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Plano de celular para franquias: 6 dicas para escolher a melhor opção

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Gestão de Franquias

8 min de leitura Iury Casartelli

Embora a utilização de aplicativos de troca de mensagens tenha se popularizado nos últimos anos, o uso da telefonia convencional ainda é bastante comum dentro de qualquer negócio, principalmente aqueles que trabalham com vendas — como o próprio franchising.

Seja para atender ao pedido de um consumidor ou para apresentar uma oportunidade de investimento a um possível franqueado, o uso do telefone continua sendo essencial dentro de qualquer rede de franquias. 

Pensando nisso, a Central do Franqueado preparou este conteúdo com uma série de dicas para você escolher o melhor plano de celular para a sua franquia. Descubra o que você deve levar em consideração na hora da escolha e aprenda sobre o funcionamento dos planos de celular.

Neste conteúdo você lerá:

Melhor plano de celular para franquias: pré-pago ou pós-pago?

A resposta para essa questão é bastante simples: escolha um plano pós-pago. O franchising trabalha com vendas e, portanto, manter contato com franqueados e investidores interessados é crucial para o sucesso da marca.

Os principais segmentos do setor atuam no varejo, atendendo diretamente o consumidor final do produto oferecido ou serviço prestado. A rede, por sua vez, tem a responsabilidade da rede atrair novos empreendedores interessados em investir na rede de franquias.

Portanto, a nossa dica não poderia ser outra. Seja franqueador ou franqueado, você irá realizar muitas chamadas telefônicas. Os planos pré-pagos só são indicados para empresas nas quais são feitas pouquíssimas chamadas. Por atuar no franchising, é de se imaginar que você não queira que o seu negócio faça parte deste grupo, não é mesmo?

Além do mais, os planos pós-pagos trazem consigo algumas outras vantagens:

  • O telefone está sempre disponível para fazer ligações;
  • Geralmente, possui maior disponibilidade de dados para acessar a internet;
  • O preço por minuto da chamada costuma ser bem mais barato do que no pré-pago;
  • Você não corre o risco de ficar sem crédito em um momento de urgência.

Porém, para ter todas essas facilidades, é necessário tomar algumas precauções. Você deve estar atento ao pacote escolhido para não acabar pagando uma conta telefônica muito cara.

Felizmente, você pode deixar essa preocupação de lado, pois a Central do Franqueado pode te ajudar! Existem alguns passos que você pode seguir na hora de definir qual o melhor plano de celular para sua franquia e tomar a melhor decisão e nós os separamos abaixo. Confira!

6 dicas para escolher o melhor plano de celular para a sua franquia

Agora que você entendeu as diferenças entre os planos de celular, que tal conferir 6 dicas para escolher o melhor plano de celular para a sua franquia?! Vamos lá!

1. Atenção com modelos e números de aparelhos

O primeiro passo para escolher o melhor plano de celular para franquias é descobrir quais os modelos de celular e qual a quantidade de aparelhos que serão utilizados pela franquia. É importante pesquisar antes de escolher os modelos porque aspectos como: duração da bateria, grau de proteção do produto (certificações como a IP67 são as mais recomendadas) e também a conectividade

Quanto ao número de aparelhos, é necessário analisar quais os colaboradores realmente precisam de um celular corporativo. Por exemplo, se você trabalha em uma rede de franquias de móveis planejados, é importante que o colaborador que vá visitar e medir os espaços para propor um projeto tenha acesso à internet em um smartphone, para conversar com o cliente ou acessar imagens do Google, por exemplo.

Porém, se o colaborador trabalhar mais no ambiente do escritório, talvez um celular corporativo não seja necessário.

2. Ligações interurbanas e internacionais 

Redes de franquia precisam estar conectadas o tempo todo e, para isso, ligações interurbanas e internacionais muitas vezes são necessárias. Isso significa que não importa a distância, comunicar é fundamental para evitar a perda de franqueados. Portanto, vale considerar ligações interurbanas e internacionais ilimitadas se a sua rede de franquias exigir. 

Se você é franqueador e viaja muito para o exterior ou para outras cidades, um plano de celular que cubra ligações internacionais somente para franqueados é uma alternativa para prestar suporte e resolver problemas na rede de franquias. 

3. Estude o perfil da linha

Antes de escolher o melhor plano de celular para franquias, deve-se estabelecer como a linha será utilizada. Para isso, você pode se fazer as seguintes perguntas:

  • Minha rede de franquias é regional ou está espalhada por vários estados do país?
  • Eu terei que fazer ligações para franqueados e fornecedores utilizando DDD?
  • As chamadas internacionais serão frequentes ou esporádicas?
  • Eu preciso de um pacote de dados de internet no celular?

Como você viu anteriormente, ligações internacionais e interurbanas são comuns e até mesmo indispensáveis em alguns casos. 

Além das perguntas citadas acima, é recomendado que você tenha uma estimativa da quantidade de ligações que serão realizadas para telefones de outras operadoras. Para isso, verifique os números da sua agenda e faça um levantamento dos seus principais contatos. 

É fundamental que você fique atento a essa importante informação para não prejudicar o planejamento financeiro da rede de franquias. Ela irá determinar a escolha do melhor plano, além de impactar fortemente no valor da conta. 

4. Analise a cobertura

Nos últimos anos, com a popularização do smartphone e a chegada das novas gerações no mercado de trabalho, a função de efetuar chamadas se tornou quase que secundária nos celulares.

Porém, mesmo realizando um número reduzido de ligações telefônicas ou até mesmo nenhuma ligação por dia, é bem provável que você manuseie o seu telefone diversas vezes desde o momento em que acorda até a hora de dormir, não é mesmo?

Se para a vida pessoal a possibilidade de efetuar chamadas é apenas mais uma funcionalidade existente no seu celular, no que diz respeito à vida profissional a qualidade nas ligações deve ser um fator decisivo na hora de escolher uma operadora para a sua rede de franquias.

Afinal, de nada adianta você ter um plano de celular com um ótimo valor e diversas vantagens adicionais se a operadora não consegue entregar de forma eficaz o serviço básico oferecido.

Além do mais, no mundo do franchising, a perda de uma ligação pode significar a perda de um eventual investimento. As conversões de leads, nesse sentido, são muito mais frequentes se a ligação do vendedor acontece em até um minuto após a primeira solicitação de contato do cliente.

5. Preço

Como mencionamos, o preço não deve ser o único fator avaliado na hora de escolher o melhor plano de celular para franquias. No entanto, ele obviamente não poderá ser ignorado.

Atualmente, estima-se que cerca de 90% dos brasileiros estão pagando mais do que deveriam na conta de celular. Este índice é resultado da falta de avaliação de preços por parte dos consumidores deste serviço. A negociação de preços com empresas de telefonia também é sempre uma tarefa complicada. As ligações para as centrais de atendimento costumam demorar e, em alguns casos, até mesmo cair.

Para se ter uma ideia, fazendo uma pesquisa rápida, é possível verificar a existência de serviços muito parecidos, na mesma região, com quase 60% de diferença nos seus preços. Portanto, fique atento: com uma análise bem feita, é possível economizar muito no final do mês.

Além disso, ainda é possível negociar valores com as operadoras e obter descontos ainda maiores.

6. Opinião dos clientes

Conferir a opinião de outros consumidores também é uma ótima forma de avaliar uma operadora. Todo o ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza uma pesquisa de satisfação com os usuários de telefonia. No levantamento, além da qualidade das ligações em si, são analisados os seguintes indicadores:

  • Atendimento ao consumidor;
  • Velocidade da internet;
  • Qualidade do sinal;
  • Disponibilidade da rede;
  • Se a empresa entrega o que promete.

Na pesquisa de satisfação realizada pela Anatel em 2020, a operadora Oi foi a melhor em qualidade percebida na categoria pós pago, enquanto a operadora ALGAR na categoria de planos pré-pagos.

Dica extra: A Central do Franqueado

Você provavelmente já sabe que hoje o franchising é um sinônimo para padronização, expansão e qualidade. Mas você sabia que para alcançar o sucesso em uma rede de franquias é necessário manter canais de comunicação que sejam realmente efetivos?

A Central do Franqueado sabe que prestar suporte de qualidade é fundamental em uma rede de franquias. Porém, nem sempre os franqueadores conseguem realizá-lo da melhor forma e parte desse problema está relacionada ao uso de plataformas que não foram desenvolvidas para o franchising, como o WhatsApp, por exemplo.

Para resolver esse problema, desenvolvemos o Módulo CAF (Central de Atendimento ao Franqueado) como parte da solução de ‘Engajamento’ de nosso sistema para franquias. 

Entre as funcionalidades do serviço, o CAF permite a você se comunicar a qualquer momento com os seus franqueados e também realizar vídeos conferências. Ainda, ele possibilita reunir os contatos e trocar informações com seus franqueados em um só lugar, mantendo acessível o registro de todas as conversas.

São mais de 200 marcas de referência no mercado de franquias que já aprovaram os serviços da Central do Franqueado! Quer fazer parte deste time? Experimente grátis! Solicite uma demonstração e comprove todos os benefícios!

Acompanhe o nosso site para ficar por dentro das novidades do universo do franchising.

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Iury Casartelli

Redator em Central do Franqueado

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