Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Notícias

Mercado de franquias gera mais de 1 milhão de empregos em meio à pandemia

1 min de leitura Filipe Pacheco


O mercado de franquias registrou um total de 1,25 milhão de postos de trabalho em 2020, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O número representa 3,12% do total de empregos formais no Brasil, que é de 40,3 milhões. 

Apesar de o número de empregos no franchising em 2020 ser menor que em 2019, o dado ainda mostra o quão importante é o franchising para a economia. No ano de 2020, a taxa de desemprego atingiu os 13,5%, com um total de 13,4 milhões de desempregados

Enquanto isso, o mercado de franquias, além de se apresentar como uma alternativa a desempregados para iniciar seu empreendimento, ainda emprega mais de 1 milhão de pessoas. Apesar dos efeitos da pandemia, o mercado manteve sua consolidação, continuando no patamar dos anos anteriores ao pré-pandêmico. 

Nos últimos 5 anos, o franchising manteve a criação de postos de trabalho acima da casa de 1 milhão de empregos. Em 2019, foram 1,3 milhões, crescendo pelo quarto ano consecutivo. Apenas no ano passado é que houve a retração, reflexo dos efeitos econômicos da pandemia. 

A queda no número total de empregos no Brasil foi de 7,8% em relação a 2019. Somente dentro do mercado de franquias, a queda foi de 7,3%, representando 0,5 pontos percentuais a menos de retração. Ou seja, apesar de ter sido afetado pela crise, o franchising obteve um menor impacto. 

Sendo assim, além de desempenhar um papel muito importante na economia do Brasil, o franchising ainda atua de forma duplicada para ajudar o número de desempregados no país. Além dos empregos formais, o setor apresenta as opções para empreender como uma alternativa de renda e uma segunda via como carreira. 

A atuação das franquias auxilia na composição econômica do país e ajuda a fortalecer o empreendedorismo brasileiro. Portanto, mesmo com retração no número de empregos gerados no setor, seu impacto continua significativamente positivo na economia. 

Se quer encontrar uma franquia certa para você e começar a empreender com o próprio negócio, confira nosso Portal de Franquias e conheça as melhores redes do país.

Author Avatar
Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Notícias