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Gestão de Franquias

Gestão de vendas: o que é e como implementar para qualificar o processo comercial da sua rede

5 min de leitura Carlos Griebler


Uma gestão de vendas significa ter conhecimento e organização de como está acontecendo o processo de vendas em uma franquia. Através dele, é possível melhorar ações e encontrar problemas a serem resolvidos! Veja tudo sobre o assunto em nosso conteúdo!

O que você vai encontrar neste conteúdo:

Diferente do passado, quando para vender um produto era preciso apenas anunciá-lo, hoje precisamos pensar em inúmeros pontos para realmente convencer um cliente a comprar.

Focar em processos profissionais, ações premeditadas e ficar atento a tudo, se tornou algo quase que obrigatório dentro de empresas. Por isso, contar com uma boa gestão de vendas passou a ser uma grande vantagem. 

Por meio de uma gestão de vendas é possível entender as melhores formas de vender. Assim garantindo o lucro esperado de um negócio! Bacana né?

Mas, para ter uma gestão de vendas em sua franquia, você precisa entender o que ela é, sua função e também de algumas dicas. Isso tudo você encontrar aqui, confira!

O que é gestão de vendas?

Conhecida por ter a função de melhorar o processo comercial de empresas, a gestão de vendas é uma forma de gerenciar sua equipe de vendas. Por meio dela, é possível aplicar ações que vão ajudar no crescimento de um negócio. Principalmente por seu objetivo maior ser otimizar todo o processo de vendas.

Entretanto, engana-se quem pensa que a gestão de vendas engloba apenas um setor. O método afeta e aprimora todas as atividades com relação às vendas. Ou seja, equipes de marketing, criação, vendas, entre outras, terão um grande papel dentro da gestão de vendas.

Um dos motivos para isso é que, apenas assim, trabalhando em conjunto, é possível melhorar e encontrar problemas nos processos. Assim como ajuda na percepção de estratégias que estão se saindo bem, ocasionando em um reaproveitando e inspiração.

A tarefa de contar com uma gestão de vendas, apesar de extremamente benéfica, cobra bastante. Muitas pessoas acham que é apenas o trabalho de fazer uma análise de dados, sendo que, é muito mais que isso.

É necessário compreender as ações que serão feitas, saber onde colocar os produtos à venda, averiguar ciclos de vendas. Apenas após tais processos você vai conseguir melhorar sua gestão de vendas.

Além que uma boa gestão de vendas tem a tarefa de fazer todos ficarem alinhados e focados. Utilizando para isso de estratégias, processos, planejamento e execução de tarefas!

Quais as vantagens de uma boa gestão de vendas para franquias?

Uma boa gestão de vendas vai afetar diretamente as vendas da sua franquia. Podendo ser as vendas tanto de produtos, quanto de novas unidades franqueadas.

Isso porque, todo o processo de vendas será otimizado. Você vai saber quando aplicar melhorias, quais as melhores formas de vender, o que cada setor possui de responsabilidade, entre outros pontos. Além de que, você vai encontrar problemas com facilidade, e com isso, resolvê-los o quanto antes.

Por conta disso, sua franquia vai obter em suas mãos os benefícios necessários para crescer. Terá uma alta lucratividade, vai chamar a atenção do público e também investidores! 

Interessante né?! Aposto que não vai querer deixar para depois para analisar sua gestão de vendas. 

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9 dicas cruciais para desenvolver uma boa gestão de vendas

Indiferente de você já ficar atento sobre a gestão de vendas ou não, saiba que isso é um processo contínuo, e que sempre cobra atenção. Por isso, vamos apresentar 10 dicas para você utilizar no seu negócio. Veja:

1. Foque no planejamento

Antes de querer otimizar sua gestão de vendas, crie um bom planejamento. Ele é essencial para a organização de todas as ações que serão feitas, isso com base em um cronograma.

Outro ponto positivo para se contar com um planejamento, é que ele ajuda a evitar erros, e também reparar caso eles apareçam.

2. Escolha um líder

Dentro de uma equipe de vendas é preciso ter alguém com uma boa capacidade de liderança. Essa pessoa será quem irá organizar, gerenciar e manter a equipe de vendas motivada e alinhada com os ideais da empresa.

3. Estipule metas

Possuir metas a serem batidas é um combustível e tanto para uma empresa. Isso faz com que todos se dediquem para batê-las. Também deixa perceptível quais os objetivos que necessitam ser alcançados para o crescimento da empresa. 

Assim, sua gestão de vendas consegue deixar todos os setores alinhados. Também que, ao apresentar metas, você consegue estruturar uma imagem da sua empresa a curto ou longo prazo!

4. Conte com ferramentas

Possuir a ajuda de ferramentas como um playbook de vendas ou uma plataforma de suporte podem ser ótimas para o seu gerenciamento. Com sua utilização todos os processos serão mais fáceis.

5- Estruture seus processos

Uma boa forma de manter uma gestão de vendas organizada é deixando explícito como o processo de vendas deve ser feito. Ao estruturar ele, seus colaboradores irão fazer conforme apresentado, assim causando uma padronização nas ações. 

6. Meça a produtividade e resultados

Um dos pontos principais para a gestão de vendas, é ficar atento sobre como está a produtividade das equipes. É preciso saber quem está realmente se empenhando e quem não, obtendo então, conhecimento sobre onde aplicar melhorias.

Outro ponto, é analisar os resultados das ações feitas. Possuir boas métricas é uma diferença e tanto! 

7. Ofereça recompensas 

Algo que pode ser um motivador a mais para seus colaboradores focarem no trabalho é oferecer prêmios, comissões ou promoções. Uma boa forma para fazer isso, é aplicar no seu negócio um sistema de recompensa por meritocracia. Tal ação deixa todos ambiciosos e dedicados. Todo mundo adora um benefício, não é mesmo?

8. Busque receber feedbacks

Para ter noção sobre como está sua gestão de vendas, você vai precisar ouvir opiniões. E para saber isso, não existem pessoas melhores que seus clientes. 

Ao receber feedbacks se torna fácil encontrar problemas e apresentar ao time de vendas. Isso vai ajudar seus colaboradores a desempenharem suas tarefas com mais dedicação.

9. Faça treinamentos 

Tente ao máximo evoluir os conhecimentos das suas equipes. Mesmo que, cada um busque adquirir qualificação profissional de forma individual, tente possibilitar ajuda a todos!

Aliás, caso você possibilite conhecimento, você vai conseguir apresentar algo que realmente complementa o objetivo do seu negócio.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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