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Como inovar a sua rede de franquia

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Tecnologia e Inovação

5 min de leitura Andrei Arndt

Neste artigo você vai ver:

A importância da inovação em uma rede de franquias

Uma rede franqueadora nasce do trabalho árduo de construção de imagem. Os produtos e serviços oferecidos pela empresa precisam ser fortes, marcantes e possuir uma boa qualidade. É a partir do reconhecimento da marca que outros empreendedores vão querer expandir a rede e levar o nome da sua empresa para outros lugares.

Porém, é essencial a constante atualização da franqueadora para não perder o pique do negócio. Para vencer a concorrência e também a ameaça de negócios internacionais que chegam ao Brasil, é preciso estar sempre um passo à frente. Com a transformação digital, é importante inovar, tanto no produto ou serviço oferecido, quanto no modelo de negócio da sua empresa.

7 dicas de como inovar em sua franquia

Confira a seguir as sete dicas que a Central do Franqueado preparou para você.!

1. Participe de feiras e eventos

Quando se assume o comando de uma rede de franquias, é preciso ter o compromisso de acompanhar o desenvolvimento do mercado de franchising. Para isso, participar de feiras e eventos é essencial.

Além de ser uma ótima maneira de conquistar novos franqueados, participar de feiras e eventos é indispensável para formar o seu network, se manter atualizado e aumentar a visibilidade da sua marca.

Além dos eventos relacionados ao franchising, o empreendedor precisa participar também de feiras do seu próprio setor de atuação. Isso é importante para entender as tendências do setor, o que está vindo de novo, caindo em desuso e gerar insights sobre inovação na sua rede.

2. Acompanhe os concorrentes

Esteja sempre de olho nas empresas que são concorrentes da sua marca. Acompanhe seu atendimento, seus processos, e reconheça seus pontos fortes e fracos. Mas, lembre-se: o foco da sua operação não é superar seus concorrentes em resultados, tente superar sempre os resultados anteriores de sua própria empresa.

Ao se manter atualizado sobre as atividades dos seus concorrentes, você aumenta a sua vantagem competitiva e se prepara para as adaptações e tendências do mercado. Por isso, acompanhar seus concorrentes é indispensável no mercado de franquias, principalmente em razão do desenvolvimento tecnológico acelerado e constante nos dias atuais.

3. Leia publicações nacionais e internacionais

O mercado de franquias no Brasil é um reflexo do que está acontecendo no mundo. Principalmente porque as redes de franquias costumam extrapolar as fronteiras nacionais. 

Por exemplo, o McDonalds, franquia americana de fast-food, apresenta aproximadamente 2500 unidades espalhadas pelo Brasil. Nesse sentido, vale a pena ficar antenado no que acontece no mercado exterior.

Os veículos de comunicação que tratam sobre o mercado são diversos. Na internet, você pode acessar praticamente todos eles e se manter informado sobre o que acontece no mercado de franquias. Dedicar cerca de 20 minutos por dia para ler notícias é uma alternativa para melhorar as suas ideias e acelerar a inovação. 

A Central do Franqueado recomenda os seguintes conteúdos:

4. Invista em tecnologia

Rever antigos processos pode trazer grandes ganhos para a sua rede. Automatizar sistemas torna mais fácil algumas tarefas e facilita o contato entre o franqueador e o franqueado.

No cotidiano das organizações, dificilmente a tecnologia está ausente. Nas redes de franquia em que a comunicação é indispensável, a tecnologia deixa de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito. Por isso, fique atento à tecnologia da sua rede. Sistemas ultrapassados e de difícil interação costumam influenciar negativamente toda a sua administração, prejudicando resultados, vendas e tomadas de decisão. 

Plataformas de gestão e comunicação de franquias, por exemplo, podem facilitar processos da rede, otimizar relacionamento entre o franqueador e o franqueado, além de possibilitar o acompanhamento das unidades em tempo real.

5. Escute seus franqueados

Os franqueados lidam com o público final da rede. São eles que acompanham a receptividade da marca, o resultado empírico das campanhas de marketing e que experienciam o que o consumidor sente pela marca.

A franqueadora precisa estar aberta para escutar dicas, sugestões e reclamações dos franqueados. É uma ótima maneira de inovar a rede. 

Desenvolver um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é indispensável nesse caso. A pesquisa Tendências de Consumo Pós-Pandemia identificou que mais de 90% dos consumidores buscaram o SAC de uma empresa  para reclamar de um produto ou serviço. 

A demanda por esse serviço tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Por isso, investir em atendimento aos seus clientes e franqueados é uma opção para aumentar a satisfação das partes interessadas. 

6. Explore novos modelos de operação

Às vezes, um modelo que deu certo há alguns meses pode não funcionar mais tão bem agora. Com a economia turbulenta, é preciso oferecer diferentes opções para os empreendedores.

Uma solução é investir em diferentes modelos de operação para o negócio. Ter, por exemplo, o modelo de franquia tradicional e oferecer também uma microfranquia, que exige um investimento menor, já é um grande diferencial.

Um exemplo são as redes de franquia que precisaram se reinventar durante a pandemia do novo coronavírus. As medidas de isolamento social e as restrições ao setor comercial foram determinantes para que as empresas buscassem novos modelos de negócio para continuar atendendo a demanda dos seus clientes.

No Food Delivery, por exemplo, as estimativas são que o setor vai movimentar aproximadamente U$ 6 trilhões de dólares até o final do ano de 2021. As dark kitchens, dark stores, 

7. Não seja reativo às mudanças

Invista em pesquisa e no desenvolvimento de novidades. Isso faz com que sua empresa se adiante às mudanças. A rede Boticário, por exemplo, que tem uma rede de mais de 900 franqueados em oito países, investe 2,5% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento. 

Além de manter uma média de 400 novos produtos lançados por ano, a empresa tem sistemas permanentes de identificação de canais e programas de estímulo à inovação, em produtos, serviços e cultura.

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado

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