Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Notícias

Cidades do interior registram grande crescimento no mercado de franquias

1 min de leitura Carlos Griebler


Uma pesquisa da ABF revelou que, das 11 cidades que mais cresceram no cenário do franchising, apenas 4 não se tratavam de cidades do interior, o que demonstra um movimento de interiorização do mercado em busca de menores investimentos e competitividade. 

Em 2014, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising, 43,6% das franquias do Brasil estavam localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes. Recentemente, esse número chegou aos 48,2%, representando uma tendência de crescimento do setor em cidades pequenas.

Em entrevista ao O Globo, o presidente da rede espanhola de depilação Não+Pelo, José Rocco, afirmou que “desde o início da pandemia, muitas pessoas se mudaram para locais menores, e elas buscam as marcas que conhecem das grandes cidades. Hoje, o foco é 100% interior.”

Apesar de o estado de São Paulo concentrar quase 70% das unidades franqueadas do país, fatores como menores custos de aluguel, marketing e mão de obra, em comparação com as capitais, atraem os investidores e empreendimentos para o interior do Brasil. Com o mercado cada vez mais competitivo nos grandes polos econômicos, o baixo índice de concorrência nas cidades menores também chamam a atenção do público empreendedor.

O número de shopping centers fora dos grandes centros também contribui para esse aumento. Cerca de 63% dos centros comerciais inaugurados desde 2019 — ainda em um período pré-pandemia — estão localizados fora das regiões metropolitanas do país.

Nesse sentido, os números de uma pesquisa realizada pela consultoria IPC Marketing também comprovam esse movimento. No período entre 2015 e 2020, o consumo nas 50 maiores cidades avançou quase 15%, já nos outros 5.520 municípios do país esse número atingiu um número ainda maior, com cerca de 23%.

Se você mora no interior ou vê com bons olhos o investimento em um cenário de baixo custo e concorrência, conheça as principais franquias para cidades pequenas!

Para mais artigos e notícias do mundo do franchising, continue navegando no site da Central do Franqueado.

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Notícias

Checklist: Avaliação de Franquia