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Marketing

Perfil do consumidor: saiba sua importância em redes de franquia

5 min de leitura Andrei Arndt


Entender o perfil do consumidor é importante para qualquer um que esteja envolvido no mundo dos negócios. No mercado de franquias, não é diferente. Aprenda o que é o perfil do consumidor, suas vantagens e como criar um!

Neste artigo você vai ver:

O que é o perfil do consumidor?

O perfil do consumidor é um conceito que consiste em características observadas em um determinado público. É importante entender que o perfil está em constante transformação. Por isso, estar atento à cultura, a sociedade e aspectos relacionados à psicologia do comportamento do consumidor é fundamental para acompanhar essa transformação.

Afinal, definir o perfil do consumidor é uma atividade precisa, que deve ser baseada em informações factuais obtidas por meio de pesquisas e análises de mercado. O perfil do consumidor é fundamental para redes de franquia porque é através dele que você vai orientar as estratégias de marketing e venda da marca. 

Em uma rede de franquias com unidades espalhadas pelo país, pode ser que em diferentes localidades o perfil do consumidor apresente pequenas variações. Por isso, entender a particularidade de cada região e descobrir a melhor forma de vender para cada um desses consumidores é indispensável. 

Quais as vantagens de investir na pesquisa do perfil do consumidor?

Atualmente, em razão da era digital, existem inúmeros canais de distribuição disponíveis para redes de franquia. No entanto, desenvolver estratégias de marketing para todos estes canais exige muita dedicação e investimentos de recursos valiosos para a marca, como o tempo e o dinheiro. 

Se a sua rede de franquias é pequena, certamente outras prioridades aparecem antes de investir em comunicação no ambiente digital. Por isso, ao se dedicar para construir o perfil do consumidor, não é mais necessária a ampla atuação em canais de comunicação.

Você vai concentrar esforços no ambiente em que o seu público-alvo está inserido. Por exemplo, se você está criando uma estratégia de marketing para vender produtos para adultos, divulgar a marca em locais em que a maioria são adolescentes não é uma boa ideia. Por isso, é essencial decidir para quem você vai vender. 

A partir daí, é possível criar estratégias de marketing mais assertivas e diminuir os prejuízos com estratégias falhas. Além disso, se você conhecer profundamente o perfil do consumidor da marca, poderá criar um atendimento personalizado que vai fidelizar o público-alvo e estabelecer a franquia como uma autoridade no mercado.

Como criar um perfil do consumidor para franquias?

Agora que você entendeu o que é o perfil do consumidor e quais são as vantagens de usá-lo em uma rede de franquias, vamos apresentar a você algumas dicas de ferramentas e técnicas para descobrir como criar o perfil do consumidor da sua rede de franquias. 

Preste atenção nas tendências do mercado

Como você viu anteriormente, o perfil do consumidor está sempre se transformando. Por isso, a primeira dica é ficar atento às novidades e as tendências do mercado. Apesar de existirem milhares de nichos para você atuar, algumas características são compartilhadas entre quase todo o tipo de perfil de consumidor. 

Por exemplo, as preocupações com o meio ambiente e com a sustentabilidade são compartilhadas por diferentes consumidores. Além da preocupação com a natureza, animais e produtos veganos, recentemente, em razão da Lei Geral de Proteção de Dados, os consumidores começaram a cobrar às empresas para que sejam transparentes quanto ao uso de dados de cada um dos clientes.

Portanto, essas são características praticamente universais que vão configurar o perfil do consumidor. Não é uma regra, mas é importante entender as tendências. Por isso, ficar atento ao mercado, a concorrência e as notícias facilita entender qual o caminho a ser seguido. 

Checklist: Avaliação de Franquia

Descubra o que os clientes consomem

Descobrir o que os consumidores estão assistindo, lendo ou ouvindo é uma estratégia para desenvolver o perfil do consumidor. Por exemplo, se você está administrando uma franquia de alimentação saudável, como a Balanceado, características que constroem o perfil do consumidor estão relacionadas a um estilo de vida que preze pelas atividades físicas, pela saúde e pela alimentação equilibrada. 

No YouTube existem canais que comunicam especificamente para o público interessado em uma vida saudável. Nesse sentido, o marketing de influência é uma alternativa para atrair esses consumidores. Resumidamente, quanto mais alinhado você estiver com as preferências de um determinado público, melhor será a sua compreensão acerca do perfil de consumo.

Aposte em pesquisas de mercado 

As pesquisas de mercado são apenas um dos tipos de pesquisa que podem ser usadas em uma rede de franquias. Pesquisar o mercado é fundamental para construir o perfil de consumidor que atenda as necessidades da franquia.

Na hora de fazer pesquisas de mercado, formulários via e-mail, uma enquete e até mesmo mensagens em redes sociais são alternativas viáveis. Vale lembrar também o uso da escala Likert para construir questionários inteligentes para entender o comportamento do consumidor. 

Inclusive, é importante lembrar que não é recomendado distribuir questionários extensos e cansativos para que sejam respondidos. Vale mais a pena investir em poucas perguntas, mas que resultem em respostas interessantes 

Além disso, pesquisas de mercado podem ser usadas para favorecer a estratégia de expansão da sua franquia. Isto é, você pode usar as pesquisas de mercado não só para encontrar o melhor perfil do consumidor, como também o melhor perfil de investidor para a sua rede. Por isso, as pesquisas de mercado são ferramentas indispensáveis para o franqueador.

Neste artigo você aprendeu que o perfil do consumidor é fundamental para quem deseja alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Em uma rede de franquias, você ainda pode usar a mesma metodologia do perfil do consumidor para encontrar as características de um investidor ideal e acelerar a sua expansão, o que é uma prioridade para todo franqueador. 

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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