos de pontos negativos que podem ser considerados na hora de fazer uma viagem até uma feira de franquia tradicional. Já em uma feira virtual, os custos para o empreendedor são muito baixos em comparação a uma feira de franquias com encontros presenciais.

Falando um pouco sobre os eventos em si, o principal ponto está no networking. É aqui que os interessados podem conhecer melhor as redes franqueadoras de sucesso e seus modelos operacionais, inclusive podendo desfrutar de experiências que só administradores e franqueados têm acesso. 

Assim como no evento presencial, os investidores também têm a possibilidade de conhecer, em primeira mão, novas tecnologias, canais de distribuição e plataformas de pagamento que costumam ser lançadas pelas marcas durante as feiras de franquias. Além disso, os eventos costumam atrair um número expressivo de interessados e contam com um ótimo índice de retorno. Certamente vale colocar na agenda!

Nesse sentido, uma feira virtual de franquias permite que mesmo em meio a esse período de isolamento, o empreendedorismo continue se movimentando. Além disso, o franchising consegue movimentar o seu próprio mercado, proporcionando oportunidades de expansão às redes mesmo que à distância. 

Agora que você já sabe o que são feiras virtuais de franquias e qual o papel delas na expansão da sua rede, é hora de conhecer as principais vantagens e desvantagens do formato em relação aos mais conhecidos. Confira!

Vantagens e desvantagens de feiras virtuais de franquias

Como já vimos, existem razões que justificam a manutenção do modelo para 2022. São vantagens que, mesmo em um momento de retorno ao normal — ou pelo menos o “novo normal” — mantém as feiras virtuais de franquias como uma opção interessante nesse novo ano.

Porém, além dos benefícios, há também limitações para uma feira online. Confira as principais vantagens e desvantagens de feiras virtuais de franquias!

Mobilidade e alcance

Uma feira de franquias costuma acontecer nos principais centros urbanos do Brasil. Na maior parte das vezes, os eventos são realizados nas capitais dos principais estados do país, como Rio de Janeiro e São Paulo. 

Este fator faz com que pessoas de cidades mais periféricas acabem achando limitações para participar dessas feiras. Por causa disso, as franquias e empreendedores acabam sendo prejudicados. Afinal, as redes acabam perdendo oportunidades de negócios e os empreendedores têm dificuldade de acessar essas boas oportunidades. 

Uma feira de franquias virtual permite que pessoas do país todo tenham acesso a essas oportunidades. Não apenas através de um site institucional, mas tendo contato direto com a franqueadora, tendo maior conhecimento sobre a rede. 

Acessibilidade

Uma feira de franquias presencial reúne muitas marcas ao mesmo tempo. As redes expõem em estandes em um grande espaço. Os frequentadores têm dificuldades de explorar todas as opções disponíveis na feira e escolher a melhor oportunidade. Portanto, por meio de uma feira virtual é possível registrar interesse em diversas marcas por meio de agendamento.

Em outras palavras, em uma feira de franquias tradicional são apresentadas inúmeras opções de investimento para o empreendedor. A alta quantidade de informações pode até mesmo acabar confundindo o investidor. Nesse sentido, uma feira virtual de franquias possibilita um leque de opções mais restrito e direcionado às necessidades do investidor.

Baixo custo

Se focarmos mais nos benefícios gerados às redes, podemos analisar o gasto de recursos em uma feira virtual. A divulgação das feiras e o valor cobrado para expor a marca costuma ser maior em feiras presenciais. 

Afinal, a marca que promove a feira obtém mais gastos com aluguel de um local para realização, estrutura de exposição e etc. Por meio do online, as feiras conseguem investir apenas no marketing digital para alcançar redes e empreendedores. 

O custo para expor a marca em feiras virtuais acaba sendo mais barato para as redes, tornando a decisão muito mais atrativa. Afinal, pode gerar um retorno muito maior do que o investimento.

Desvantagens

Já ouvir falar que o contato humano facilita a comunicação? Então, essa pode ser considerada uma desvantagem da modalidade virtual. Como o contato acontece a distância, falta esse calor humano que engaja e potencializa o fechamento de um negócio. Afinal, passar confiança de forma presencial é muito mais fácil.

Além disso, apesar dos eventos presenciais estarem sujeitos a problemas, é mais comum encontrar imprevisibilidades técnicas no meio digital, como questões de conexão à internet e falta de experiência dos usuários com esse tipo de canal. Outro desafio das feiras virtuais remete ao primeiro fato negativo destacado, que é a atenção da plateia, que podem estar realizando outras tarefas em simultâneo.

Feiras virtuais de franquias 2022

Para o próximo ano, além dos eventos totalmente virtuais que já começaram a se estabelecer, teremos uma série de abordagens híbridas para as feiras de franquias. Esse modelo visa unir o melhor dos dois mundos, possibilitando ao visitante escolher de onde deseja assistir ao evento. 

Para te ajudar a conhecer mais sobre cada um deles, separamos abaixo os eventos já divulgados para atuar neste formato digital e híbrido em 2022. Confira!

Feira Virtual de Franquia

A já citada Feira Virtual de Franquia tem uma certa particularidade se comparada a outros eventos do tipo. Diferentemente das feiras da ABF ou outros organizadores que promovem alguns dias ou semanas do ano para a realização de seus eventos, a Feira Virtual de Franquia aposta na regionalização de seus eventos que ocorrem durante todo o ano.

Como assim? Bom, as reuniões virtuais da feira já estão marcadas e podem auxiliar na visualização desse planejamento ambicioso. Com datas de janeiro a dezembro de 2022, a Feira de Franquia Virtual direciona seus esforços cada vez em uma região do país, personalizando suas ideias para cada público-alvo e área de interesse das redes.

Confira abaixo quando a Feira Virtual de Franquia deve acontecer na sua cidade ou região:

SÃO PAULO (SP) 27/01
MINAS GERAIS 17/02
BAHIA 28/04
DISTRITO FEDERAL E GOIÁS  26/05
MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL 30/06
RIO DE JANEIRO E ESPÍRITO SANTO 28/07
REGIÃO SUL 25/08
REGIÃO NORDESTE 29/09
REGIÃO NORTE 27/10
SÃO PAULO 08/12

Segundo o site da feira, “apesar da feira ser virtual, o trabalho de Marketing é direcionado em regiões, na captação de participantes. Desta forma a marca franqueadora pode identificar mercados de interesse na expansão”. Assim, qualquer rede que deseja expor sua marca de forma segmentada no evento pode entrar em contato através de um formulário de cadastro.

Já aqueles que pensam em investir em uma franquia e planejam apostar em feiras virtuais para quem sabe conhecer a franquia dos seus sonhos podem também acessar o site da Feira Virtual de Franquia para conhecer as marcas participantes. Depois, é só agendar o dia e horario para confirmar sua participação na videoconferência gratuita!

PlanetFranchise

Além da sua tradicional feira presencial, a PlanetFranchise também apostou no canal virtual para realizar suas feira de franquias mesmo durante a pandemia. Semelhante a Feira Virtual de Franquia, aqui também ocorre uma divisão por regiões. Confira as datas dos encontros que aconteceram em 2022:

REGIÃO DE UBERLÂNDIA 13/01
BAIXADA SANTISTA 26/01
GRANDE PORTO ALEGRE  22/02
VALE DO PARAÍBA 09/03
GRANDE BRASÍLIA 23/03
REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 06/04
REGIÃO DE LONDRINA 20/04
REGIÃO DE JOINVILLE  04/05
REGIÃO DE MARÍLIA 01/06
GRANDE BELO HORIZONTE 15/06
REGIÃO DE MACAÉ 29/06
REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO 13/07
GRANDE RIO DE JANEIRO 27/07
REGIÃO DE CHAPECÓ 24/08
REGIÃO DE GOVERNADOR VALADARES  14/09
REGIÃO DE MARINGÁ 28/09
GRANDE FLORIANÓPOLIS 13/10
GRANDE CURITIBA 26/10
REGIÃO DE FRANCA 23/11
REGIÃO DE POÇOS DE CALDAS 07/12

O passo a passo para quem quer investir através da feira virtual da PlanetFranchise é bem simples. Primeiro, escolher a região onde quer investir. Depois, escolher a marca do seu interesse para preencher um formulário de contato onde conhecerá mais sobre a marca e tirar quaisquer dúvidas. E o melhor? O site permite agendar quantas marcas quiser de forma gratuita!

Clique aqui para acessar o site das feiras virtuais da PlanetFranchise! 

Franchising Week 2022

Por fim, temos um evento organizado pela ABF e que acontecerá de forma híbrida, a Franchising Week 2022. Entre os dias 20 e 24 de junho, o evento terá vagas presenciais limitadas, estimulando o acesso virtual para aqueles que querem conhecer mais sobre o modelo de franquias na sétima edição do que é considerado o maior evento de franquias da América Latina. 

O presidente da ABF, André Friedheim, justificou a inovação ao apostar no canal digital como forma de ampliar o alcance da Franchising Week 2021. “Em meio à instabilidade e restrições, a digitalização e uma grande capacidade de adaptação foram fatores chave para a perpetuação dos negócios”, afirmou.

Mais informações sobre a edição de 2022, incluindo as inscrições para a ABF Franchising Week 2022, estarão disponíveis em breve no site oficial da feira.

Está pronto para finalmente encontrar a sua oportunidade de negócio no mundo das franquias? Ou se você for um franqueador, gerar mais oportunidades de negócio até mesmo a distância? Então aproveite as dicas apresentadas aqui e participe desses eventos incríveis!

Continue navegando em nosso blog para conteúdos e notícias sobre o franchising!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

Posts relacionados à

Franchising de franquias

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades