Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Marketing

Conheça os 5 melhores livros de marketing para franqueadores que querem expandir suas franquias

6 min de leitura Carlos Griebler


A literatura é sempre uma ótima aliada para adquirir novos conhecimentos, aprender com especialistas e, principalmente, desenvolver técnicas que farão sua empresa crescer. No cenário do franchising, existe uma enorme quantidade de livros de marketing que podem melhorar a comunicação da sua rede, algo essencial em um mercado tão competitivo como o atual.

Para ajudar nessa escolha, separamos as 5 melhores opções para você! Com detalhes das obras, preço médio e onde você pode encontrar esses livros, ainda separamos uma dica incrível para você que pensa em qualificar o setor de marketing da sua rede de franquias. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

A importância do marketing para franquias

O marketing é essencial para o crescimento de uma rede de franquias. Afinal, sua marca precisa aparecer tanto para clientes quanto para potenciais franqueados. Nesse sentido, se faz necessário otimizar cada vez a forma como você se comunica com seu público, estudando e aplicando as melhores técnicas do mercado em prol da expansão da sua rede.

Para isso, é necessário aprender com os melhores estrategistas do mundo do marketing. Garantir um marketing de qualidade traz resultados diretos e naturais nessa questão de expandir, pois uma comunicação qualificadachama atenção no mercado. Assim, as chances de um crescimento rápido e saudável da franquia, aumentam.

Nos tempos atuais, onde a internet é o principal meio de busca de conteúdo, muitas vezes a literatura é deixada de lado. Enquanto sites de notícias, digital influencers e redes sociais disponibilizam conteúdos gratuitos e online, nem sempre eles apresentam a profundidade que você pode encontrar no bom e velho livro.

Essas obras, escritas por especialistas em comunicação são muito mais capacitantes para quem está buscando se aprofundar e qualificar o setor de marketing. 

Por isso, ao mesmo tempo em que pode continuar a visitar diariamente canais como o site da Central do Franqueado, onde produzimos materiais qualificados e informativos para nossos leitores, essa visão de um especialista da área que livros podem trazer é importante para você que pensa em qualificar a rede. 

Confira a seleção dos 5 melhores livros de marketing que a Central do Franqueado trouxe para você!

Os melhores 5 livros de marketing para franqueadores

“StoryBrand”, de Donald Miller

R$ 30,00 – R$ 35,00 – em Americanas e Amazon BR

Você já ouviu falar no conceito de storytelling? O Storytelling é um recurso utilizado por empresas para criar uma forte conexão com seu público-alvo, tornando a marca mais próxima da pessoa e mostrando valores que potencializam — e muito —o processo de venda. 

Para te ajudar a contar essa história, o livro de Donald Miller usa os sete elementos universais das histórias poderosas para ensinar aos leitores como aprimorar drasticamente o modo como se conectam com os clientes e expandem seus negócios. 

Seja você diretor de marketing de uma empresa multibilionária, proprietário de uma pequena empresa, candidato a um cargo político ou vocalista de uma banda de rock, o livro “StoryBrand” transformará para sempre a maneira como fala sobre quem você é, o que faz e o valor único que leva para os clientes da sua franquia.

“Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido”, de Morgan Brown e Sean Ellis

R$ 30,00 – R$ 40,00 em Americanas e Amazon BR

Growth Hacking é uma metodologia que busca alavancar o crescimento de uma empresa através de técnicas de marketing. O termo é conhecido no meio das startups e consiste em uma empresa adotar práticas e métodos que buscam promover o crescimento de um negócio através de hacks e estratégias de marketing inovadoras. 

Neste livro de Morgan Brown e Sean Ellis, são apresentadas diversas técnicas e estratégias que muitas startups de sucesso utilizaram para alcançar grandes taxas de crescimento, como Airbnb e LinkedIn.

‘Marketing 4.0: do tradicional ao digital’, de Philip Kotler

R$ 24,00 – R$ 35,00 em Americanas e Amazon BR

Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Por quê? O professor de marketing é detentor de diversos prêmios e títulos de honra e é considerado pelo The Wall Street Journal um dos 10 pensadores mais influentes da área de negócios.

Nesta obra, Philip traz também os autores Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan para debater as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

“Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade”, de Austin Kleon

R$ 20,00 em Magazine Luiza e Amazon BR

Criatividade é algo sempre bem-vindo, seja para coisas pessoais, empresariais ou artísticas. Ela exerce um papel importante em diversos quesitos da sociedade. Com ela, é possível tomar decisões inovadoras para o setor de marketing da sua rede, se tornando uma ótima recomendação para o sucesso de uma franquia!

Para isso, o livro de Austin Kleon traz com bom humor, ousadia e simplicidade que não é preciso ser um gênio para ser criativo, basta ser autêntico. Usando alegorias do mundo das belas artes, o autor explora a inspiração em cases de sucesso com a seguinte máxima: “Nada é original, então abrace as influências, colete ideias, misture e reimagine para achar seu próprio caminho”.

“A Jornada do Cliente”, de Gart Capote

R$ 87,00 em Amazon BR

Entender a jornada do cliente é essencial para direcionar as suas estratégias de marketing. Ela envolve todos os procedimentos do relacionamento do consumidor com determinada organização. O primeiro contato, a visita na loja física, o atendimento e o pós-venda.

Para qualificar esse processo, Gart Capote — referência na gestão empresarial — escreveu um guia para entender clientes, desenvolver soluções, projetar experiências e prosperar. A obra apresenta o Customer Experience para o desenvolvimento de soluções seguindo um método 100% prático.

A solução da Central do Franqueado

Por fim, trazemos uma dica incrível! Nós, da Central do Franqueado, acreditamos na importância de um bom marketing da sua franquia para atingir a tão sonhada expansão da rede. Por isso, desenvolvemos como parte do nosso sistema para franquias, o módulo ‘Marketing‘. 

O módulo vai te ajudar a cumprir o papel de fortalecer a identidade da franquia, centralizando todo o marketing da sua rede ao abandonar a necessidade de utilizar diversas ferramentas. Você terá acesso a uma ferramenta interativa que permite disponibilizar peças publicitárias customizáveis aos seus franqueados, além de armazenar arquivos de diversos formatos e, é claro, definir os padrões visuais da sua rede. 

Assim, aplicar as dicas aprendidas com os livros que indicamos e qualificar o processo de marketing da franquia será ainda mais fácil! 

Por isso, economize tempo e dinheiro organizando seu setor de marketing com essa ferramenta incrível! Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Se gostou deste conteúdo, aproveite para aprender mais sobre marketing no franchising conferindo nosso artigo sobre Trade Marketing. Esperamos você!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Marketing