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Franquias para cidades pequenas: vantagens e melhores opções para investir

Destaques em Conheça as melhores franquias para cidades pequenas do mercado

ÓPTICA CENTER
MAGNÓLIA PAPELARIA
AHAM! FORNERIA
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 205 mil a

R$ 400 mil

Retorno:

22 a 30 meses

Taxa:

R$ 50 mil

KAZ - PERMUTA
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 41 mil a

R$ 58 mil

Retorno:

9 a 12 meses

Taxa:

R$ 16 mil

THE TACO SHOP
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 140 mil a

R$ 350 mil

Retorno:

18 a 24 meses

Taxa:

R$ 40 mil

ACQIO
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 12 mil

Retorno:

3 a 6 meses

Taxa:

R$ 8 mil

ESTÚDIO DÉVELOPPÉ
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 14.95 mil

Retorno:

6 a 12 meses

Taxa:

R$ 25 mil

YOGOBERRY
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 200 mil

Retorno:

12 a 18 meses

Taxa:

R$ 30 mil

CHICKEN-IN
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 70 mil a

R$ 150 mil

Retorno:

18 a 24 meses

Taxa:

R$ 30 mil

BELLA GULA
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 350 mil a

R$ 690 mil

Retorno:

24 a 36 meses

Taxa:

R$ 50 mil

NOHA SHOES
Segmento:

Roupas

Investimento:

R$ 350 mil

Retorno:

18 a 36 meses

Taxa:

R$ 50 mil

STUDIO MEUS CILIOS
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 14 mil a

R$ 44 mil

Retorno:

8 a 12 meses

Taxa:

R$ 15 mil

ODONTIC
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 150 mil a

R$ 800 mil

Retorno:

24 meses

Taxa:

R$ 50 mil

V4 COMPANY
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 70 mil a

R$ 350 mil

Retorno:

8 a 18 meses

Taxa:

R$ 10 mil

CALZOON
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 162.5 mil a

R$ 206 mil

Retorno:

24 meses

Taxa:

R$ 40 mil

MESTRE DO FRANGO
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 60 mil

Retorno:

9 a 16 meses

Taxa:

R$ 15 mil

WINK
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 140 mil

Retorno:

30 meses

Taxa:

R$ 70 mil

ÓPTICA CENTER
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 150 mil

Retorno:

12 meses

Taxa:

R$ 40 mil

FRANQUIAS DO FUTURO
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 9 mil a

R$ 16.9 mil

Retorno:

12 a 24 meses

Taxa:

R$ 9 mil

A SAVECASH
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 100 a

R$ 200

Retorno:

1 a 17 meses

Taxa:

R$ 100 a R$ 9 milhões

CHOPP BRAHMA
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 160 mil

Retorno:

12 a 36 meses

Taxa:

R$ 30 mil

FACTA EMPRÉSTIMOS
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 130 mil

Retorno:

9 a 10 meses

Taxa:

R$ 70 mil

MAGNÓLIA PAPELARIA
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 130 mil

Retorno:

18 a 24 meses

Taxa:

R$ 35 mil

PROSPECTA OBRAS
Segmento:

Casa e Construção

Investimento:

R$ 50 mil

Retorno:

7 meses

Taxa:

R$ 50 mil

REDE BRASIL ALUGUEL DE VEÍCULOS
Segmento:

Serviços Automotivos

Investimento:

R$ 400 mil a

R$ 4 milhões

Retorno:

24 meses

Taxa:

R$ 28 mil a R$ 93 mil

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Top 5 Conheça as melhores franquias para cidades pequenas do mercado

NomeSegmentoInvestimentoRetorno do InvestimentoTaxa da Franquia
AHAM! FORNERIAAlimentaçãoR$ 205.000,00 a R$ 400.000,0022 a 30 meses R$ 50.000,00
KAZ - PERMUTAServiços e Outros NegóciosR$ 41.000,00 a R$ 58.000,009 a 12 meses R$ 16.000,00
THE TACO SHOPAlimentaçãoR$ 140.000,00 a R$ 350.000,0018 a 24 meses R$ 40.000,00
ACQIOServiços e Outros NegóciosR$ 12.000,003 a 6 meses R$ 8.000,00
ESTÚDIO DÉVELOPPÉSaúde, Beleza e Bem-estarR$ 14.950,006 a 12 meses R$ 25.000,00

Mora no interior, está interessado ser dono do próprio negócio aí mesmo na sua cidade, mas não sabe onde investir? Então confira o conteúdo que a Central do Franqueado preparou com dicas sobre as melhores franquias para cidades pequenas.

A expansão das redes de franquia é um fenômeno que vem crescendo durante décadas no Brasil. As facilidades do franchising, que oferece ao empreendedor um modelo de negócio já estruturado, com direito a treinamento, know-how e suporte, têm atraído cada vez mais investidores.

Nos últimos anos, este movimento se tornou intenso também em cidades menores. Atualmente já é possível abrir grandes franquias em cidades pequenas e ter grande rentabilidade.

Além de uma concorrência menor, o marketing e o impacto de novidade em cidades pequenas tende a ser mais efetivo quando comparado a cidades grandes. 

Para ajudar você a escolher a melhor opção de negócio, nós preparamos este conteúdo com algumas dicas. Se você mora em um município com até 100 mil habitantes, confira algumas sugestões de franquias para investir acima e algumas recomendações para este mercado. 

O que são cidades pequenas?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística classifica como pequeno ou médio-pequeno os centros urbanos com até 100 mil habitantes.

Conforme o IBGE, estas cidades com até 100 mil moradores representam 94,3% dos 5570 municípios brasileiros – apenas 317 alcançam a marca dos seis dígitos. Nelas, estão concentradas 89,6 milhões de pessoas (43% da população brasileira).

Em 2014, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising, 43,6% das franquias que atuam no Brasil estavam localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes.

O número pulou para 44,4% em 2015 e 48,2% em 2016.. Ou seja, as redes estabelecidas em cidades menores já são praticamente a metade do total.

Fonte: ABF

Com base nestas informações, em relação aos municípios pequenos, o que se pode afirmar é que pelo menos 1.900 estão sendo atendidos por alguma rede franqueada. Com certeza, um número muito significativo.

A migração de mais redes de franquia para o interior acompanha também o movimento dos shoppings. De acordo com censo da Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce) de 2017-2018, 46% destes centros comerciais estão localizados em capitais brasileiras.

Os dados revelam, também, que 75% dos shoppings inaugurados em 2017 estão concentrados no interior ou em regiões metropolitanas, o que aponta uma tendência de interiorização do setor.

Por que investir em cidades pequenas?

Dentre os fatores que atraem os empreendimentos para o interior estão os baixos custos de aluguel, marketing e mão de obra, em comparação com as capitais. Outro fator é o alto potencial de compra das pessoas que moram fora dos grandes centros urbanos.

Um levantamento realizado pelo Sebrae, em 2014, mostrou que aproximadamente 40% do consumo realizado no país ocorre fora das capitais e regiões metropolitanas. Ou seja, R$4 em cada R$10 é gasto no interior.

Outra oportunidade é o baixo índice de concorrência nas cidades menores. De acordo com dados da ABF, 75% das marcas associadas à instituição estão nas capitais e regiões metropolitanas. Somente 25% operam em cidades do interior. Ou seja, apenas uma em cada quatro franquias atende municípios menores.

3 dicas para não errar ao abrir sua franquia em cidades pequenas

Conheça as demandas da cidade

Um negócio não consegue se firmar sem uma demanda que o sustente. Para começar um negócio é preciso descobrir não apenas o que está faltando em sua cidade, mas também se a maioria das pessoas sente falta de algo do tipo para atender suas necessidades. 

Destaque-se

Construir um negócio em uma cidade pequena pode significar conhecer seus clientes de perto. Portanto, use isso a ser favor e tenha um atendimento personalizado ou promoções exclusivas. Invista em trazer para perto seu cliente. Produtos de qualidade e preços acessíveis também são ótimas opções.

Escolha um local estratégico

Abrir seu negócio em um ponto estratégico é um elemento fundamental para conseguir ter uma boa margem de lucro nos primeiros meses. Um local com um grande fluxo de pessoas ajuda a dar maior visibilidade ao negócio novo. Geralmente, em cidades menores, o Centro acaba sendo o lugar com mais movimento e portanto mais indicado.

A proximidade do franqueado com o seu negócio também é uma vantagem. Em municípios menores, o deslocamento entre a residência e o trabalho costuma ser mais curto. Isso acaba fazendo com que sobre mais tempo para que o empreendedor se dedique ao trabalho. O relacionamento aproximado com o público-alvo também pode (e deve) ser explorado.

Uma das tendências vistas nos últimos anos em cidades pequenas são os modelos store in store. Trata-se de pequenas lojas montadas dentro de uma loja maior. Elas têm custos operacionais baixos quando comparadas a outros modelos.

Isso mostra um mercado gigantesco a ser explorado por marcas que já dominaram as capitais ou querem se expandir para locais com uma concorrência menor. 

Quais precauções tomar antes de investir?

Apesar dos apontamentos positivos, é preciso tomar algumas precauções antes de aplicar seu dinheiro..

A primeira delas diz respeito às pesquisas de mercado e geomarketing, que estipularão a viabilidade do negócio. Por mais que a marca seja reconhecida, é imprescindível a realização desses estudos. Afinal de contas, como já comentamos, a unidade só terá sucesso se o público local necessitar do produto que ela irá oferecer.

Muitas franquias possuem métricas específicas do público necessário para viabilização do negócio. Elas podem variar entre si, e depender do operacional da unidade a ser instalada.

Outra questão importante é avaliar se a região disponibiliza mão de obra especializada para trabalhar na empresa.

Para facilitar a comunicação entre a rede e otimizar o contato da franquia no interior com a matriz na capital, especialistas recomendam a adoção de um sistema robusto para comunicação em rede. Plataformas completas, como a Central do Franqueado, facilitam o suporte, os treinamentos e compras à distância.

Gostou do nosso conteúdo sobre as melhores franquias para cidades pequenas? Então fique de olho no nosso blog e descubra todas as informações sobre o mundo do franchising.