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Expansão

Como atrair novos candidatos para sua franquia

8 min de leitura Carlos Griebler


Mesmo em tempos de crise, o franchising continua sendo considerado uma das principais opções para quem deseja expandir seu negócio. Crescer através do modelo de franquias significa ceder o direito de uso fornecido pela empresa proprietária da marca a um investidor para que ele possa replicar em outras localidades um formato reconhecido e bem-sucedido de negócio. Porém, para isso acontecer, é necessário saber como atrair novos candidatos para sua franquia.

Em busca de te ajudar nessa missão que faz parte do grande objetivo de todo franqueador — a expansão da rede —, preparamos esse guia completo sobre como acertar em cheio na hora de buscar investidores que querem crescer com a sua marca. Para ter um projeto de expansão ativo, é necessário estabelecer métodos eficientes de captação de leads. São diversas as boas práticas que se consolidaram no mercado nos últimos anos e a Central do Franqueado vai te apresentar as melhores opções!

Neste artigo você lerá sobre:

O que significa atrair candidatos para sua franquia?

Vender unidades é o grande objetivo do modelo de franquias. O conceito do franchising envolve uma série de processos até estar pronto para começar a crescer, mas mesmo após formatar a rede, preparar manuais, treinamentos para garantir a padronização da redee preparar a Circular de Oferta de Franquias (COF), investidores não surgirão na porta de sua franquia. É preciso atraí-los a investir em sua marca, mas como fazer isso?

Bom, é importante entender as diversas alternativas para potencializar esse processo de expansão. Aqui, vamos falar especificamente das melhores formas de divulgação e metodologias para trazer esses potenciais franqueados até você.

Porém, existe uma questão que pode comprometer esse processo. Não basta encontrar pessoas dispostas a investir em sua marca, é preciso atrair os parceiros certos. Caso contrário, problemas futuros são uma certeza, tornando o processo de selecionar os melhores candidatos essencial para garantir o crescimento saudável de sua rede. 

Dessa forma, surgem diversas estratégias de divulgação para atrair o candidato ideal, aquele que irá trabalhar com afinco junto à franqueadora para atingir os objetivos da rede e da unidade em si. Apesar disso, os interessados não precisam ser exatamente iguais a você, mas um alinhamento cultural e profissional é fundamental para a relação. 

O mercado está mais competitivo do que nunca e se você acabar sendo criterioso demais, pode perder ótimas chances de expansão. Assim, se faz necessário saber balancear e adotar as melhores práticas para encontrar e selecionar os franqueados certos para sua rede. 

Para te ajudar, a Central preparou esse guia com dicas essenciais para quem deseja atrair mais franqueados para expandir rapidamente e de forma qualificada! 

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Qual a importância de um bom processo de atrair candidatos?

Vimos que redes de franquias de todos os portes e segmentos enfrentam o mesmo desafio: manter o processo de expansão ativo e saudável encontrando os candidatos certos. A busca por investidores interessados é constante, mas atrair novos candidatos para a franquia nem sempre é uma atividade simples.

A concorrência é alta. É preciso lembrar de que a sua franquia deve se destacar em um mercado de quase 3 mil redes, como aponta a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Muitas delas atuam no mesmo segmento e na mesma faixa de investimento que a sua marca. Portanto, é importante lançar mão de diferentes estratégias para atrair candidatos. Afinal de contas, quanto mais candidatos, mais chances de fechar novos negócios.

Então, apesar de ser natural que marcas mais conhecidas chamem mais a atenção dos candidatos a franqueados, seja por inspirarem mais credibilidade, seja por serem as primeiras a surgirem na lembrança de investidores, é preciso trabalhar para atingir esse patamar onde a rede consegue manter um interesse constante. Assim, o primeiro passo para atrair novos candidatos é tornar sua franquia conhecida no mercado.

Porém antes de conhecer os diferentes canais para atingir esse objetivo, existe uma série de vantagens em estabelecer e qualificar um bom processo de atração de candidatos. Confira abaixo!

Ruídos na comunicação

Ruídos na comunicação interna de uma rede de franquias podem fadá-la ao fracasso. Por isso, é essencial que os elementos de uma rede possuam um bom relacionamento, com uma comunicação clara e honesta. Porém, isso só é possível se tanto franqueador quanto franqueado tiverem um alinhamento cultural que os permita trabalhar em equipe. Ou seja, exemplifica um dos problemas que fomenta a busca pelos candidatos ideais.

Ajuda os potenciais franqueados

Quando decidem investir em uma franquia, as pessoas começam a buscar por oportunidades. Nesse momento, é necessário que elas encontrem algum tipo de filtro que as faça não perder tempo. Sabendo que ela não é a candidata ideal para aquela rede de franquias, seja por experiência ou perfil empreendedor, ela poderá continuar sua busca sem perder seu tempo em algo que não deve dar certo. 

Qualifica a reputação da rede

Uma franquia que possui a fama de ser mais rigorosa no mercado de franchising, geralmente tem uma boa reputação. Afinal, esse filtro existe para filtrar a grande quantidade de interessados em trabalhar com a marca. Assim, se você tem um processo onde consegue recrutar e selecionar bons franqueados para sua rede, mais pessoas se interessarão na boa administração de rede que sua franquia parece ter, o que cria uma reputação interessante e saudável.

O resultado é no bolso

Em paralelo com o benefício anterior, esse maior sucesso é diretamente resultante num maior lucro. Ou seja, recrutando e selecionando bons franqueados que vão contribuir para o crescimento da sua rede, o aumento na produtividade e no faturamento é geral.

Como atrair novos candidatos para sua rede da melhor forma

Como você está captando candidatos hoje? Se sua franquia conta com apenas uma forma de captação de leads, seus resultados certamente estão muito aquém do que poderiam estar caso fosse adotada uma estratégia mais abrangente. Vamos melhorar esse cenário com as dicas apresentadas abaixo? Confira!

Defina sua persona ideal

Lembra do que falamos sobre vender para a pessoa errada? Para evitar problemas como esse, entenda para quem você quer vender. A definição de uma persona é essencial para direcionar esforços que realmente tragam resultados. Crie essa persona, suas preferências, os seus canais mais usados. Assim, atingir e atrair franqueados será muito mais fácil.

Com isso, você consegue otimizar planos de marketing e evitar desperdício de recursos. Afinal, você estará anunciando sua marca para quem realmente pode ter interesse em virar seu franqueado.

Relacionamento com franqueados

Uma máxima do marketing é a de que clientes satisfeitos são a melhor propaganda. No franchising, o “boca a boca” também pode ser valioso. Procurar outros franqueados da marca para conversar sobre a franquia é um dos passos básicos dos investidores no processo de pesquisa, e a opinião desses franqueados sobre o negócio pode ser crucial na decisão do candidato.

Além disso, uma boa relação com a rede de franquias também pode render à franqueadora premiações que ajudam a marca a se destacar no mercado, como o Selo de Excelência em Franchising da ABF, concedido com base na opinião de franqueados. 

Portanto, o relacionamento da franqueadora com os franqueados faz a diferença não só para manter esse investidor na rede, mas também para atrair a atenção de novos candidatos para a franquia. Ao pensar na expansão, não se esqueça de assegurar um bom suporte e uma boa comunicação interna.

Site para franquias

Um dos canais mais usados por redes de franquias, são os sites. Nele, a principal forma de captar leads é por meio de um formulário de cadastro para interessados no site da franquia, a famosa página de “seja um franqueado“. Portanto, se decidir por desenvolver um site para sua rede ou otimizar um já existente, comece caprichando nessa parte. 

Você pode investir em botões chamativos que direcionam os visitantes ao formulário. Aposte em pop-ups de captação e insira o formulário em um local bem visível. Lembre-se: ninguém vai preencher o formulário se não for possível encontrá-lo. Depois, a equipe comercial vai entrar em contato? O interessado vai receber mais informações por e-mail? Esclarecer essa informação pode deixar o visitante mais tranquilo quanto aos próximos passos.

Também não exagere na quantidade de dados a serem preenchidos neste primeiro momento. Pedir dados demais ou muito sensíveis (como documentos, por exemplo), pode afastar os leads. 

Feiras de franquias

Com o avanço da vacinação, as feiras de franquias estão retornando ao modelo presencial e continuam sendo um ótimo lugar para atrair franqueados. São milhares de empreendedores e empresários nesse tipo de evento, buscando saber mais sobre o mercado de franquias. Prepare sua equipe de marketing, melhores vendedores e parta já para as principais feiras de franquias! 

Otimize seu storytelling

Você sabia que contar histórias pode atrair mais franqueados para sua rede? Essa é a proposta do storytelling! Ele é um recurso utilizado para criar uma conexão com seu público-alvo, tornando a marca mais próxima da pessoa e mostrando valores que potencializam o processo de venda. Em franquias, é um ótimo recurso para a expansão da sua rede, atraindo cada vez mais interessados!

Mas, você pode estar se perguntando como isso funciona. Um bom exemplo são as campanhas natalinas da rede de supermercados Zaffari. Essa “humanização” do negócio – através das estratégias de storytelling, eficientes em gerar conexões, contam histórias e, mesmo que não necessariamente vendam produtos, geram um engajamento que potencializa essa venda.

Com um bom storytelling você vai persuadir, emocionar, conectar e, como consequência, atrair franqueados.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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