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Franchising

Datas comemorativas de 2024 no franchising: saiba como preparar sua rede

8 min de leitura Leonardo Montoya


As datas comemorativas representam oportunidades especiais para fazer negócios e lucrar ainda mais. Isto é — um bom aproveitamento da expectativa gerada por feriados pode significar um grande salto no faturamento geral da rede. Promoções especiais, produtos sazonais personalizados, marketing tematizado: tudo isso pode ser utilizado para proporcionar uma grande experiência de compra aos seus clientes já fidelizados e, mais importante, chamar novos públicos.

O ano de 2024 promete ser repleto de oportunidades e desafios no universo do franchising, e a chave para o sucesso está em estar preparado para as datas comemorativas que impulsionam o mercado. No dinâmico cenário do franchising, as celebrações específicas oferecem uma plataforma única para promover a sua rede, aumentar o engajamento dos clientes e impulsionar as vendas.

Para te ajudar a conhecer os detalhes do calendário e de algumas de suas principais datas comemorativas, a Central do Franqueado preparou este guia completo sobre as datas comemorativas do novo ano. Estratégias de marketing, vendas e como preparar sua rede de franquias para potencializar ao máximo os resultados que esses momentos possibilitam. Não perca! 

Neste artigo você verá:

Qual a importância das datas comemorativas do franchising? 

A importância dos feriados para um negócio está diretamente ligada a sua utilização no plano de marketing de uma empresa — e o cada vez mais popular marketing sazonal é uma prova disso. Esse conceito, caso você não saiba, se refere ao marketing de caráter temporário e é base de uma estratégia que visa personalizar a divulgação e produtos de acordo com o que acontece em uma determinada época do ano. 

Sabendo que as datas comemorativas necessitam de uma atenção especial, é fundamental saber lidar com as peculiaridades de cada um desses momentos para criar planos de marketing que maximizem o alcance da sua marca e consequentemente o lucro. Em datas comemorativas como o Natal ou a Páscoa, campanhas direcionadas a um público específico e que ofereçam produtos condizentes com o período são a melhor opção para aumentar o faturamento

Outro ponto que precisa ser discutido é o uso dessas datas para trabalhar questões relacionadas à gestão de estoque da rede. Isto é, ao planejar estratégias de acordo com feriados, você sabe que as vendas (e os produtos que são vendidos) variam em determinadas épocas do ano. Assim, conhecer a fundo essa relação entre produto e data de venda te ajudará também no processo de gestão de estoque e produção. 

Por último, mas não menos importante: é possível usar um bom plano de vendas ao longo do ano em função da expansão da rede. Pense no quão atrativa é uma franquia que sabe como vender o ano todo e aproveitar as principais tendências e datas?

As principais datas comemorativas e como preparar sua rede para elas

Agora que você já sabe a importância de utilizar essas datas para vender cada vez mais, vamos analisar uma a uma das mais importantes a compor nosso calendário. Mas lembre-se: mais do que estar familiarizado com as particularidades do evento, é fundamental saber relacioná-las às particularidades da sua própria marca, criando algo único e atrativo.

Páscoa

Com a Páscoa, uma data comemorativa repleta de significado, temos também o que é geralmente chamado pelo mercado de “mês do chocolate”! Nesse contexto, como é de se esperar, franquias de alimentação — especialmente as especializadas em chocolates — se destacam com novos produtos, preços e divulgações características. 

Além disso, franquias de outros segmentos também entram na onda com promoções temáticas e acabam utilizando a páscoa como forma criativa de renovar o estoque parado. 

Dia das Mães

O Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, é uma das datas comemorativas que mais movimentam o varejo brasileiro na busca por presentes. E no franchising não é diferente. Franquias de Moda e Saúde, Beleza e Bem-estar com certeza são as que mais se destacam, com roupas, perfumes e outros cosméticos e acessórios femininos. 

O dia também movimenta o setor de turismo, com filhos presenteando suas mães com viagens a partir de promoções realizadas por agências e hotéis — além, claro, do fato dos próprios filhos viajarem para encontrar a família na data. 

Não podemos esquecer dos canais digitais dessas redes, que também costumam ser temáticas durante o Dia das Mães, encantando e potencializando todo o processo de venda. Não esqueça: apesar de não ser considerado um feriado oficial, o Dia das Mães perde apenas para o Natal em impacto no mercado.

Dia dos Pais

O Dia dos Pais, da mesma forma como o Dia das Mães, recebe um foco especial durante seu mês, o que muda é o tema: de maternidade para a paternidade. Descontos, propagandas e lançamentos para vender presentes potencializam o aumento do faturamento mesmo em um mês sem grandes outras grandes datas.

Cosméticos e lojas especializadas em produtos de caráter masculino saem na frente, com muitas possibilidades de negócio interessantes. Um marketing que apele para a afetividade das relações familiares é muito bem-vindo e tende a impulsionar todo tipo de venda, independente do item.   

Dia das Crianças 

O Dia das Crianças é uma data que move o mercado de forma muito impactante. Desde o ramo alimentício, passando pelo turismo até, principalmente, lojas de entretenimento e lazer, moda, e brinquedos. Ou seja, há uma demanda e quem souber aproveitá-la com seus serviços e produtos pode dar um salto à frente da concorrência.

Para isso, o ideal é investir em um marketing chamativo, infantil e inocente, que atraia pais e filhos dos mais variados tipos. Promoções de descontos para crianças são uma boa pedida e movimentam bastante as famílias, principalmente em redes do setor alimentício, uma vez que é muito comum pais e mães levarem seus filhos para comerem fora nessa data. 

Halloween

Embora não faça parte do nosso calendário e não configure uma grande tradição para os brasileiros, o Halloween (ou o Dia das Bruxas) representa uma enorme oportunidade de negócios para qualquer franqueador que se preze. Com símbolos muito bem difundidos pelo imaginário do público — fantasmas, vampiros, monstros em geral, doces, fantasias etc. — a data comemorativa traz inúmeras possibilidades para o ramo alimentício e o de entretenimento. 

Pense em como utilizar a “spooky season” ao seu favor, investindo em um marketing característico, com muitas abóboras, aranhas e zumbis! 

Natal

Por fim, no último mês do ano chegamos a maior data do varejo brasileiro, o Natal. Conhecida por presentes, reuniões familiares e celebrações, a data comemorativa é a mais ampla quando falamos de ações de divulgação, pois todos os setores, formatos e segmentos podem se beneficiar dela. Os símbolos, como você sabe, são clássicos: o Papai Noel, as renas, o trenó, a árvore enfeitada etc.

Cabe a você desenvolver campanhas para quando esse dia chegar, as pessoas procurarem suas lojas e comprarem. Toda essa antecedência é necessária, pois é preciso garantir que seus clientes sejam atingidos e atingir isso pode levar tempo. Buscando a “humanização” do negócio e alinhando-o aos sentimentos da data comemorativa, você pode gerar um engajamento muito maior do que com o qual você está acostumado. 

Black Friday

A Black Friday é uma data importante para o franchising brasileiro. Primeiro, é uma oportunidade para as lojas franqueadas atraírem mais clientes e aumentarem as vendas. Muitas pessoas esperam o final de novembro para comprar produtos com descontos significativos, e as franquias podem aproveitar isso para oferecer promoções atrativas e aumentar seus lucros.

Além disso, a Black Friday também é uma ótima oportunidade para as franquias aumentarem sua visibilidade e construírem uma boa reputação. Ao oferecerem descontos e promoções, as franquias podem atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, o que pode ajudar a aumentar a sua base de clientes e, consequentemente, seu faturamento.

Outro aspecto importante é que a Black Friday incentiva a economia, já que muitas pessoas gastam dinheiro durante esse período, movimentando a economia e fazendo com que as franquias tenham mais chances de sucesso. Além disso, muitas franquias aproveitam a Black Friday para lançar novos produtos ou serviços, o que pode ser uma ótima oportunidade para expandir seu negócio.

Considerações finais 

Como você pode ver ao longo do texto, parte essencial de preparar sua marca para as datas comemorativas é o marketing. E o melhor? Nós podemos te ajudar a tirar o máximo de cada um dos eventos citados!

A Central do Franqueado sabe da importância de criar boas campanhas de marketing por toda a sua rede de franquias. Para isso, nosso sistema para franquias é fortalecido pelo módulo ‘Marketing’. Nele, é possível centralizar todo o marketing da sua rede ao abandonar a necessidade de utilizar diversas ferramentas. 

O módulo te dá acesso a uma ferramenta interativa que permite disponibilizar peças publicitárias customizáveis, armazenar arquivos de diversos formatos e, é claro, definir os padrões visuais da sua rede. Assim, o processo de marketing sazonal da franquia será facilitado e otimizado.

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você!

E aí, gostou do conteúdo? Então continue explorando nosso site e saiba tudo sobre franchising! Boa leitura!

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Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado


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