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Outsourcing: descubra sua importância em uma rede de franquias

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Gestão de Franquias

7 min de leitura Carlos Griebler

Você conhece o termo outsourcing? Apesar de parecer complicado, outsourcing é um termo em inglês que significa terceirização. Isto é, transferir a responsabilidade de determinadas atividades para uma força de trabalho externa. 

Em redes de franquia, o outsourcing é uma alternativa para reduzir o consumo de recursos e aumentar a eficiência dos procedimentos. Continue lendo para aprender mais sobre o conceito!

Neste artigo você vai ver:

O que é o outsourcing? 

Outsourcing é delegar atividades para uma empresa terceira. Em outras palavras, outsourcing significa que você vai transferir a responsabilidade de uma determinada atividade para um fornecedor externo. 

A terceirização é comumente usada em indústrias, pois a escassez de mão de obra é mais recorrente. Por exemplo, se o custo de mão de obra é muito alto, terceirizar é mais viável do que contratar profissionais específicos para aquela função. Atualmente, o outsourcing pode ser usado em qualquer área de atuação.

Porém, sua usabilidade está mais concentrada em funções que não são fundamentais, por exemplo, aquelas que proporcionam um suporte à estrutura principal da organização. 

Um exemplo no franchising é imaginar uma rede de franquias no segmento de alimentação. Neste exemplo, imagine que você venda 50 hambúrgueres por dia. Um quarto do número destes pedidos são delivery. Valeria a pena desenvolver um aplicativo e contratar um entregador somente para atender essa demanda?

A resposta é: depende. Afinal, se você quer investir no delivery certamente contratar um entregador é uma opção. Porém, se apenas quer suprir essa demanda inicial, por que não usar o outsourcing? Basta cadastrar a franquia nos aplicativos de entrega como o iFood, Rappi e Uber Eats para terceirizar a entrega dos pedidos. Simples, não é mesmo? Continue a leitura para aprender mais sobre o outsourcing!

Qual a importância de usar o outsourcing em redes de franquia?

Como você viu no exemplo do delivery de hambúrgueres, o outsourcing serve para aumentar a produtividade e diminuir o investimento de recursos. 

Se você experimenta um aumento no número de vendas dos produtos da sua rede de franquias e a equipe interna não é o suficiente para lidar com este crescimento, o outsourcing é a saída. 

Também, o outsourcing é uma alternativa para datas comerciais e feriados como a Black Friday e o Natal. Nessas datas, é normal que o número de vendas aumente. Portanto, contratar terceirizados é uma forma de garantir o atendimento da demanda que cresce nesse período do ano.

Pense também que, ao introduzir um novo procedimento em uma rede de franquias, é normalmente mais barato contratar especialistas terceirizados do que investir na qualificação dos colaboradores para trabalhar com a novidade. Principalmente se, segundo seus indicadores, o turnover ou rotatividade estão acima da média aceitável.

Quais as vantagens de usar o outsourcing em franquias?

Agora que você conhece o outsourcing e tem ideia da importância deste conceito em uma rede de franquias, que tal conferir as vantagens e como elas se aplicam na prática?

Aumenta o custo-benefício 

Ao investir no outsourcing, você melhora o custo-benefício dos procedimentos dentro da franquia. Pense que ao contratar uma determinada empresa para uma atividade, você não precisa treinar funcionários, realizar processos seletivos ou mesmo de se preocupar com folhas de pagamento.

Agora pense que você precisa de caminhões para transportar os produtos de uma unidade de franquia para outra com regularidade. Neste caso, contratar uma transportadora não é o mais recomendado, dada a frequência dos transportes. 

Além disso, comprar uma frota de caminhões também é fora de cogitação, pois seria muito caro e incluiria outros custos, como motoristas, manutenções e revisões dos veículos. A solução mais adequada é terceirizar o serviço de transporte para atender as necessidades da franquia com a regularidade que ela exige. 

Garantia no atendimento

Se você contratar uma empresa terceirizada de ótima reputação e com experiência no mercado, certamente você não terá dificuldade para resolver problemas. Independente do outsourcing, problemas que aparecem devem ser resolvidos o mais rápido possível. Se você é o único responsável pela resolução do problema, não há muito o que fazer se não resolver de uma vez por todas. 

Mas quando você contrata uma empresa terceirizada e surge um problema que cabe a eles, é preciso solicitar ajuda e aguardar. Por isso, é muito importante que a empresa contratada tenha uma boa reputação e autoridade no mercado de atuação. Vale também consultar 

clientes antigos e pesquisar opiniões sobre os serviços prestados anteriormente. Assim, você diminui as probabilidades do outsourcing virar um pesadelo na sua franquia. 

Maior segurança 

Vamos supor que você queira salvar documentos importantes da franquia por meio da tecnologia de armazenamento em nuvem. Mas como fazer isso sem depender de empresas terceirizadas? 

Você não iria investir milhares de reais em computadores de última geração para armazenar documentos, certo? Existem desde opções gratuitas ou de preços acessíveis até as alternativas mais caras. Ademais, contratando um serviço terceirizado para armazenamento em nuvem, você vai aproveitar um sistema de segurança avançado e aprovado por outras empresas. 

Melhora a produtividade 

Em uma rede de franquias, a produtividade é indispensável para alcançar o sucesso. Mas como o outsourcing se relaciona com o aumento da produtividade? É simples. Imagine que as atividades que, anteriormente exigiam atenção por parte do franqueador, agora são terceirizadas a uma empresa, que vai se comprometer a entregar a melhor qualidade possível. 

Nesse sentido, você terá tempo extra para direcionar a outras tarefas, o que tende a aumentar a produtividade no médio e longo prazo.

Quais as desvantagens do outsourcing para franquias? 

Você conferiu anteriormente as vantagens de aplicar o outsourcing, mas o conceito também apresenta desvantagens. Veja a seguir!

Contratações inadequadas 

A contratação de uma prestadora de serviço inadequada é um problema relacionado com a má implantação do outsourcing. Por exemplo, a baixa qualidade na prestação de serviço por uma empresa terceirizada pode prejudicar a reputação da rede de franquias e até mesmo afetar a estratégia de expansão da marca

Perda de controle das atividades 

Além da baixa qualidade, a contratação de uma má prestadora de serviços vai influenciar diretamente no controle de processos. Vamos supor que você terceirize a produção de um determinado produto. 

Por exemplo, as embalagens personalizadas que protegem os hambúrgueres da sua franquia de alimentação. Porém, ao fazer uma análise financeira da rede de franquias, você percebe que uma redução no custo das embalagens seria benéfica para toda a rede. 

Então, você solicita para a prestadora de serviços as informações necessárias sobre a produção da embalagem. Mas descobre que parte dessas informações sequer é armazenada, o que impossibilita o controle e a melhora nos procedimentos.

Dependência das empresas terceirizadas 

Você viu no exemplo anterior que sem as informações fornecidas por uma empresa terceirizada, fica difícil até mesmo tomar decisões financeiras para a sua franquia. Por isso, confiar a sua franquia a uma outra empresa é um risco que você terá que correr se quiser implementar o outsourcing. Lembre-se:  uma análise sobre a reputação da empresa a ser contratada e uma consulta com clientes atuais e antigos facilita muito a decisão e evita que você entre em uma situação complicada.

Exemplos de outsourcing

Neste artigo, você aprendeu sobre o que é o outsourcing, sua importância e também as vantagens e desvantagens de implementá-lo. Para finalizar, que tal dar uma olhada em exemplos de outsourcing? 

O outsourcing é usado para melhorar o processo de atendimento ao cliente, por meio da contratação de uma empresa de atendimento. Também, é possível terceirizar atribuições voltadas à área de Recursos Humanos. 

Apesar do mercado de franquias ser uma opção para aplicar o outsourcing, não há restrições para aplicar em outras áreas. Você sabia que quem produz as telas dos smartphones da Apple é a Samsung? Isso significa que até as big techs estão apostando no outsourcing. Por isso, é uma estratégia que deve ser considerada pelos franqueadores.

Gostou do conteúdo? Então, acesse o site da Central do Franqueado e aprenda mais sobre o universo do franchising! 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

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