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Gestão de Franquias

Consultor Comercial: 4 motivos para você contratar um para sua rede de franquias

4 min de leitura Carlos Griebler


Consultor comercial é o profissional responsável por diagnosticar e propor soluções voltadas à área de vendas da sua rede de franquias. Saiba como o consultor comercial pode te ajudar a aumentar o desempenho das suas unidades e expandir a sua rede!

Neste artigo você vai ver:

O que é um consultor comercial?

Antes de entender o papel do consultor comercial em uma empresa, você sabe o que é uma consultoria comercial?  A consultoria comercial é um serviço contratado para encontrar e solucionar problemas em uma organização e, principalmente, para otimizar os processos relacionados à área de vendas.

Nesse sentido, o consultor comercial atua de forma a identificar falhas e melhorar os resultados do setor de vendas. Mas não pense que somente as empresas de grande porte estão aptas a receber um serviço de consultoria comercial. Na verdade, contratar um consultor comercial é indispensável para todas as organizações, principalmente se as vendas apresentam um baixo desempenho.

O consultor comercial, portanto, apresenta uma abordagem mais restrita e direcionada à solução de problemas. Em uma rede de franquias, se você estiver com problemas de baixo desempenho nas suas unidades franqueadas, uma consultoria comercial vai fazer uma análise profunda e detalhada para encontrar a causa raiz e solucionar o problema da melhor maneira possível. 

Qual a função de um consultor comercial?

Você viu que o consultor comercial é o responsável por atuar na melhoria do desempenho de vendas de uma organização. Mas você sabe qual é a sua principal vantagem? 

Diferente de profissionais de dentro da empresa, ao contratar uma consultoria comercial você está apostando em profissionais com experiência de mercado e que atuaram para diversas outras empresas, menores e maiores do que a sua. 

Em alguns casos, o consultor comercial também é responsável por: 

  • Criar as metas relacionadas à produção e a vendas 
  • Identificar as tendências do mercado por meio de uma pesquisa de mercado
  • Apresentar as tendências de consumo segundo pesquisas de mercado 
  • Fazer o acompanhamento de ações na área de vendas e pós-vendas
  • Produzir relatórios técnicos e analíticos
  • Treinar e capacitar a equipe de vendas para melhorar a performance
  • Desenvolver novos produtos ou serviços em conjunto com as equipes de marketing e vendas da organização

4 motivos para contratar um consultor comercial para sua rede de franquias

1. Identifica problemas despercebidos

Uma rede de franquias com dezenas de unidades espalhadas pelo país pode apresentar vários problemas que passam despercebidos pela visão do gestor. Vamos supor que o baixo desempenho das suas unidades franqueadas é um problema recorrente que não parece ter solução.

Ao contratar um consultor comercial, ele vai seguir um plano de consultoria pré-determinado. Geralmente, as etapas do processo são: análise e diagnóstico; plano de ação; aplicação das medidas desenvolvidas e gestão pós-consultoria. Por isso, a atuação baseada em um planejamento bem estruturado assegura a identificação dos problemas na sua rede.

2. Maior tempo dedicado à solução do problema

Quando um consultor comercial é contratado, a sua mentoria fica concentrada única e exclusivamente na resolução do problema. Isso significa mais tempo para que os colaboradores realizem suas atividades sem comprometer a organização. Afinal, é difícil cuidar de várias atividades ao mesmo tempo, certo? Por isso, um consultor comercial é indispensável para resolver problemas na área de vendas.

3. Comprometimento com os resultados

Às vezes, mesmo após uma reunião de negócios, não é incomum que muito daquilo que foi combinado, por exemplo, ações para aumentar as vendas e afins, seja esquecido pelos colaboradores e, por isso, não colocado em prática. Nesse sentido, um consultor comercial apresenta como uma das suas características principais o comprometimento total com o cliente ao qual ele presta o serviço, no caso, a sua rede de franquias. 

Por isso, durante o desenvolvimento da mentoria, ele vai apresentar estatísticas e informações factuais que vão esclarecer a razão pela qual o seu empreendimento está patinando sem sair do lugar. 

4. Encontra novos franqueados para a sua rede

As consultorias comerciais costumam ser contratadas para desenvolver estratégias para captação de leads. Portanto, se você estiver interessado em expandir a sua rede mas está enfrentando dificuldades para encontrar investidores. Um consultor comercial é uma alternativa para auxiliar na busca por franqueados.

Vale lembrar que antes de contratar uma consultoria é fundamental verificar a sua área de atuação. Dentro das consultorias existem diversas variações, por exemplo, consultorias em formatação de franquia

Em outras palavras, se você decidir contratar uma consultoria comercial para a sua rede de franquias, é preciso garantir que os serviços contratados sejam de qualidade. Uma dica é solicitar o portfólio do consultor para analisar os seus trabalhos prévios. 

Quer melhorar o desempenho de vendas da sua rede, mas ainda não decidiu como? A Central do Franqueado desenvolveu para franquias. Uma plataforma moderna para otimizar a sua gestão e aumentar o engajamento dos seus franqueados. Ficou interessado? Experimente grátis! Solicite uma demonstração com a gente!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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