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Franquia de loja de roupa: as melhores redes de moda para investir

Top 5 Franquia de loja de roupas

É inegável que o mercado da moda sempre foi destaque no mundo dos negócios. As grandes marcas do ramo obtém altos faturamentos e patrocínios milionários e atraem pessoas do mundo todo. Portanto, investir em uma franquia de loja de roupas, com certeza é um bom negócio. Saiba mais!

Saiba o que você irá ler neste conteúdo:

Como funciona o mercado da moda?

Vestir-se é, sem dúvidas, uma necessidade básica de todo ser-humano. Este já é um dos motivos que demonstra que o mercado da moda sempre se manterá em alta. 

É possível enxergar o sucesso que lojas de roupas fazem, quando vemos diariamente estabelecimentos deste tipo com alta movimentação. A vaidade do ser humano e, principalmente, de nós brasileiros, é um dos motivos que torna atrativo este negócio.

No ambiente de negócios no Brasil, o comércio representa 12,3% de participação no PIB brasileiro, segundo dados do Ministério do Trabalho de 2016. Dentro dessa porcentagem, 43% é classificado como comércio varejista, no qual se encaixam as lojas de roupas e acessórios. 

De acordo com dados da Empresômetro, empresa especializada em inteligência de mercado, as redes varejistas de roupas e acessórios apresentam mais de 1 milhão de negócios em atividade no Brasil. Isto representa 5,53% de todas as empresas ativas no país

Diante destes dados, podemos afirmar que abrir uma loja de roupas pode ser uma opção muito lucrativa para quem busca empreender. No entanto, existem diversas maneiras de entrar neste ramo e, por isso, preparamos algumas dicas para você. Confira!

Como abrir uma loja de roupas?

Antes de resolver empreender neste mercado, é preciso que você se prepare conhecendo o mercado. Além disso, existem vários outros passos a serem seguidos para abrir uma loja de roupas e obter sucesso na vida de empreendedor. Portanto, confira 6 dicas para se preparar para empreender:

Conheça o mercado que você está ingressando

Todo negócio necessita de preparo para se dar bem diante dos concorrentes. No comércio de vestuário não é diferente. Buscar conhecer os números do setor e como é o seu desempenho nos últimos anos é imprescindível para atuar no mercado. 

Realizar uma pesquisa de mercado é essencial para que você consiga ter o seu negócio preparado. Você precisa definir qual tipo de produto você quer oferecer. Dentro do setor de loja de roupas há diversos segmentos. É necessário optar por roupas para academia, somente calçados, roupa infantil, feminina ou masculina e etc. Para isso, é importante saber o que está mais em alta, mas que também mantém uma estabilidade. 

A partir disso, você pode realizar um estudo de preços de seus concorrentes. Pesquisar qual o seu produto mais vendido, qual os diferenciais que esse concorrente oferece e como o seu negócio pode se diferenciar do restante.

A análise concorrencial te ajudará a montar o seu negócio oferecendo ao cliente algo que ele ainda não viu. Portanto, saber quais são as estratégias utilizadas por aqueles que competirão com você é essencial. 

Formalize o seu negócio

Ingressar no mercado pode não ser algo muito simples. Há regularizações perante a lei que devem ser feitas antes de iniciar as atividades de um negócio. Portanto, conheça a lei para o seu mercado.

É possível ingressar nos negócios abrindo uma loja de roupas se tornando um Microempreendedor Individual (MEI). Neste formato, a burocracia para o funcionamento é menor e você paga taxas de abertura menores. Neste caso, o faturamento máximo da loja deverá ser de R$ 60 mil por ano. 

Outro formato para abrir uma loja de roupas é por meio do franchising. Para isso, você deverá conhecer a lei de franquias e as especificações da Circular Oferta de Franquia (COF), documento que estabelece todas as regras de funcionamento do mercado. 

Saiba quem é o seu público-alvo

Uma das coisas mais importantes ao decidir entrar em um mercado, é definir o público-alvo que seu empreendimento deseja atingir. Traçar quais são as principais tipos de pessoas que você deseja alcançar é importantíssimo.

Definir um público-alvo é estabelecer qual é a faixa etária que você busca alcançar, o sexo, classe social, estilo, referência de vestuário e etc. Muitas vezes, isto não será definido centrado somente em um público e engessado. Dentro deste público, é importante realizar uma segmentação de mercado e unificar clientes com características semelhantes. Estas características podem ser tanto físicas e sociais, como de consumo. 

Estude a localização onde pretende estabelecer sua loja de roupas

Definir um bom ponto comercial é importante para um bom desempenho nas vendas da sua loja de roupas. Afinal, o principal objetivo de uma loja é vender e gerar lucro. E uma boa localização pode impactar diretamente nisto.

Analisar se há concorrentes diretos próximos de onde você pretende se estabelecer é um passo. Se houver, a estratégia para chamar os clientes para o seu estabelecimento ao invés do concorrente, você deve oferecer um diferencial. 

Abrir uma loja de roupas em um shopping é uma ótima opção para você que deseja ter um tráfego de pessoas intenso. Caracterizados pela acumulação de diversas redes de franquias, os shopping são hospedeiros de alta qualidade de lojas de roupas. 

Uma ferramenta que poderá ajudar na escolha do seu ponto é a utilização do Geomarketing. Esta estratégia permitirá você realizar uma análise concorrencial aos arredores do seu negócio, sabendo onde focar suas ações para aumento de desempenho. 

Além de uma loja física, também é indispensável nos dias de hoje ter uma loja online para venda de seus produtos. Dados do relatório da NeoTrust de 2019 revelaram que o e-commerce no Brasil cresceu 22,7% durante o ano. Portanto, formular um bom site para vendas da sua loja e que seja ágil e eficiente, pode impactar altamente nas suas vendas.

Crie um plano de negócios

Todo tipo de negócio deve ter um planejamento para que haja êxito em sua atuação. Uma loja de roupas também deve atender a esses requisitos. Portanto, estabelecer qual é o plano de negócios a ser seguido pelo empreendimento é extremamente necessário. 

É através deste plano de negócios que você conseguirá traçar quais gastos você terá, qual a suposta margem de lucro que obterá, e possíveis prejuízos, para que possa estar preparado. 

Deste modo, tudo que acontecer estará sob seu controle. A princípio, não ocorrerão imprevistos que poderiam estragar o seu negócio. Dentro do plano de negócios, será designado quais materiais suas lojas necessitarão. Isto inclui quantidade de manequins, estandes, decoração e etc. 

Em redes de franquias, você tem a vantagem de já ter isto pré-definido pela franqueadora. Isto se torna uma preocupação a menos na hora de iniciar o negócio. Afinal, com a padronização presente no franchising, as redes normalmente oferecem boa estrutura e ajudam na escolha do ponto de venda. 

Faça uma boa divulgação da sua loja

Com as redes sociais cada vez mais em ascensão, ter um bom investimento em marketing digital se tornou essencial para qualquer negócio. Na implantação de uma loja de roupas, é importante definir a identidade da sua marca. 

Um dos processos para construir um marketing bem estruturado é a definição do público-alvo. Presumindo que isso tenha sido realizado, é preciso ter um branding bem definido. Deste modo, sua loja criará identificação com o público, que consumirá seus produtos a partir do posicionamento que sua marca oferece. 

Utilize de diferentes estratégias de marketing digital para fortalecer sua marca. Criar um blog que contenha conteúdos do seu segmento ou estilo de vida que sua loja vende, pode ser uma boa ferramenta. Estar nas redes sociais já se tornou pré-requisito. Se você deseja alcançar um grande número de pessoas em um mundo interconectado, precisa fortalecer suas redes e impulsionar o alcance da sua marca. 

Porque ter uma franquia de loja de roupas?

O franchising é sem dúvidas um mercado de sucesso no mundo dos negócios. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve um aumento de 6,9% em seu faturamento no ano de 2019. A previsão de faturamento para o ano de 2020 é de um crescimento de 8%. Ou seja, só tende a crescer.

Um dos principais motivos para optar por abrir sua loja de roupas por meio do franchising, é saber que há uma receita de sucesso na marca. Você não precisará se preocupar com fortalecer sua marca desde o início, pois já tem uma estrutura e reconhecimento no mercado.

Além disso, a maioria das redes de franquias oferece um amplo suporte nas atividades. Isto pode incluir treinamento de funcionários e dos franqueados, assim você conhecerá o negócio que estará atuando. O suporte também pode abranger as vendas, marketing, processos operacionais, homologação de fornecedores e etc. 

Um exemplo de suporte oferecido por franquias é das redes que utilizam o sistema para gestão da Central do Franqueado. Neste sistema, os empreendedores recebem o treinamento necessário para operar o negócio, ajuda na implantação, escolha do ponto de venda, manutenção da qualidade e todos os pontos que um empreendedor deve se preocupar. 

Diante disso, aconselhamos: se você busca por abrir o seu próprio negócio e pensa em ter uma loja de roupas, escolha o franchising. Para conferir algumas opções de franquias de lojas de roupas para investir, clique neste link