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Gerente de produto: conheça a sua importância em uma rede de franquias

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Gestão de Franquias

4 min de leitura Andrei Arndt

O gerente de produto, diferente do gerente de expansão e do gestor de rede, não costuma ser motivo de discussão quando o assunto são profissões no franchising. Porém, ele exerce um trabalho fundamental para alcançar o sucesso do produto. Quer aprender mais sobre? Confira neste artigo!

Você vai ver:

O que é o gerente de produto?

O gerente de produto é o profissional responsável pela identificação das demandas dos clientes. Ele pesquisa e desenvolve estratégias para alcançar o sucesso do produto. Em outras palavras, este profissional é basicamente o CEO do produto. 

Em inglês, product manager, o gerente de produto é uma profissão que surgiu em 1931, na empresa Procter & Gamble. Negócios, tecnologia e user experience são conhecimentos necessários à atuação do gerente de produto. 

Dentro da área de atuação do gerente de produto, cada uma apresenta interesses específicos. Por exemplo: 

  • Negócios: se concentra em maximizar ao máximo o valor comercial de um determinado produto. 
  • Tecnologia: conhecimentos técnicos sobre o desenvolvimento de produtos para tomar decisões da melhor maneira possível.
  • User Experience (UX): compreensão das necessidades e preferências dos consumidores para transformar o produto.

Vale lembrar que o gerente de produto precisa ter muita experiência em pelo menos uma dessas três áreas. Dessa maneira, fica muito mais fácil executar o gerenciamento do produto. 

O que faz o gerente de produto? 

As responsabilidades de um gerente de produto são variadas. Isto é, as suas atividades também estão relacionadas ao tamanho da empresa que ele está inserido. Em grandes empresas, o gerente de produto conta com uma equipe de especialistas, pesquisadores, analistas e profissionais de marketing para auxiliá-lo no dia a dia. 

Já em empresas pequenas, o gerente de produto vai atuar menos na teoria e mais na prática. Por isso, é importante que o gerente de produto apresente características de liderança. 

Um bom gerente de produto vai:

  • Entender os consumidores: entender o público-alvo é fundamental para um gerente de produto. Dessa maneira, fica muito mais fácil atender as exigências dos consumidores e aumentar a satisfação acerca do produto. 
  • Estudar o mercado e a concorrência: através de métricas e do estudo do mercado, é possível entender em quais pontos a empresa precisa melhorar. 
  • Escolher a visão do produto: qual o propósito do produto? Qual o problema ele se propõe a solucionar? São questões pertinentes a um gerente de produto. 
  • Gerenciar os recursos para favorecer o produto: se um corte de gastos é necessário, mas ele prejudica demais a qualidade do produto ,o gerente vai pensar em uma solução para economizar sem diminuir a qualidade do que está sendo produzido. 

Quer um exemplo de gerente de produto famoso? Steve Jobs da Apple foi um dos maiores gerentes de produto da história. 

Checklist: Gestão Estratégica

Qual a importância de um gerente de produto em uma rede de franquias?

Em uma rede de franquias, aspectos como a padronização e a qualidade são fundamentais para o sucesso da marca. Porém, dependendo do número de unidades franqueadas, problemas para padronizar e controlar a qualidade são comuns.

Como você viu anteriormente, o gerente de produto é responsável por várias atividades dentro de uma empresa. Mas e em uma rede de franquias? Quais seriam as suas atribuições?

Na verdade, as responsabilidades do gerente de produto não mudam muito no franchising. Porém, é importante lembrar que em uma rede de franquias, o gerente de produto vai se responsabilizar pela priorização dos procedimentos. Quer aprender mais? Confira a seguir!

Melhora a tomada de decisões 

O gerente de produto vai tomar decisões baseadas no comprometimento com o sucesso do produto. Vamos supor que você seja o franqueador de uma rede no segmento de mobília para escritório. A sua rede de franquias fornece mobiliário para várias corporações. 

Porém, ao lançar um novo catálogo de produtos, você precisa decidir se vai focar na redução de custos para aumentar o alcance do produto ou direcionar os recursos para aumentar a qualidade e despertar o interesse de um nicho de mercado? Um gerente de produto experiente vai tomar decisões conforme os benefícios que elas trazem.

Dessa maneira, os valores e a identidade da marca são determinantes para que este profissional atue. Se a intenção é aumentar as vendas, o corte de custos é o recomendado. No entanto, se quiser estabelecer a marca como uma autoridade no mercado e manter as vendas para clientes selecionados, aumentar a qualidade é uma alternativa.

Estudar o mercado 

Pesquisas de mercado são fiéis companheiras do gerente de produto. Este profissional está sempre atento às novidades e as tendências do mercado em que está inserido. Por isso, em uma rede de franquias, ele é importante para aumentar a vantagem competitiva da marca frente aos concorrentes.

Você não quer ficar para trás, certo? Então, contar com um bom gerente de produto vai aumentar o desempenho da sua rede de franquias. 

Aumenta a satisfação do cliente

Os clientes são fundamentais para uma rede de franquias, certo? Por isso, saiba que a especialidade de um gerente de produto é desenvolver produtos que atendam às exigências da sua clientela. 

Se você tem dificuldades em desenvolver um produto que atenda as expectativas dos clientes, contratar um gerente de produto pode ser a solução para você.

E aí, gostou do conteúdo? Então, acompanhe o site da Central do Franqueado para ficar por dentro das novidades do universo do franchising!

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado

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