central-logo openMenu

Conheça os 5 melhores livros sobre franchising

content-category
Franchising

5 min de leitura Central do Franqueado

Mesmo na era da informação rápida, os livros ainda são — e sempre serão — bons aliados na hora de buscar e adquirir novos conhecimentos. A literatura nos permite aprender com especialistas das mais variadas áreas, formar opiniões bem fundamentadas e ter novos insights que irão impactar na vida real.

No mundo do empreendedorismo, especificamente no ramo do franchising, não é diferente. Existe uma enorme quantidade de livros sobre franquias, e esse material pode ajudar na formação de grandes franqueadores e/ou franqueados. 

Para ajudar no desenvolvimento de uma pequena biblioteca sobre o assunto, separamos os melhores livros sobre franquias para você! As obras selecionadas trazem conteúdos essenciais tanto para o empreendedor que já está inserido no mercado quanto para aquele que ainda irá se aventurar pelo franchising.

Neste artigo você lerá sobre:

A importância dos livros

Nos tempos em que a internet é o principal meio de busca de conteúdo, muitas vezes os livros são deixados de lado. Há blogs, sites de notícias, vídeos no Youtube e todo tipo de plataforma disponibilizando conteúdo gratuito e online.

No entanto, não é todas as vezes que estes conteúdos proporcionam a profundidade adequada. Muitas vezes, os livros escritos por especialistas de alguma área são muito mais completos para quem está buscando se aprofundar em um assunto.

Um exemplo de conteúdo digital de qualidade é o site da Central do Franqueado, onde produzimos constantemente conteúdos qualificados e informativos para nossos leitores. Porém, receber um material mais aprofundado de um especialista da área ou alguma experiência real do mercado, pode ajudar muito aqueles que desejam estar dentro do mercado.

Para isso, selecionamos para você 5 dos melhores livros sobre franquias para você! Leia até o fim!

5 grandes livros sobre franchising

Visando uma seleção completa, que dê conta de diversos assuntos relacionados ao mundo das franquias, pensamos em uma lista bem variada. Confira:

Gestão estratégica do franchising: como conquistas redes de franquias de sucesso

O livro foi publicado em setembro de 2013, em uma iniciativa da Praxis Education, que tem seu DNA na gestão estratégica. Os autores são os sócios da empresa, Adir Ribeiro, Maurício Galhardo, Leonardo Marchi e Luis Gustavo Imperatore, que transformaram em livro os conhecimentos reunidos em anos de prática profissional. 

A gestão estratégica, tema principal da obra, tem como objetivo manter a rede alinhada. O livro se fundamenta na ideia de fazer o franqueador pensar em projetos maiores e a longo prazo, e o franqueado em projetos menores e a curto prazo. 

O livro, dividido em 14 capítulos, inclui noções básicas de franchising, análise de franqueabilidade, conteúdo sobre gestão de redes de franquia e relacionamento com as franquias. 

Composto por 336 páginas, a obra pode ser facilmente encontrada tanto em sua versão física quanto digital. Amazon, Submarino e outras lojas do tipo comercializam esse material pelo preço médio de R$50,00. 

Marketing para franquias – As melhores práticas para franqueadores e franqueados 

Marketing é uma área essencial para uma rede de franquia. Investir em marketing é fortalecer a marca e engajar clientes. Este livro, publicado em novembro de 2012, apresenta dicas importantes — para franqueados e franqueadores — que querem conhecer a fundo técnicas para impulsionar sua rede ou unidade.

A obra traz a experiência dos autores Denis Santini e Filomena Garcia, que abordam importantes tópicos para o estudo dos casos de franquias, como: fundo de marketing, marketing de inauguração, comunicação institucional, comunicação no ponto de venda e o papel da Internet com as redes sociais.

Com um pouco menos de 200 páginas, o livro pode ser facilmente encontrado em lojas virtuais. Seu preço varia entre R$30,00 e R$50,00. 

Uma trufa e… – 1000 lojas depois!

Este livro conta a trajetória de sucesso do criador de uma das maiores redes de franquias do Brasil: a Cacau Show! O livro é escrito pelo próprio protagonista, Alexandre Tadeu Da Costa, e como ele alcançou o sucesso com sua fábrica de chocolates. A obra é uma aula de empreendedorismo e determinação através da construção de um dos maiores casos de sucesso no franchising brasileiro.

Esta leitura é recomendada para todos os empreendedores que estão iniciando sua trajetória dentro do franchising e, também, para aqueles que ambicionam abrir sua própria marca e expandir através de franquias. Ler este livro trará inspiração e várias dicas de como agir em momentos decisivos que podem definir o futuro do seu negócio.

O livro foi lançado pela editora Alaúde, tendo sua primeira edição em 16 de novembro de 2010. É uma leitura curta, de 192 páginas, mas que servirá de incentivo e motivação a todos os empreendedores. Você pode encontrar o livro no site da Amazon, Saraiva e outros espaços que vendem livros. Esse material é encontrado por cerca de R$20,00. 

O Fator E

O Fator E, do ano de 2002, foi escrito pelo psicólogo australiano Greg Nathan, referência mundial na relação entre franqueador e franqueado. Nathan viveu na pele a experiência de estar dos dois lados, como padeiro e depois como dono de uma rede de padarias. 

Aliando sua formação acadêmica à experiência prática, ele criou uma teoria: O Fator E. Consiste em seis estágios descritos ao longo do livro: Glee (Satisfação), Fee (Taxas), Me (Eu), Free (Autonomia), See (Entendimento) e We (Nós). De acordo com o autor, é preciso estabelecer uma relação de ganha-ganha entre franqueador e franqueado, para eliminar pontos de tensão. Preço Médio: R$75,00.

Franquias brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização

Este livro é ótimo para quem quer aprender e se inspirar com histórias de grandes marcas brasileiras de sucesso. A obra, de janeiro de 2012, narra cases de redes como O Boticário, Chilli Beans e Contém 1g.  

A partir dessas histórias, são discutidos temas como estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. Franquias Brasileiras é uma coletânea elaborada por vários especialistas em franchising. Esta obra foi escrita pelos autores Pedro Melo e Tales Andreassi. Você encontra esse livro porentre R$40,00 e R$70,00. 

Considerações finais

Opções para aprender mais não faltam. A lista organizada pela Central do Franqueado aqui apresentada pode servir apenas como porta de entrada para demais leituras sobre franchising. 

Com uma seleção bem ampla, que passa por planejamento estratégico, marketing, questões mais específicas como a história de determinada franquia, e diversos outros tópicos do empreendedorismo, esperamos lhe dar um norte. Pesquise outros materiais, vá atrás das referências utilizadas pelos autores dos livros mencionados. Aprenda cada vez mais e se torne um grande empresário do franchising!

Quer continuar lendo sobre franchising e aprender ainda mais sobre o mercado? Navegue pelo nosso site!

Author Avatar
Central do Franqueado

Redator em Central do Franqueado

Posts relacionados à

Franchising de franquias

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades