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Gestão de Franquias

Holding de franquias: o que é e como utilizá-lo para benefício da sua rede

5 min de leitura Carlos Griebler


Você sabe o que é holding de franquias? “Holding” (do verbo “to hold”) é uma palavra da língua inglesa que pode ser traduzida como “manter”. No mundo dos negócios, o termo é utilizado para se referir a uma empresa que “mantém” e, consequentemente, realiza a gestão de outras empresas, na qual tem pequenas participações ou até mesmo controle total. 

Assim, por ser sócia majoritária de um empreendimento, ela é responsável por administrar e controlar suas operações. É, basicamente, a sobreposição de uma sociedade sobre outra. Mas como isso se aplica no franchising? Para responder essa e outras perguntas sobre o holding de franquias, a Central do Franqueado preparou este artigo completo sobre o tema. Não perca!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é holding de franquias? 

Como adiantado, holding é quando uma empresa tem controle sobre as operações de outra. Uma holding de franquias, por sua vez, tem o controle sobre redes franquias — sempre com o objetivo de promover sua evolução e dar todo o suporte necessário.

O modelo de negócio é baseado em uma simples palavra: aceleração. Portanto, empresas de holding são aceleradoras. Isso se dá porque essa prática implica a ideia de capacitar empresas de menor porte com o conhecimento e — mais importante — as conexões necessárias. Ou seja, colocar sua rede de franquias em contato com outras empresas e/ou potenciais investidores (que muitas vezes já fazem parte do mesmo conglomerado).

Assim, podemos definir uma holding de franquias como um conjunto de várias marcas em um único conglomerado, em que cabe à empresa controladora o planejamento estratégico e as consequentes tomadas de decisões. Pequenas empresas que desejam crescer e, no entanto, não têm o capital necessário, podem encontrar a solução para seus problemas em uma holding de franquias.

Tipos de holding

O conceito, contudo, não define tudo: há segmentações. Isto é, existem três tipos de holding, cada qual com características únicas na forma como auxiliam as marcas. Abaixo explicamos melhor cada um. Confira! 

Holding pura 

A chamada holding pura representa o modelo padrão: empresas que detém participação de outras empresas, mas se limitam apenas a isso. Ou seja, nesta categoria, a holding não interfere em nenhum tipo de operação propriamente dita. 

Holding mista 

A holding mista é a mais conhecida e usada no país. Nesta categoria, há benefícios com relação à diminuição de tributos e ao tipo de administração que é oferecida. Além de participação no capital das empresas, também é realizado todo processo de administração e gerenciamento das mais variadas operações.

Holding familiar 

A holding familiar se refere à constituição de uma empresa em que o capital social é integralizado ao patrimônio da família — isto é, primeiro o patrimônio pessoal dos pais e posteriormente a sucessão desse patrimônio aos herdeiros. O direito sucessório consiste na transferência de patrimônios após o falecimento dos proprietários (pai ou mãe). 

Como o holding de franquias funciona? 

A forma como o holding de franquias funciona pode variar, uma vez que existem holdings de franquias em segmentos distintos, e o investimento inicial é modificado de acordo com o tipo do negócio e seu faturamento médio.

Para exemplificar, vamos supor que uma franqueadora do ramo de alimentação empreende de forma secundária também em outros setores — digamos, no mercado da moda e da educação.

Ou seja, a empresa atua com três de três franquias diferentes. Sendo uma franqueadora, a empresa é responsável por fazer os contratos, vender a marca — expandi-la —, fazer consultorias etc. Neste caso, a empresa franqueadora é somente isto: uma empresa franqueadora. Isso não configura uma holding.

Um outro exemplo do que pode vir a ser confundido como uma holding de franquias, mas não é, é uma empresa de consultoria que, em troca de seus serviços, negocia uma participação na franqueadora — e, assim,  estabelece um padrão ao fazer o mesmo com outras franqueadoras, tomando parte em diversos negócios. Mas lembre-se: isso também não é uma holding!

A holding de franquias de fato é sócia majoritária de diferentes franqueadoras e, dessa forma, tem o controle total sobre todas elas. Assim, cabe à holding as principais tomadas de decisões, sempre visando o crescimento e expansão das empresas. A holding, portanto, não é dona da marca — apenas detém a maior parte de suas ações.

Os benefícios do holding de franquias 

Após o que foi dito, não fica difícil compreender os principais benefícios da prática, não é mesmo? A segurança proporcionada por uma holding é algo sem equivalente no mercado. Não há como contar com a estabilidade de uma grande empresa acionista de outra forma

Contudo, definir o holding como apenas segurança é algo limitador para um conceito tão amplo. Assim, visando definir as vantagens práticas de contar com o auxílio de uma aceleradora, preparamos uma lista de benefícios reais e observáveis para você. Confira! 

  • Assistência e definição do ponto comercial;
  • Treinamento inicial e reciclagem;
  • Assistência para estoques;
  • Negociações com fornecedores;
  • Manuais operacionais;
  • Assistência administrativa contínua.
  • Assessoria no trabalho de divulgação da franquia;
  • Apoio na inauguração.

Considerações finais

A existência do holding específico para franquias representa a dificuldade apresentada pelo gerenciamento deste modelo e seu mercado competitivo. Mas, para além das holdings, você pode procurar por outras soluções. E com isso, a Central do Franqueado pode te ajudar! 

A Central do Franqueado desenvolveu um software de gestão para franquias que facilita — e muito — o gerenciamento de uma rede de franquias. Nosso sistema auxilia as franqueadoras otimizando processos operacionais e promovendo a marca no mercado do franchising. 

No módulo Projetos, por exemplo, a franqueadora consegue gerenciar o onboarding de suas implementações, tendo controle e automatização.  Além disso, através da nossa plataforma, a franqueadora consegue realizar a transmissão do know-how e a centralização de arquivos com o módulo Arquivos

Já o acompanhamento constante e prestação do melhor suporte ao franqueado é oferecido através do módulo CAF, onde a franqueadora tem sua Central de Atendimento ao Franqueado obtém uma visão do suporte que presta à rede. 

Se interessou? Então agende uma demonstração da plataforma e eleve o nível da gestão de sua rede para onde as grandes redes se encontram.

E aí, gostou do conteúdo? Então continue explorando nosso site e descubra tudo sobre gestão de vendas no franchising! Boa leitura!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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