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SFA: descubra suas vantagens em uma rede de franquias

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Tecnologia e Inovação

4 min de leitura Andrei Arndt

SFA são estratégias e processos desenvolvidos para otimizar as vendas de uma organização. Aprenda neste artigo como aprimorar o ciclo de vendas e a acelerar a expansão da sua rede.

Neste conteúdo você vai descobrir: 

O que é o Sales Force Automation (SFA)?

Sales Force Automation (SFA) é o termo que significa Automação da Força de Vendas. Sua principal atribuição é focar em otimizar e simplificar os procedimentos de vendas dentro da organização. Dessa maneira, o SFA proporciona facilidades ao administrador e influencia diretamente na produtividade. 

Em redes de franquia, um franqueador encontra no SFA uma alternativa para mapear e visualizar os processos dentro do cotidiano dinâmico do franchising. Geralmente, o SFA é encontrado em softwares.

As etapas de vendas que podem ser monitoradas pelo SFA são o controle de estoque e inventário; registro de clientes; apresentação de propostas; follow up; conclusão de negociações e o suporte pós-vendas. É comum que o SFA seja confundido com o CRM. Embora os dois tratem de trabalhar com a carteira de clientes de um determinado negócio, eles apresentam características próprias que os diferenciam. 

Diferenças do CRM e do SFA

Antes de continuar a leitura, é importante que você tenha dominado o conceito de Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. A partir da leitura do termo, você deve imaginar que ele trata do gerenciamento de relacionamento com os clientes. Portanto, vamos supor que você está criando uma estratégia de relacionamento com o cliente. 

O aspecto mais importante e que deve ser definido com antecedência é: quem é o cliente? Por isso, a construção do perfil, a persona, a definição das suas preferências pessoais e hábitos de compra são atribuições do Customer Relationship Management (CRM). A partir dele, a sua franquia compreende o nicho e o mercado no qual está inserida.

O SFA, por outro lado, é exclusivamente dedicado às vendas da franquia. Isso significa que ele não está somente relacionado às vendas do produto que você está vendendo, como também pode ser uma estratégia possível para expandir sua rede por meio da atração de investidores interessados em abrir uma unidade da sua rede. 

A geração de leads, a negociação e a logística são as principais características do Sales Force Automation e é isso que o diferencia do CRM. Que tal conferir algumas vantagens do Sales Force Automation para a sua rede de franquias? Continue lendo!

Benefícios do SFA

Mais produtividade

Automatizar a força de vendas está diretamente relacionado com a produtividade da sua franquia. Vamos supor que 50% dos seus colaboradores no setor de vendas estão concentrados na condensação de leads em planilhas, na atualização de cadastros e na produção de relatórios. 

Agora, imagine que um software de força de vendas automatizada se encarrega de executar todas as atividades burocráticas da área de vendas. São 50% dos colaboradores que podem focar exclusivamente na prospecção de leads e em estratégias para fidelizar e satisfazer o cliente.

Aproxima o cliente da marca

Entender o perfil do cliente da marca nem sempre é fácil. Em redes de franquia, a preocupação é em dobro. Afinal, é necessário pensar nos seus clientes e também nos franqueados. Nesse sentido, a automação da força de vendas vai usar os dados da sua franquia para tentar aproximar o cliente da experiência de compra mais satisfatória o possível. 

Automatizar as etapas mais burocráticas, como explicado anteriormente, é uma alternativa para transformar a experiência de compra da sua rede de franquias em um procedimento mais humano e agradável. 

Digamos que você esteja desenvolvendo um e-mail marketing para atrair franqueados. A premissa é de apresentar a sua marca para os investidores. No entanto, na lista de destinatários se encontram investidores que estão além do estágio de conhecimento da marca. Por exemplo, um franqueado que está analisando a Circular de Oferta de Franquia recebe um e-mail contando a história da marca.

Nesse sentido, é provável que o franqueador sinta que a marca tampouco sabe que ele está prestes a abrir uma nova unidade e está tratando-o como um investidor qualquer.

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Redução de custos

Ao apostar na automação de vendas, é natural que você perceba uma redução dos custos na sua rede de franquias. Ao investir em estratégias de marketing, por exemplo, a chance de direcionar os recursos de maneira eficiente é maior. Afinal, você estará baseando as suas ações conforme as informações da sua franquia. 

Por exemplo, se um investidor demonstra interesse, mas não recebe uma resposta, a probabilidade dele desistir de investir na sua rede é alta. Se os seus processos de vendas estão automatizados, é mais fácil atender de prontidão aos interessados na sua marca e reduzir os custos com a prospecção de clientes.

Como a Central do Franqueado pode te ajudar?

A Central do Franqueado, especialista no mercado de franquias, desenvolveu uma solução incrível para acelerar a expansão da sua rede: o pacote de Expansão. Nele, você favorece a captação de leads interessados em investir na sua marca, conta com um CRM personalizado e ainda aproveita a automação de e-mails que economiza o seu tempo.

O que falta para você começar a transformação da sua rede? Se ainda tiver dúvidas sobre nossas soluções, é possível experimentar grátis o Módulo Expansão! Basta solicitar uma demonstração e entraremos em contato com você. 

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado

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