Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Gestão de Franquias »Venda por assinatura: o que é e como utilizar na sua rede de franquias
Gestão de Franquias

Venda por assinatura: o que é e como utilizar na sua rede de franquias

5 min de leituraLeonardo Montoya

Mesmo atingindo novos patamares com as possibilidades da internet, o sistema de venda por assinatura tem seu espaço no mercado há bastante tempo, principalmente no segmento de revistas e jornais. Desse modo, o modelo já está bem estabelecido no imaginário do consumidor, seja ele quem for.

Atualmente, os maiores exemplos de venda por assinatura são os serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max. Quem não usa ou conhece alguém que usa essas plataformas diariamente, não é mesmo?

Mas quais os benefícios desse tipo de venda? E como aplicá-lo na sua marca? E se essa referida marca estiver no mercado de franquias, a venda por assinatura ainda pode ser utilizada? Para responder essas e outras perguntas, a Central do Franqueado preparou este conteúdo completo sobre o tema. Não perca!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é venda por assinatura? 

Como dito, você já deve estar familiarizado com o que chamamos de venda por assinatura — e muito provavelmente assina algum tipo de serviço, não é mesmo? A venda por assinatura, então, é quando você paga pelo tempo, seja mensalmente ou ainda por pacotes (trimestral, semestral, anual etc.).

No caso dos já citados serviços de streaming, por exemplo, o assinante irá pagar um valor X todo mês para ter acesso à ferramenta 24 horas por dia — isto é, enquanto a assinatura estiver valendo. No que diz respeito aos pacotes, quando você se compromete com a assinatura durante um período de tempo maior — digamos 6 meses — a mensalidade diminui. 

Ainda na internet, outro tipo de negócio que funciona por meio de assinatura são os “clubes”: cervejas importadas, vinhos, temperos, livros. Neste tipo de serviço, a assinatura garante que você receba itens diretamente na sua casa todos os meses. Diferente dos serviços de streaming, então, você não está pagando pelo acesso contínuo a um produto, mas por um número específico.  

Mas são muitos os exemplos deste tipo de venda também fora da internet também. As academias utilizam o modelo para fidelizar clientes, que pagam uma mensalidade para poder usufruir do espaço e dos aparelhos, além de contar com a mentoria dos profissionais da educação física que trabalham no estabelecimento. Neste caso, a assinatura garante acesso a um ambiente ao qual, sem ela, não se pode acessar.  

Em suma, é um modelo de vendas bem dinâmico, podendo assumir diversas formas tanto na internet quanto fora dela. Mas quais os benefícios de vender um produto ou serviço por meio de assinaturas? Continue lendo para saber tudo! 

Os benefícios da venda por assinatura

O mais interessante da venda por assinatura é que o modelo oferece diversas vantagens tanto para os consumidores quanto para as empresas — isto é, possibilita que ambos saiam ganhando. 

A principal vantagem para o consumidor é a praticidade. Fazendo a contratação de algum produto ou serviço por assinatura, o consumidor tem a praticidade de contar com as soluções de maneira que atendam a sua necessidade — seja diariamente, semanalmente ou mensalmente — sem precisar recontratar sempre que se apresentar uma demanda. 

Outra vantagem é a experiência diferenciada oferecida pelas empresas que oferecessem assinatura. Quem investe em clubes de assinaturas pode esperar por um atendimento bastante personalizado, que leva em conta a opinião da base de clientes. 

Um exemplo é a Netflix, que ao longo do tempo percebeu que não bastava oferecer filmes e séries de outras produtoras aos seus assinantes, precisando investir na produção autoral de acordo com o que mais é assistido na plataforma. 

Além de trazer vantagens aos consumidores, como dissemos, você já deve ter percebido como a assinatura pode auxiliar nos resultados do setor. Veja agora alguns benefícios do modelo:

  • Aumento do fluxo de compras;
  • Visão clara do faturamento de acordo com o número de assinantes;
  • Fidelização de clientes;
  • Automação da gestão de pagamentos e cobrança. 

Vale a pena pensar em formas de implementar esse modelo de vendas, não é mesmo? Lembrando que estas são apenas algumas das vantagens de investir na venda por assinatura, uma tendência que certamente veio para ficar.

Como utilizar vendas por assinatura no franchising?

O sistema de assinaturas, principalmente se tratando do e-commerce, tem duas propostas. A primeira é a de estabelecer vendas recorrentes, em que os clientes escolhem os produtos que querem receber periódicamente. 

Em uma pet shop online, por exemplo, seria interessante a existência de um plano em que recebe todos os meses a mesma ração e outros itens. Nesse caso, é um produto padrão — geralmente ofertado de outras formas — escolhido diretamente pelo consumidor.

No outro modelo, o benefício é receber um produto desenvolvido de forma exclusiva para o clube. É o que acontece nas já citadas vendas de vinhos e livros. A diferença é que neste tipo de compra, o cliente geralmente recebe uma surpresa, fazendo com que seja uma experiência bem única. 

Assim, para aplicar esse plano de vendas no franchising, é necessário estudar as possibilidades de ambas propostas a fim de decidir qual se encaixa melhor no seu modelo de negócio. 

O Boticário, uma das maiores redes de franquias do Brasil, oferta — nos moldes dos clubes de assinatura — um produto chamado BotiBox, que consta em um kit surpresa de produtos da marca. Ou seja, mesmo grandes marcas do mercado de franquias acabam aderindo às vendas por assinatura visando maior variedade e, consequentemente, alcance.

Isto é, embora com certeza haja espaço, sua franquia não precisa ser especializada neste modelo: basta oferecer a opção de forma criativa. Portanto, cabe a você analisar seu produto e — mais importante — seu público para idealizar os melhores planos de assinatura para sua franquia. 

Considerações finais 

Você sabia que a Central do Franqueado é especialista em tecnologia para franquias? Nós desenvolvemos um software especialmente para você, franqueador, que quer acelerar a expansão da sua rede de franquias.

O serviço de Expansão da Central do Franqueado conta com o Módulo CRM, responsável por automatizar etapas do funil de vendas, identificar gargalos e se comunicar com franqueados

Também inclui o Módulo Projetos, que vai acelerar a implantação de novas unidades e simplificar o gerenciamento de projetos na rede. Quer mais? Ao contratar o serviço de Expansão, você também aproveita para disponibilizar a sua marca no Portal de Franquias da Central! 

O Portal é acessado diariamente por milhares de investidores e vai trazer diversas oportunidades de investimento para a sua rede. E aí? Que tal experimentar gratuitamente? Solicite uma demonstração e comprove todos os benefícios!

Gostou do conteúdo? Então continue explorando nosso site e descubra tudo sobre gestão de vendas no franchising! Boa leitura! 

Author Avatar
Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado