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Gestão de Franquias

Como elaborar um projeto: 6 dicas para a sua rede de franquias

4 min de leituraAndrei Arndt

Descubra como elaborar um projeto e qual a melhor ferramenta para te ajudar no processo! 

Neste artigo, você conferir 6 dicas para elaborar um projeto para a sua rede de franquias:

  1. Foco no objetivo
  2. Organize os recursos
  3. Elabore um cronograma
  4. Distribua as tarefas
  5. Crie metas para o projeto
  6. Invista em uma solução comprovada

Projetos são atividades temporárias que têm como objetivo atingir um resultado. A definição é simples, mas a aplicabilidade e a funcionalidade são complexas. Um projeto pode envolver poucas pessoas para organizar e executar atividades durante um curto prazo, bem como pode movimentar dezenas e durar anos. Isto é, projetos são versáteis e variam conforme o as metas e objetivos.

Em uma rede de franquias, projetos são fundamentais para o sucesso da marca. Desde a inauguração de uma nova unidade franqueada, passando pela prestação de suporte e transmissão de know-how aos franqueados, até o funcionamento e a excelência da franquia: tudo é projeto. 

A Central do Franqueado, especialista em franchising, separou para você 6 dicas de como elaborar um projeto para a sua rede de franquias! 

Foco no objetivo 

Durante a administração de uma rede de franquias, você cria e gerencia vários projetos ao mesmo tempo. No entanto, é fundamental que os objetivos sejam bem definidos para evitar problemas durante o andamento das atividades. 

Se você planejou o lançamento de um produto para o fim do ano, por exemplo, todos os envolvidos no projeto precisam executar atividades de maneira a contribuir com o objetivo final. Conforme o projeto desenvolve, é normal que algumas atividades sejam descartadas ou alteradas por não serem tão necessárias. Por isso, lembre-se: foque no objetivo.

Organize os recursos 

Após definir o objetivo, você deve estar pensando: e depois? O próximo passo é descobrir quais os recursos serão necessários para dar início ao projeto. Em outras palavras, você precisa pensar em quantos colaboradores estarão envolvidos, quanto será gasto e, principalmente, qual o tempo para conclusão do projeto.

Estabelecer um prazo é fundamental para que exista um término para o projeto é uma maneira de garantir que ele não vá se estender infinitamente e tem tudo a ver com a próxima dica. Veja!

Elabore um cronograma 

A Central do Franqueado falou anteriormente sobre cronogramas de projetos. Por meio do cronograma, o gestor responsável pelo projeto controla o andamento das atividades em detalhe.

Vale lembrar que é importante que cada atividade descrita no cronograma também tenha um prazo. Durante o lançamento de um produto, por exemplo, é importante apresentar prazos para as atividades de desenvolvimento de produtos, testes e a campanha de marketing que será responsável pela divulgação. 

Dessa maneira, ao dividir e organizar as atividades, fica mais fácil visualizar e intervir quando surgir um problema que prejudique o andamento do projeto.

Distribua as tarefas 

Seguindo as dicas anteriores, você consegue ter uma base sólida para desenvolver o seu projeto. 

Agora, é preciso refinar cada um dos seus aspectos. Por isso, distribuir as tarefas entre os colaboradores não é apenas uma conta matemática de soma e divisão. Você precisa saber quais são os colaboradores mais adequados para cada uma das atividades do projeto. Tudo depende do objetivo.

Por exemplo, se você está procurando um ponto comercial para abrir uma nova unidade franqueada, é importante contratar um consultor de campo. Afinal, os colaboradores certamente não terão a experiência necessária para algumas tarefas. 

Nesse sentido, é muito importante entender as qualidades de quem está envolvido no projeto antes de sair distribuindo as tarefas. Isso aumenta a efetividade e diminui as falhas e a probabilidade das demandas não serem entregues.

Crie metas para o projeto

Metas e objetivos são indispensáveis para todos os procedimentos dentro de uma rede de franquias. Lembra qual a principal diferença entre meta e objetivo? A meta, nada mais é do que o objetivo de forma quantificada. Isto é, ela é usada para atingir o objetivo. Um diferencial para aplicar no seu projeto são os OKRs.

Os OKRs são objetivos e resultados chaves que você obtém para atingir o que foi determinado. É uma alternativa para estabelecer metas de maneira estratégica e acelerar os resultados.

Invista em soluções comprovadas

Até agora, tudo o que você viu é a teoria, mas e a prática? Como elaborar e controlar um projeto no mundo real? Sabemos que o cotidiano de um franqueador é agitado e é comum que falhas ou gargalos demorem a ser detectados.

No entanto, existem centenas de instrumentos úteis para gerenciar projetos na sua rede. Muitos você encontra através de uma rápida pesquisa no Google. Porém, escolher o melhor para a sua rede de franquias é complicado, afinal, como saber se tudo que está sendo dito é verdade?

A Central do Franqueado é a autoridade em franchising que você pode confiar. São mais de 200 redes de franquia que aprovam as soluções. Entre elas, Balanceado, Calzoon e 10 Pastéis.

Para te ajudar na inauguração de novas unidades e no lançamento de produtos, a Central desenvolveu o Módulo Projetos. Pensado exclusivamente para centralizar as informações da equipe e aumentar a capacidade de gerenciamento, o Módulo Projetos é a ferramenta perfeita para redes de franquias. 

Ainda na dúvida? Experimente grátis e sem compromisso. Solicite uma demonstração e entraremos em contato para apresentar o Projetos.

Gostou do conteúdo? Fique ligado no site e não perca nenhuma novidade sobre franchising! 

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado