Franquias no formato Home Based aumentam 3,2% em 2021
3 min de leitura Filipe Pacheco
O formato de franquias home based cresceu 3,2% em 2021 com relação ao ano passado, de acordo com o relatório de desempenho do franchising realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). No primeiro trimestre deste ano, as unidades franqueadas neste modelo de operação representavam 10,3% das franquias do mercado.
Em 2020, o modelo de negócio em franquias que operam em home office representava 7,1% do setor. No ano anterior, o número era ainda menor, com 6,7% das franquias funcionando em home based.
Enquanto este formato cresce, formatos mais tradicionais como as lojas de rua ou quiosques em shoppings diminuíram sua representação do mercado. As lojas de rua diminuíram 5,8% da sua ocupação do mercado, e as franquias em shoppings center tiveram uma queda de 1,8%.
A crise econômica gerada pela pandemia também fez com que diversos trabalhadores perdessem seus empregos. Com um mercado retraído e poucas ofertas de emprego, o empreendedorismo se tornou uma opção para muitos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Salesforce com 20 mil colaboradores do mundo inteiro, 42% dos trabalhadores gostariam de continuar em trabalho remoto. Este dado mostra que explorar empreendimentos em home office pode ser uma boa opção.
É neste cenário que se estabelece o crescimento das franquias home based. A tendência é que haja uma adoção maior de redes a esse formato, aumentando a oferta de oportunidades de negócio em franquias no mercado.
Otimismo para o futuro das franquias home based
Segundo o CEO da Central do Franqueado e especialista em franchising, Dario Ruschel, mudanças como a iminência do Home Based trazem desconforto para alguns, mas se tornam oportunidades para outros.
“Olhar o modelo home based como algo que veio para ficar tende a trazer mais oportunidades e principalmente a consolidar iniciativas e estratégias iniciais adotadas há um tempo atrás”, ressaltou.
Para Dario, o modelo ainda é pouco explorado no franchising, visto a variedade de mercados em que é possível atuar com este formato. O especialista ressalta que o segmento de serviços é o principal agente de implantação de franquias home based.
No entanto, ele afirma que as redes ainda trabalham de forma incipiente com o modelo, deixando de usar o potencial que ele oferece. “Existem ainda inúmeras oportunidades e muito dinheiro na mesa quanto se fala das franquias aproveitaram mais sobre esse modelo de negócio tão promissor”, afirma.
Ele também exemplifica setores e áreas que poderiam oferecer oportunidades para o franchising e que pouco são operadas no formato home based: consultoria de negócios, advocacia, agências de marketing, call center, agências de viagens, psicologia, RH, entre outras.
Com os benefícios e inovações do modelo, surgem também desafios e cuidados que uma franqueadora que oferece o home based como opção deve ter. Dario afirma que os principais cuidados devem estar ligados a formas de acompanhar os processos da franquia, dando apoio e suporte ao franqueado.
“Ter claro as rotinas e uma orientação quanto ao papel desejado do franqueado, junto às suas responsabilidades diante da operação trará mais segurança para franqueadora, assim como também a melhor forma de comunicar para achar o perfil de franqueado ideal com as suas competências, habilidades e atitudes necessárias para atingir os resultados que a franqueadora espera junto ao franqueado”, declarou.
Se você se interessou pelo formato e gostaria de empreender em um negócio da sua própria casa, confira as melhores franquias home based do mercado.
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Novidades do franchising
- Franquias Baratas do Brasil em 2024: as oportunidades que impulsionam o mercado de franquias
- Franquias de sucesso: as oportunidades que impulsionam o mercado de franquias em 2023
- Franquias mais rentáveis em 2024: as oportunidades que impulsionam o mercado de franquias
- Melhores Franquias do Brasil em 2024: as empresas que impulsionaram o mercado de franquias
- Mudanças em 2022: veja quais são as novas 50 maiores franquias do Brasil
- 211 bilhões em 2022: mercado de franquias excede expectativas e já supera pré-pandemia
Posts relacionados à