6 dicas para obter reconhecimento no mundo do franchising
8 min de leitura Leonardo Montoya
Todo empreendedor sonha com o reconhecimento do seu negócio e isso não deve ser diferente no franchising. Estabelecer uma marca confiável, presente no imaginário do público e interessante para investidores é a meta de todos que resolvem se aventurar pelo mundo das franquias.
Quem não conhece o McDonald’s, o Burger King ou o Starbucks? Desde a logomarca, passando por vários aspectos da identidade visual, até os mais variados itens do cardápio são conhecidos pelo público, mesmo por aqueles que não consomem seus produtos com frequência. Isso é reconhecimento.
Contudo, obter reconhecimento não é uma tarefa simples. Requer muito esforço, paciência e uma estratégia efetiva. Procurando auxiliá-lo nessa jornada, a Central do Franqueado preparou um guia para você! Leia até o fim e entenda os caminhos para transformar a sua rede!
Neste artigo você lerá sobre:
- O reconhecimento no mundo dos negócios
- Grandes franquias com o reconhecimento do público
- Como obter reconhecimento no franchising?
O reconhecimento no mundo dos negócios
Reconhecimento é o retorno positivo alcançado exclusivamente pela excelência. Isso, por sua vez, só ocorre se todos os setores da empresa operam em padrões altíssimos de qualidade.
A partir do momento que a sua franquia se estabelece como destaque do seu ramo de atuação, manter a posição é inevitável. Mas como você deve saber, essa tarefa não é das mais simples. Vejamos alguns exemplos de grande performance no mundo do franchising e o que podemos aprender com eles.
Grandes franquias com o reconhecimento do público
No início do texto, mencionamos algumas marcas que contam com o reconhecimento do público. Vamos ver de forma detalhada as trajetórias dessas redes até o sucesso mundial, a fim de entender o que pode ser reproduzido.
McDonald’s
O McDonald’s é uma das maiores franquias do mundo, liderando há décadas o mercado do fast food. Mas o que explica o seu sucesso absoluto? A resposta não surpreende: a rede tem como principal fator de seu sucesso o pioneirismo.
Além de ter surgido antes dos seus concorrentes, o McDonald’s inovou suas operações ao segmentar a cozinha de seus restaurantes em áreas menores, quase que industrializando a produção dos lanches. Com processos automatizados, tudo é feito pensando na velocidade e qualidade do preparo.
Nos anos iniciais, a marca passou por diversas reestruturações. Um dia, no entanto, os fundadores optaram por simplificar o cardápio a fim de criar uma marca registrada e aumentar a qualidade desse — agora reduzido — produto. Assim, o McDonald’s começou a servir apenas hambúrgueres, milk-shakes e porções de batata frita.
Com um modelo operacional bem definido e um produto particular, o McDonald’s começou sua expansão e se fez presente em todo o mundo. A partir de um plano de marketing muito bem desenvolvido ao longo dos anos, a rede conseguiu estabelecer outros símbolos importantes, como o palhaço Ronald McDonald e o McLanche Feliz.
Em suma, o pioneirismo e a inovação que levou o McDonald’s a dominar o mercado nos ensina a importância do planejamento e da originalidade na busca pelo reconhecimento.
Burger King
Concorrente direto do McDonalds, o Burger King também pode lhe dar algumas ideias de como obter o reconhecimento devido a sua empresa. Vamos analisar a estratégia de crescimento utilizada pela marca no mercado nacional.
Em uma fase de expansão que começou em 2012, o Burger King optou por uma estratégia agressiva de crescimento combinado com uma execução extraordinária. O planejamento adotado teve uma plataforma relevante de disponibilidade de caixa para investimento em novas lojas, aquisição de franqueados e posicionamento de mercado da marca.
A disponibilidade de um largo caixa viabilizou, com grande velocidade, o crescimento da marca, sem ocasionar qualquer risco à saúde a curto prazo do negócio. Abrir muitas lojas em um curto espaço de tempo, mesmo que não tendo — no mercado brasileiro — marca forte para tal, gerou grande visibilidade para o empreendimento, criando awareness e sustentando o projeto maior.
Isto é, a experiência do Burger King no Brasil evidencia a importância de ser visto, de estar presente aos olhos do público geral. É claro que somente uma marca muito forte consegue expandir agressivamente sem o apoio dos clientes, mas uma opção viável para novos empresários é o investimento em estratégias de marketing, por exemplo.
Starbucks
Fundada em Seattle, EUA, no início dos anos 70, o Starbucks é hoje a maior rede de cafeterias do mundo. Contando com mais de 15 mil lojas em 50 países, a rede encanta os amantes de café por todo mundo.
Um dos grandes motivos do sucesso da rede é a capacidade da empresa de identificar e atender os desejos do consumidor. Para isso, o Starbucks parte da premissa que cada pessoa é única e precisa ser tratada de forma também única.
É por isso que o fundador da companhia, Howard Schultz, afirmou: “não estamos no ramo de café para servir pessoas, estamos no ramo de pessoas para servir café”.
Entre as políticas referentes a essa filosofia, destacam-se as pesquisas, um dos recursos utilizados pela rede para conhecer os consumidores, A empresa dispõe um site exclusivamente para isso, o My Starbucks Idea. A ideia é simplesmente a de ouvir o público.
Assim, compreendemos mais um diferencial de uma gigante e reconhecida marca do franchising. Vejamos agora como aplicar essas e outras estratégias em um contexto real. Confira nossas dicas:
Como obter reconhecimento no franchising
Analisando grandes exemplos de sucesso, podemos notar que não existem regras fixas para dar início ao processo de crescimento de uma empresa. Vamos definir qualidades mais diretas e direcionadas para novas marcas, a fim de auxiliá-lo na missão de encontrar seu próprio caminho.
Posicionamento bem definido
O primeiro passo para conquistar o reconhecimento é ter um posicionamento. Não basta só escolher um segmento para atuar, é preciso selecionar qual o perfil do público que você vai atender.
É fundamental que a empresa tenha valores bem definidos e faça todo seu planejamento de acordo com eles. A marca precisa ter identidade própria para que o usuário engaje com ela para além de uma simples conexão entre consumidor e produto.
Apresentação de resultados
É muito difícil — para não dizer impossível — obter reconhecimento sem bons resultados. Não existe propaganda capaz de suprir deficiências no serviço e/ou produto fornecido por uma empresa.
Com bons resultados, as coisas passam a funcionar em um outro nível, de formas mais orgânica. Para além do marketing, o boca a boca passa a surtir efeito.
É essencial estudar os casos de sucesso da área em que sua empresa atua e na qual quer ser reconhecida. Saber o que funciona e tentar aplicar estratégias similares adaptadas ao seu contexto.
Investir em networking
O passo seguinte para conquistar reconhecimento é o networking. É muito importante valorizar as pessoas que você vai conhecer durante a sua jornada no mundo do empreendedorismo.
Saber fazer boas conexões é uma qualidade que precisa ser desenvolvida e dominada por quem quer ser reconhecido. Ter contatos aos quais se pode recorrer abre um leque de opções muito valiosas para qualquer marca.
Ressaltando que é preciso criar relacionamentos genuínos e honestos. Isto é, não faça um contato só com base do que você pode tirar da relação. Boas trocas profissionais são construídas com reciprocidade e desejo de crescer juntos.
Marketing, marketing e mais marketing!
Como você deve ter pensado, marketing é de extrema importância na missão de conquistar reconhecimento no mundo dos negócios. Entretanto, como já dito, o marketing não esconde os problemas do seu negócio e, pelo contrário, deve ser utilizado para realçar as qualidades.
Uma boa forma de definir a estratégia, é pensando em como utilizar o marketing para potencializar todos os outros itens desta lista. Vender os seus valores, alcançar resultados substanciais, expor suas relações com outras marcas.
Uma dica valiosa, condizente com o mercado digital atual, é a contratação de influenciadores digitais para representar sua marca. É importante desenvolver um marketing humanizado com pessoas que simbolizam aquilo que a empresa acredita e prega.
Usar uma SGI de qualidade
SGI é a abreviação para Sistema de Gestão Integrado, ou seja, um software desenvolvido para facilitar e otimizar os mais diversos processos de gerenciamento de uma empresa.
Portanto, se você busca um Sistema de Gestão Integrada que é especialista no mercado de franquias, a Central do Franqueado pode oferecer. Pensando em todos esses problemas e oportunidades que o mercado do franchising apresenta, desenvolvemos um software criado especialmente para facilitar a gestão da sua rede.
Nosso sistema para franquias é desenvolvido com o propósito de centralizar toda a operação da sua rede em uma única plataforma, oferecendo soluções de padronização, engajamento e expansão para sua franquia.
A Central do Franqueado atende dezenas de franquias de todo o Brasil e, além de apresentar todos os recursos para a operação da sua franquia em um único sistema, nossa plataforma é 100% online. Se quiser conhecer mais, que tal bater um papo com nós? Esperamos você!
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Redator em Central do Franqueado
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