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Gestão de Franquias

10 dicas para o lançamento de novos produtos em sua rede de franquias

7 min de leituraCarlos Griebler

O lançamento de novos produtos em uma rede de franquias é uma iniciativa que afeta toda a cadeia de unidades. Afinal, mesmo que o produto não seja disponibilizado para todas as lojas e regiões em um primeiro momento, é necessário muito planejamento e diálogo para que o lançamento desses novos produtos seja bem-sucedido.

Por isso, a Central do Franqueado preparou este conteúdo com uma série de dicas que vão garantir o sucesso na hora de lançar novos produtos em sua rede. Continue lendo para que sua franquia não enfrente problemas de qualidade e disponibilidade. Além disso, é claro, estratégias para que ela venda cada vez mais!

Neste artigo você lerá sobre:

O que significa lançar novos produtos em uma franquia?

Quando falamos em lançar novos produtos em uma franquia, estamos falando de uma série de processos que envolvem esse lançamento. Afinal, o novo produto será comercializado em diversas unidades, por franqueados diferentes e tudo precisa ocorrer da melhor forma para a manutenção do padrão de qualidade esperado da rede.

Além do mais, nenhum catálogo é fixo. Aquela famosa frase “Em time que está ganhando, não se mexe!” está longe de ser uma realidade no franchising. Ou seja, em algum momento sua rede vai passar pelo processo de desenvolver e lançar um novo produto, pois se manter atualizado e entender as necessidades do mercado faz parte do empreendedorismo atual.

Por isso, é hora de conhecer 10 dicas para o lançamento de novos produtos em sua rede. Com elas, você poderá notar a complexidade desse processo e justificar todo o preparo quanto a apresentação de uma nova mercadoria para o mundo. Confira!

10 dicas para o lançamento de novos produtos 

1. Garanta que o produto faz sentido

Um erro comum de empresas e franquias é lançar o produto errado. Como assim? Bom, as razões podem ser variadas. Pode ser uma tendência de mercado que — erroneamente — julgou adequada para a rede, um produto que ainda não estava pronto ou até mesmo algo que vai de encontro a cultura da franquia. 

Já imaginou uma franquia de alimentação vegana lançando um produto com origem animal? Parece absurdo, mas acontece! Por isso, realize uma pesquisa de mercado, estude seu público e considere: faz sentido minha franquia vender esse produto? Sua persona, cliente ideal e base para o planejamento estratégico da rede, compraria? Assim, você evita despesas e desperdícios que podem até mesmo comprometer a continuidade da franquia e suas unidades.

2. Anuncie aos seus franqueados

É hora de repassar as novidades aos seus franqueados, buscar opiniões e dar voz a sugestões que podem agregar no valor do novo produto. São esses franqueados que lidam diretamente com a linha atual da franquia, portanto podem ter insights importantes quanto ao futuro da rede. Não deixe de torná-los parte do desenvolvimento!

3. Faça testes controlados

Que tal, antes de colocar o produto na rua e em dezenas ou centenas de unidades, você realizar uma testagem prévia? Reúna grupos para testes dos produtos, independentemente do segmento. Mas atenção: alimentos podem ser mais fáceis de testar, enquanto materiais de construção, por exemplo, requerem avaliação profissional e todos os tipos de certificação.

Além disso, verifique questões regionais e sazonais. Uma franquia com unidades onde faz majoritariamente frio pode não ser a mais indicada para o lançamentos de bebidas geladas. Assim como a data do lançamento, caso seja um produto de sucesso sazonal. Não se pode lançar uma linha de sorvetes no inverno, certo?

4. Precificação correta

Outro fator que leva ao fracasso de um novo produto, é o preço. A concorrência é cada vez maior e você não pode fugir tanto dos valores de mercado. Senão, ao invés de aumentar, seu faturamento pode despencar mesmo em meio ao lançamento de um novo produto.

Por isso, você deve conhecer o mercado, sua concorrência e produtos, seus valores, pois só assim você conseguirá fazer a precificação correta da nova mercadoria. Esse valor final vai impactar diretamente na decisão de compra de um cliente, mas não se engane: baixar preços para vender mais não necessariamente funciona para suas finanças. O equilíbrio é fundamental!

5. Planejamento de marketing

Além de desenvolver um produto, é essencial saber como vendê-lo. Ainda mais quando falamos de um novo produto, que ainda não está presente na vida das pessoas, é preciso uma boa apresentação. Por isso, durante o desenvolvimento do plano de marketing para divulgar o produto, não deixe de investir na qualidade. 

Uma peça publicitária de baixa qualidade pode influenciar negativamente no seu trabalho! Além disso, como seu produto será lançado em diversas unidades, é fundamental garantir que esse marketing seja interessante para cada região. Personalize essa divulgação, afinal é para isso que seus franqueados pagam um fundo de propaganda, não?

6. Storytelling

Ainda nesse sentido, muitas marcas utilizam uma técnica de venda conhecida como storytelling. Storytelling é um recurso utilizado por empresas para criar uma conexão com seu público-alvo, tornando a marca mais próxima da pessoa e mostrando valores que potencializam o processo de venda. 

Dessa forma, se torna um ótimo recurso para o lançamento de um novo produto da sua franquia. Assim, você trabalha o lado psicológico do cliente, o estimulando a conferir a novidade proposta pela rede. Se você conseguir atrair e encantar esses clientes, mostrando a qualidade da mercadoria e despertando sentimentos de desejo e identificação, consequentemente acaba vendendo mais. 

Porém, isso não é uma tarefa fácil. Um bom storytelling requer entendimento do seu mercado e estudos de comportamento do seu consumidor para atingir o potencial máximo. Tocar a alma das pessoas não é uma tarefa fácil, por isso essas “histórias”, estratégias de persuasão e conexão devem mostrar que a presença da marca pode mudar a vida do público-alvo.

7. Organização com fornecedores

Também de nada adianta oferecer um produto incrível se ele não estiver disponível, certo? Como estamos falando de um lançamento múltiplo, é preciso garantir que seus fornecedores estarão prontos para suprir a demanda. Caso não, você pode segurar o lançamento ou homologar novos fornecedores para cobrir essa falta. 

Atenção: tenha cuidado para não exagerar. Perdas no estoque e esse excesso de um produto que ainda é novidade pode ser custoso para sua rede. Cautela também é essencial.

8. Atualize manuais

Especialmente em franquias, o know-how é fundamental. É impossível realizar o lançamento de um novo produto no franchising sem preparar seus franqueados para essa mercadoria. Geralmente, esse processo de padronização e qualificação para que a venda ocorra bem, acontece com manuais de franquia.

Por isso, garanta que seus manuais estejam atualizados com o novo produto e com informações sobre como prepará-lo para a venda. Assim, além do franqueado aproveitar a novidade, os clientes da rede vão aproveitar a mesma qualidade independentemente da loja que visitarem

9. Monitore KPIs e analise o feedback

Acompanhar KPIs (ou Indicadores-chave de desempenho) é essencial para a avaliação do desempenho e sucesso de um determinado produto. Esses indicadores podem envolver informações como retorno de investimento, churn e, em até certo ponto, pesquisas de satisfação.

Dessa forma, é possível analisar o que funcionou ou não com o lançamento do produto. Analise também a resposta em redes sociais — principal canal da era digital — e nas lojas. Assim, os próximos lançamentos serão mais qualificados ou até melhorias no mesmo produto podem ser preparadas.

10. Utilize a tecnologia

A Central do Franqueado pode te ajudar! Nós acreditamos na importância de saber gerir todos os projetos de uma rede de franquias, incluindo o lançamento de novos produtos. Por isso, te apresentamos o nosso sistema para franquias! 

Com funcionalidades dos módulos “Central de Atendimento ao Franqueado” e “Projetos“, é possível organizar lançamentos de produtos, manter contato com seus franqueados, realizar reuniões e até mesmo acompanhar o passo a passo do que acontecerá até o lançamento de novos produtos. Além disso, internamente os colaboradores da sua rede terão mais controle e organização para executar seus processos. 

Ou seja, não dá para ficar de fora dessa! Venha logo para a Central do Franqueado e economize recursos nas implantações da sua franquia! Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar gratuitamente a nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Acompanhe o nosso site para ficar por dentro do universo do franchising.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado