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Franquias para cidades pequenas: vantagens e melhores opções para investir

Destaques em Conheça as melhores franquias para cidades pequenas!

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#1 LAVANDERIA
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KEKALA
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MOTRIZ - ESCOLA DO MOVIMENTO
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STUDIO MEUS CÍLIOS
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YOGOBERRY
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BTT BURGER E JOSE'S PIZZARIA
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 254 mil

Retorno:

18 a 24 meses

Taxa:

R$ 40 mil

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BIOFLORA SUPLEMENTOS NATURAIS
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 11.99 mil a

R$ 41.99 mil

Retorno:

4 a 6 meses

Taxa:

R$ 4.99 mil a R$ 19.99 mil

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COCONUT
Segmento:

Roupas

Investimento:

R$ 217 mil a

R$ 270 mil

Retorno:

23 a 29 meses

Taxa:

R$ 40 mil

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CROSS EXPERIENCE
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 94 mil a

R$ 120 mil

Retorno:

12 a 18 meses

Taxa:

R$ 15 mil

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CUATTRORH
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 4 mil

Retorno:

3 a 6 meses

Taxa:

R$ 5 mil

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LITTLE KUPPERS PIE SHOP
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 350 mil a

R$ 499.998 mil

Retorno:

30 a 36 meses

Taxa:

R$ 80 mil

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PANOBIANCO ACADEMIA
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 3 milhões a

R$ 1 mil

Taxa:

R$ 400 mil

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HYPERLOCAL
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 25 mil

Retorno:

7 a 9 meses

Taxa:

R$ 25 mil

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CHURRASQUEIRO PROFISSIONAL
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 34.95 mil

Retorno:

4 a 10 meses

Taxa:

R$ 11 mil

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MOTRIZ - ESCOLA DO MOVIMENTO
Segmento:

Serviços Educacionais

Investimento:

R$ 150 mil a

R$ 235 mil

Retorno:

12 a 18 meses

Taxa:

R$ 80 mil

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IP SCHOOL - INGLÊS PARTICULAR
Segmento:

Serviços Educacionais

Investimento:

R$ 45 mil a

R$ 149 mil

Retorno:

10 a 15 meses

Taxa:

R$ 40 mil

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FICHIPS FOOD
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 109 mil a

R$ 254 mil

Retorno:

12 a 18 meses

Taxa:

R$ 50 mil

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AMADOS COOKIES
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 150 mil a

R$ 200 mil

Retorno:

24 a 36 meses

Taxa:

R$ 45 mil

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CRIATIVANDO DECOR
Segmento:

Casa e Construção

Investimento:

R$ 90 mil a

R$ 200 mil

Taxa:

R$ 40 mil

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GIRA GIRAFA
Segmento:

Roupas

Investimento:

R$ 220.803 mil a

R$ 309.902 mil

Retorno:

15 a 16 meses

Taxa:

R$ 40 mil

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CONQUISTE-SE - EMAGRECIMENTO
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 15.5 mil a

R$ 15.5 mil

Retorno:

3 a 8 meses

Taxa:

R$ 15 mil a R$ 15 mil

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FITLAND
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 189.9 mil

Retorno:

18 a 30 meses

Taxa:

R$ 59 mil

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BELLA GULA
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 350 mil a

R$ 690 mil

Retorno:

24 a 36 meses

Taxa:

R$ 50 mil

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SLEEP HOUSE COLCHÕES
Segmento:

Casa e Construção

Investimento:

R$ 150 mil a

R$ 350 mil

Retorno:

18 a 24 meses

Taxa:

R$ 40 mil

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CUTELARIA D'AVILA
Segmento:

Casa e Construção

Investimento:

R$ 100 mil a

R$ 150 mil

Retorno:

13 meses

Taxa:

R$ 20 mil

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DI NÁPOLI PREMIUM
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 186 mil a

R$ 209 mil

Retorno:

18 a 30 meses

Taxa:

R$ 54 mil

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SFERO ENERGIA SOLAR
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 20 mil a

R$ 85 mil

Retorno:

4 a 13 meses

Taxa:

R$ 15 mil a R$ 30 mil

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4 CHARGE
Segmento:

Comunicação, Informática e Eletrônicos

Investimento:

R$ 14.9 mil

Retorno:

2 meses

Taxa:

R$ 14.9 mil a R$ 16.9 mil

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PRÓ SAÚDE
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 103 mil a

R$ 156 mil

Retorno:

12 a 23 meses

Taxa:

R$ 34.998 mil

Top 5 Conheça as melhores franquias para cidades pequenas!

NomeSegmentoInvestimentoRetorno do InvestimentoTaxa da Franquia
BTT BURGER E JOSE'S PIZZARIAAlimentaçãoR$ 254.000,0018 a 24 meses R$ 40.000,00
BIOFLORA SUPLEMENTOS NATURAISSaúde, Beleza e Bem-estarR$ 11.990,00 a a R$ 41.990,004 a 6 meses R$ 4.990,00 a R$ 19.990,00
COCONUTRoupasR$ 217.000,00 a a R$ 270.000,0023 a 29 meses R$ 40.000,00
CROSS EXPERIENCESaúde, Beleza e Bem-estarR$ 94.000,00 a a R$ 120.000,0012 a 18 meses R$ 15.000,00
CUATTRORHServiços e Outros NegóciosR$ 4.000,003 a 6 meses R$ 5.000,00

Você mora no interior, está interessado em ser dono do próprio negócio aí mesmo na sua cidade, mas ainda não sabe onde investir? Então veja este guia que a Central do Franqueado preparou com dicas sobre as melhores franquias para cidades pequenas!

A expansão das redes de franquia é um fenômeno que vem crescendo há décadas no Brasil. As facilidades do franchising, que oferece ao empreendedor um modelo de negócio já estruturado, com direito a treinamento, orientação e suporte, têm atraído cada vez mais investidores nos mais diversos formatos e segmentos.

Todavia, é um engano pensar que esse crescimento se restringe às grandes cidades. Afinal, nos últimos anos, este movimento se tornou intenso também em fora das capitais e regiões metropolitanas.

Com isso, atualmente já é possível abrir grandes franquias em cidades pequenas, fugindo da competição e altos custos e ainda assim obter grande rentabilidade. Tendo em vista o mercado cada vez mais competitivo nos grandes polos econômicos, o baixo índice de concorrência nas cidades menores também chamam a atenção do público empreendedor. Ainda, além de uma concorrência menor, o marketing e o impacto de novidades em cidades pequenas tende a ser mais efetivo quando comparado a cidades grandes. 

CRESCIMENTO NO INTERIOR

Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Franchising revelou que, das 11 cidades que mais cresceram no cenário do franchising, apenas 4 não se tratavam de cidades do interior. Naturalmente, isso demonstra um movimento de interiorização do mercado de franquias em busca de menores investimentos e competitividade. 

Apesar de o estado de São Paulo concentrar quase 70% das unidades franqueadas do país, fatores como menores custos de aluguel, marketing e mão de obra, em comparação com as capitais, atraem os investidores e empreendimentos para o interior do Brasil.

Se você mora no interior ou vê com bons olhos o investimento em um cenário de baixo custo e concorrência, preparamos algumas sugestões de franquias para investir acima e algumas recomendações para este mercado. Não perca!

O QUE SÃO CIDADES PEQUENAS?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística classifica como pequeno ou médio-pequeno os centros urbanos com até 100 mil habitantes. Conforme o IBGE, estas cidades com até 100 mil moradores representam 94,3% dos 5570 municípios brasileiros —  apenas 317 alcançam a marca dos seis dígitos. Nelas, estão concentradas 89,6 milhões de pessoas (43% da população brasileira).

Em 2014, outro levantamento da segundo levantamento da ABF mostra que 43,6% das franquias do Brasil estavam localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes. Recentemente, o número chegou aos 48,2%, também representando uma tendência de crescimento do setor em cidades pequenas.

Com base nessas informações, em relação aos municípios pequenos, o que se pode afirmar é que pelo menos 1.900 estão sendo atendidos por alguma rede franqueada. Com certeza, um número muito significativo.

O número de shopping centers fora dos grandes centros também contribui para esse aumento. Cerca de 63% dos centros comerciais inaugurados desde 2019 — ainda em um período pré-pandemia — estão localizados fora das regiões metropolitanas do país e apontam uma tendência de interiorização do setor.

POR QUE INVESTIR EM CIDADES PEQUENAS?

Como vimos, as principais razões por trás desse crescimento do investimento em cidades pequenas e que atraem os empreendimentos para o interior são os custos menores em aluguel, marketing e mão de obra se comparados com as capitais. 

Outro fator é o alto potencial de compra das pessoas que moram fora dos grandes centros urbanos. Um levantamento realizado pelo Sebrae, em 2014, mostrou que aproximadamente 40% do consumo realizado no país ocorre fora das capitais e regiões metropolitanas. Ou seja, R$4 em cada R$10 é gasto no interior.

Mais uma oportunidade é o baixo índice de concorrência nas cidades menores. De acordo com dados da ABF, 75% das marcas associadas à instituição estão nas capitais e regiões metropolitanas, com somente 25% operando em cidades do interior. Ou seja, apenas uma em cada quatro franquias atende municípios menores.

Por fim, falando mais especificamente do franchising e suas possibilidades, lembramos que o modelo de franquias oferece opções muito vantajosas para empreendedores dos mais variados perfis, pois abrangem todos os segmentos de mercado. Com isso, o interessado pode entrar em contato com a rede e participar de um processo de seleção. Ao fechar o contrato e investir, estará gerindo uma unidade de uma marca respeitada e de sucesso. 

Com isso, ao invés de começar do zero em tempos de instabilidade financeira, o investimento em uma franquia de sucesso se torna muito mais certeiro para um empreendedor muitas vezes jovem, inexperiente ou apenas receoso em abrir o próprio negócio. Dessa forma, se está interessado em ser dono do próprio negócio em uma pequena cidade, começar com uma marca reconhecida é um ótimo caminho.

3 DICAS PARA NÃO ERRAR AO ABRIR SUA FRANQUIA EM CIDADES PEQUENAS

Agora que você já sabe as razões por trás de quem pensa em abrir uma franquia em cidades pequenas, podemos continuar nosso guia para realizar o seu sonho de ter o próprio empreendimento. Então, assim como em qualquer negócio, cidade ou empreitada, erros podem ser evitados para facilitar o caminho do empreendedor.

Para te ajudar, a Central do Franqueado preparou algumas dicas para garantir o sucesso da sua jornada como franqueado em pequenas cidades do Brasil. Confira!

CONHEÇA AS DEMANDAS DA CIDADE

Um ponto de atenção importante na hora de começar a pensar um negócio é a pesquisa de mercado. Afinal, um negócio não consegue se firmar sem uma demanda que o sustente. Por isso, para considerar uma franquia em uma cidade, independentemente do seu tamanho, é preciso descobrir não apenas o que está faltando na região, mas também se a maioria das pessoas sente falta de algo para atender suas necessidades. 

Uma pesquisa de mercado para abrir franquia vai oferecer informações importantes sobre seu mercado, seu público e a concorrência. Então, se você quiser descobrir se a sua cidade está pronta para receber o negócio dos seus sonhos, pode conferir nosso guia completo sobre como fazer pesquisa de mercado para abrir uma franquia.

DESTAQUE-SE

Construir um negócio em uma cidade pequena pode significar conhecer seus clientes de perto. Portanto, use isso a seu favor e tenha um atendimento personalizado e promoções exclusivas. Produtos de qualidade e preços acessíveis também são ótimas opções.

Quando o atendimento personalizado é oferecido, seu negócio naturalmente se destaca dentre os tantos outros que ainda não utilizam dessa metodologia. Clientes modernos procuram por uma experiência completa, e isso vai desde a procura pelo serviço até o atendimento pós-venda. Dessa forma, fornecendo serviços feitos sob medida e criando essa rede de diálogo com seu cliente, você resolverá os problemas de seu público enquanto constrói relacionamentos.

ESCOLHA UM LOCAL ESTRATÉGICO

Mesmo em uma cidade pequena, garantir a melhor escolha do ponto comercial de uma nova unidade franqueada é essencial para o sucesso. O motivo? É apenas analisando formatos e regiões de maior crescimento e sucesso que você conseguirá atingir o público certo e na maior quantidade possível.

Ou seja, o ponto comercial ideal deve preencher uma série de requisitos para promover o sucesso da empreitada. Seja de acordo com o estabelecido pela franqueadora ou pelo bom senso, geralmente é importante que o ponto garanta um o fácil acesso aos pedestres, estacionamento, boa visibilidade para exposição da marca, grande fluxo de pessoas, concorrentes no entorno e segurança. 

Assim, abrir seu negócio em um ponto estratégico é um elemento fundamental para conseguir ter uma boa margem de lucro nos primeiros meses. Geralmente, em municípios menores, o centro da cidade acaba sendo o lugar com mais movimento e portanto mais indicado. Afinal, um local com um grande fluxo de pessoas ajuda a dar maior visibilidade ao novo negócio. 

A proximidade do franqueado com o seu negócio também é uma vantagem. Em municípios menores, o deslocamento entre a residência e o trabalho costuma ser mais curto. Isso acaba fazendo com que haja mais tempo para que o empreendedor se dedique ao trabalho. O relacionamento aproximado com o público-alvo também pode (e deve) ser explorado.

Uma das tendências vistas nos últimos anos em cidades pequenas são os modelos store in store. Trata-se de pequenas lojas montadas dentro de uma loja maior, tendo custos operacionais baixos quando comparadas a outros modelos. Isso mostra um mercado gigantesco a ser explorado por marcas que já dominaram as capitais ou querem se expandir para locais com uma concorrência menor. 

QUAIS PRECAUÇÕES TOMAR ANTES DE INVESTIR?

Apesar dos apontamentos positivos, é preciso tomar algumas precauções antes de aplicar seu dinheiro. Afinal, mesmo se tratando de um modelo que é considerado um porto seguro para investidores devido à sua segurança, muitas franquias possuem necessidades específicas para viabilização do negócio.

Com isso, antes de começar a escolher a franquia que você deseja investir, é preciso realizar uma auto-análise para compreender o seu perfil e qual os objetivos e formas de trabalhar que você busca. Lembre-se que gerenciar uma franquia envolve ainda mais burocracias em comparação com um negócio comum. 

Portanto, nem sempre todos estão prontos para assumir essas responsabilidades. Estar disposto a enfrentar todos os processos de aprendizado de know-how, implantação, treinar funcionários, tudo é um processo longo e muitas vezes cansativo. 

Por exemplo, uma questão importante é avaliar se a região disponibiliza mão de obra especializada para trabalhar na empresa. Imagine que você está pensando em abrir uma franquia de crepes. Para isso, é necessário que exista um material humano disposto a aprender as etapas de produção desse produto alimentício (dentro dos padrões de qualidade da rede!)

Por fim, para facilitar a comunicação entre a rede e otimizar o contato da franquia no interior com a matriz na capital, especialistas recomendam a adoção de um sistema robusto para comunicação em rede. Plataformas completas, como a Central do Franqueado, facilitam o suporte, os treinamentos e compras à distância.

Gostou do nosso conteúdo sobre as melhores franquias para cidades pequenas? Então fique de olho no nosso site e descubra todas as informações sobre o mundo do franchising.