211 bilhões em 2022: mercado de franquias excede expectativas e já supera pré-pandemia
3 min de leitura Carlos Griebler
Em novo relatório de desempenho apresentado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), os dados referentes ao faturamento do mercado de franquias no quarto trimestre de 2022 apontaram um faturamento de R$ 63.800 bilhões no período, um crescimento de quase 13% comparado ao último trimestre de 2021.
No ano, o setor não apenas se recuperou plenamente do período pandêmico como o superou, com o franchising brasileiro crescendo 14,3% em 2022 e faturamento recorde de R$ 211 bilhões. Em número de unidades, o mercado de franquias cresceu 7,8% em 2022, totalizando mais de 184,3 mil unidades.
Diante do resultado, o novo presidente da ABF, Tom Moreira Leite celebrou o marco.
“Nós atingimos um marco super importante. O franchising como indústria rompe a casa de faturamento de R$210 bilhões pela primeira vez. Ao longo do ano nós já assistíamos um movimento forte de recuperação “, disse Tom.
Abaixo, você pode conferir a tabela completa com o faturamento anual por segmento, além de uma comparação com o ano de 2021 e a variação no número de unidades em funcionamento.
Ainda no assunto segmentos, o relatório destaca novamente a resiliência do setor e a capacidade de superar adversidades. Para isso, a ABF destaca 3 segmentos — os já citados Hotelaria e Turismo e Food Service, além do de Saúde, Beleza e Bem-estar — e tenta explicar as razões para esse sucesso.
No de Hotelaria e Turismo, a associação também cita a retomada de viagens sem restrições, mas também destaca o aumento no ticket médio das passagens aéreas como fator relevante. No setor de Saúde, Beleza e Bem-estar, a ABF traz mudanças de hábitos do consumidor, uma maior profissionalização do setor (vendas on-line, crm etc) e o fato do setor estar em alta no pós-pandemia, com novos investidores interessados. Por fim, a alta no segmento de Alimentação Food Service se dá graças a retomada dos pontos físicos, o sucesso do delivery e a alta do ticket médio devido a inflação.
O delivery, inclusive, se consolidou com força total na pandemia. Em decorrência das limitações sanitárias, sua popularização, que já era inevitável antes da COVID-19, foi potencializada pelo distanciamento social. Inclusive, o delivery já ultrapassou a barreira do segmento de alimentação, sendo adotado por muitas empresas como uma boa solução de comercialização.
MARCAS BATEM RECORDE
Além disso, o mercado brasileiro de franquias superou outra marca importante: 3000 marcas em atividade, com uma média de 60 unidades por rede. Junto à quantidade de marcas, também o número de unidades aponta uma importante retomada da trajetória de
desenvolvimento do setor, iniciada ainda em 2021 com as primeiras estratégias de superação.
Ainda, a pesquisa da Associação Brasileira de Franchising revelou que o número de empregos gerados no franchising foi de 1.589.276 em 2022, um salto de de mais de 17% em relação aos 1.342.618 registrados em 2019, ainda no período pré-pandemia. Dessa forma, cada unidade de franquia gera, em média, 9 empregos diretos.
PROJEÇÕES PARA 2023
Como vimos, o franchising brasileiro se mostrou resiliente e flexível, com números recentes apontando para uma recuperação financeira imediata no pós-pandemia. Para 2023, a ABF projeta crescimento do faturamento entre 9,5% e 12%. Mas atenção, se o crescimento do setor de franquias continuar a surpreender até mesmo aos mais otimistas, o resultado final pode ser ainda mais positivo.
Por fim, a ABF também divulgou o novo ranking de quais são as 50 maiores franquias do Brasil — e a Central do Franqueado preparou um conteúdo completo sobre o assunto. Clique e conheça as 50 maiores redes de franquias do cenário brasileiro!
Se deseja ver o sucesso do modelo com os próprios olhos, você pode encontrar uma franquia certa para você em nosso Portal de Franquias.
Para mais dados e informações sobre o franchising, acesse nossa seção de notícias sobre o mercado de franquias.
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Novidades do franchising
- Franquias Baratas do Brasil em 2024: as oportunidades que impulsionam o mercado de franquias
- Franquias de sucesso: as oportunidades que impulsionam o mercado de franquias em 2023
- Franquias mais rentáveis em 2024: as oportunidades que impulsionam o mercado de franquias
- Melhores Franquias do Brasil em 2024: as empresas que impulsionaram o mercado de franquias
- Mudanças em 2022: veja quais são as novas 50 maiores franquias do Brasil
- Franquias de bebidas crescem 39,4% e são a principal tendência do setor; saiba como funciona
Transforme a gestão da sua franquia com um único sistema
Preencha o formulário e solicite uma demonstração gratuita
Posts relacionados à