Segmento:
Alimentação
Formato:
Loja/Quiosque
Sede:
São Paulo
Inauguração
da Empresa:
1999
Ingresso no
Franchising:
2003
Unidades:
126
Segmento: | Alimentação |
Investimento: | R$ 230.000,00 a R$ 580.000,00 |
Retorno: | 12 a 36 meses |
Taxa: | R$ 30.000,00 a R$ 50.000,00 |
Taxa de publicidade: | 5% sobre compras AmBev |
Royalties: | 12% sobre compras AmBev |
Faturamento médio: | R$ 55.000,00 |
Sobre a Franquia
A Estação Chopp Brahma é a casa do chopp preferido dos brasileiros com toda a brahmosidade que você merece. O espaço é perfeito para apreciar um Chopp Brahma autêntico tirado por especialistas. O lugar é perfeito para você curtir com os amigos, torcer pelo time do coração e aproveitar uma boa música.
O Chopp Brahma está sempre fresquinho. Além disso, é leve, refrescante e com uma espuma cremosa. Um último detalhe: nós já dissemos que o Chopp Brahma está sempre fresco?
A Ambev suporta os franqueados desde a prospecção e validação do ponto comercial, até a gestão e sustentação de seu negócio, com mecanismos de controle de qualidade e suporte ao negócio, que são aplicados de maneira clara e profissional.
Informações Financeiras
1. Qual o valor do investimento inicial para abertura de uma unidade franqueada?
Quiosque de 12m²: Investimento total a partir de R$ 220.000,00. Nesse valor está incluso os custos iniciais para montagem do quiosque (hardware, uniforme, copos de vidro e descartáveis, estoque inicial de produtos, embalagens, enxoval inicial, freezer, spullboy (lava copos), marketing de inauguração, abertura da empresa, obras, etc.) e a taxa de franquia que é de R$ 30.000,00.
Choperia: Investimento total a partir de R$ 550.000,00. Nesse valor está incluso a estrutura para montagem do quiosque (software, hardware, uniforme, copos de vidro e descartáveis, estoque inicial de produtos, embalagens, enxoval inicial, freezer, spullboy (lava copos), marketing de inauguração, abertura da empresa, obras, equipamentos de cozinha, projeto arquitetônico etc.), lembrando que nesse modelo o custo com obras, tem grande impacto no custo total e a taxa de franquia que fica em R$ 50.000,00.
OBS. 01: A Ambev também participa do investimento inicial, cedendo em comodato para as operações os seguintes itens: o quiosque, mobiliário, ambientação, chopeira, material de merchandising, entre outros.
OBS.02: Nos investimentos acima mencionados, não consideremos o custo com aquisição de ponto comercial (luvas).
2. O que está incluso na taxa de franquia? O que eu recebo em troca?
A taxa de franquia está inclusa no valor do investimento e remunera o direito de uso da marca, acesso a oportunidade de negócio, treinamento inicial, assistência para a implantação e início das operações.
3. Qual a taxa de royalties e fundo de propaganda? O que está incluso nelas?
Royalties: 12% sobre a base de compras de produtos Ambev. Ele remunera mensalmente à franqueadora pelo uso contínuo da marca e pelos serviços prestados no suporte operacional e comercial contínuo.
Fundo de Propaganda: 5% sobre a base de compras de produtos Ambev. Esse valor é destinado às ações de marketing para a rede.
4. Qual a estimativa de faturamento mensal e retorno do investimento?
Quiosque de 12m²: A estimativa é de R$ 55.000,00 com uma lucratividade média entre 12% e 15%. Retorno do investimento de 24 a 36 meses.
Choperia: A estimativa é de R$ 120.000,00 com uma lucratividade média entre 12% e 15%. Retorno do investimento de 24 a 36 meses.
OBS: Todos os valores financeiros são baseados em médias da rede e podem ter alterações para mais ou para menos.
Produtos e Serviços
1. Qual o mix de produtos comercializado no Quiosque?
Quiosque de 12m²:
- Bebidas AmBev: chopp claro e escuro ou Black (sujeito a disponibilidade), cerveja Líber (sem álcool), refrigerantes da Ambev, água tônica, água com e sem gás, lipton ice tea e gatorade.
- Demais produtos: salgadinhos diversos (batata frita, amendoim etc), salgados pré-assados ou fritos (coxinhas, croquetes, entre outros), tábua de frios, salsichas, linguiças, defumados, cigarros, balas, chicletes e gifts.
Choperia:
- Bebidas AmBev: chopp claro e escuro ou black (sujeito a disponibilidade), cerveja Líber (sem álcool), refrigerantes da Ambev, água tônica, água com e sem gás, lipton ice tea, gatorade e cervejas importadas (sujeito a disponibilidade), mix definido de destilados.
- Demais produtos: petiscos e porções de botecos, sanduíches, pratos quentes, almoço, sobremesas, cigarros, balas, chicletes e gifts.
Operacional
1. Qual o tamanho da equipe?
Quiosque de 12m²: Em média de 4 a 6 colaboradores.
Choperia: Em média 6 a 12 colaboradores, dependendo do tamanho da loja.
OBS.: O número de colaboradores pode variar em função do volume de vendas do quiosque e do horário de funcionamento.
2. Qual o horário de funcionamento?
O horário de funcionamento varia de acordo com o ponto comercial onde estiver instalado o quiosque ou de acordo com a decisão do franqueado.
3. Qual o tempo médio entre a assinatura do pré-contrato e a inauguração do quiosque?
Quiosque de 12m²: Após a liberação do CNPJ e IE pelo Franqueado, em média 45 dias.
Choperia: Depende muito do cronograma de obras e reformas de cada loja, mas em média 120 dias.
4. Qual é a política de preço praticada para o produto Chopp?
O preço de venda não é o mesmo para todas as operações, ele varia de acordo com o potencial do ponto comercial onde será instalada a franquia. É realizado uma pesquisa de venda e o preço máximo é definido pela Ambev de acordo com a média do mercado. Em média as franquias trabalham com um CMV (custo da mercadoria vendida) entre 40% e 50%, mas isso dependerá da praça onde a operação será instalada.
Sobre o Franqueado
1. Quanto eu preciso trabalhar? Preciso de dedicação exclusiva?
A Franqueadora possui um criterioso processo de seleção de franqueados e uma das características essenciais é que o franqueado esteja à frente do negócio, que ele se dedique, tendo que trabalhar inclusive aos finais de semana e feriados.
2. Eu posso ter outro negócio e abrir uma franquia Estação Chopp Brahma?
Sim, desde que você dedique uma parcela do seu tempo para o Quiosque.
3. Eu preciso de experiência no ramo?
Não, a franqueadora irá fornecer o treinamento e transferência de know-how para a condução do negócio, mas você precisa participar de todos os treinamentos exigidos pela franqueadora, independentemente de local. Pois o franqueado é quem irá replicar o treinamento para sua equipe no dia-a-dia da operação.
4. Posso ter sócios para abertura de uma franquia?
Sim, mas deverá sempre existir a figura de um franqueado por operação (sócio- operador), que receberá o treinamento e será o responsável pela gestão da franquia.
Operações ativas
1. Qual o número operações em funcionamento?
Quiosque de 12m²: 86 operações ativas.
Choperia: 40 operações ativas.
Total: 126 operações de Brahma
* Dados de Abril 2022
Sobre o ponto comercial
1. Como acontece a escolha do ponto comercial?
A franqueadora possui um critério de análise e seleção para cada tipo de ponto comercial.
Se esse local for negociado diretamente pela franqueadora, primeiramente este será oferecido a franqueados que já estão na rede dessa região. Se não se concretizar negócio o ponto será oferecido para os candidatos que possuem cadastro com a franqueadora. Caso o ponto comercial seja negociado pelo candidato a franqueadora, irá analisar a viabilidade deste ponto e caso seja aprovado, o candidato que trouxe o ponto tem prioridade na abertura da franquia nesse local, desde que seu
perfil seja aprovado.
2. Qual a característica do ponto comercial?
- Locais com grande fluxo de pessoas.
- Valor de locação compatível com o modelo do quiosque.
- Para quiosque de 12m², possuir o mais espaço possível para instalação de mesas. Para o modelo Indoor, o ideal é conseguir espaço fora da loja para mesas e para o Choperia, áreas externas para as mesas.
- Prazo de contrato de no mínimo 5 anos, se possível.
A Ambev lançou, em meados de 2003, a rede de Franquia Quiosque Chopp Brahma, com o objetivo de estruturar uma nova rede de pontos de venda aptos a trabalhar com o produto Chopp Brahma de maneira diferenciada e para criar uma nova ocasião de consumo, baseada na conveniência. Como estratégia de expansão, optou-se por adotar o Franchising como forma de relacionamento com os operadores destes pontos de venda, onde o papel dos envolvidos, bem como os mecanismos de controle de qualidade e suporte ao negócio, podem ser aplicados de maneira clara e profissional.
Franquia Selecionada:
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