Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Gestão de Franquias »Balanço Patrimonial para Franquias: qual sua importância e dicas para fazê-lo com excelência
Gestão de Franquias

Balanço Patrimonial para Franquias: qual sua importância e dicas para fazê-lo com excelência

7 min de leituraCarlos Griebler

Balanço Patrimonial é um relatório que busca expor o panorama geral e contábil da sua franquia. Sua realização é indispensável para atrair franqueados e planejar os próximos passos da organização. Saiba tudo sobre o documento e como fazê-lo em sua rede.

Neste artigo você lerá sobre:

O que é Balanço Patrimonial?

Uma excelente gestão das finanças de um negócio é fundamental para a continuidade do negócio. É claro que você deve ter um contador ao seu lado para atividades mais burocráticas e complexas, mas conhecer o básico dos conceitos e operações financeiras que compõem o cotidiano de uma franquia. Entre as mais importantes, temos o Balanço Patrimonial.

O Balanço Patrimonial (ou Contábil), geralmente realizado anualmente ou em períodos menores, é um relatório financeiro que visa expor o panorama contábil e econômico de um negócio. Simplificando, é a demonstração da atual situação financeira da sua empresa.

Com esse propósito, é fácil imaginar que o Balanço Patrimonial é o principal relatório financeiro que se faz presente em qualquer empreendimento. Porém, existe um sério problema em grande parte das empresas no brasil: muitas vezes esse balanço é negligenciado e outros até mesmo desconhecem o documento.

Por isso, é fundamental que você leia esse conteúdo que preparamos. Só assim será possível analisar o comportamento financeiro do seu negócio para fundamentar o planejamento estratégico que guiará sua rede nos próximos anos e, principalmente, oferecer dados reais a potenciais franqueados que venham a querer investir em sua marca.

Afinal, o objetivo principal do franchising é expandir. E como você poderia oferecer essa oportunidade a um investidor sem ao menos apresentar a situação em que a franquia se encontra e as oportunidades que alguém teria ao colocar seu dinheiro nessa marca? Sua apresentação precisa ser completa para se destacar!

Então, para realizá-lo, é preciso conhecer a fundo as questões financeiras da sua franquia, pois nada pode ficar de fora. Você deve considerar, para o relatório, todos os ativos e passivos que constituem sua empresa, ou seja, suas propriedades e quaisquer eventuais dívidas e lucros.

Qual a importância de fazer o balanço em sua franquia?

Primeiramente, de acordo com a Lei 6.404/76, ao final de cada exercício social, as empresas devem apresentar uma série de demonstrativos financeiros. Entre eles, o balanço patrimonial.

Fora isso, existem uma série de benefícios que acompanham a elaboração do balanço patrimonial em uma rede de franquias. Então, antes de começar a descobrir algumas dicas para fazê-lo, vamos conferir essas vantagens!

Compõe um planejamento essencial

Sabemos como o planejamento financeiro de uma franquia é essencial. E, como o balanço patrimonial faz parte desse planejamento, vemos o tamanho da importância de realizá-lo com cuidado. 

Por exemplo, uma das consequências de não se planejar financeiramente é a precificação errada dos produtos e serviços da sua rede. Por não ter uma visão dos gastos fixos, variáveis e até imprevistos, você pode precificar muito abaixo do mercado e, ao invés de se tornar uma vantagem competitiva, pode gerar arrecadação insuficiente

Maior organização para insights

Possuir esse documento, que registra os bens e obrigações do negócio, pode resultar em informações valiosas. Em uma rede de franquias, isso se exponencializa pela quantidade de gestores e envolvidos no planejamento de toda a cadeia de unidades. 

Assim, todas as lojas podem se beneficiar do acompanhamento próximo das finanças. A elaboração do balanço estuda a utilização e o retorno proporcionado por todas as fontes de recursos da empresa. Portanto, oferece um panorama qualitativo e quantitativo completo do negócio, otimizando a tão comentada tomada de decisão.

Ajuda potenciais franqueados

Afinal, ele ajuda o investidor a avaliar a situação financeira atual do negócio para decidir se vale a pena investir nessa franquia. Com o balanço, é possível identificar como está a saúde financeira da franquia antes de investir seu precioso dinheiro.  Dessa forma, eles ficam a par de detalhes da gestão e conhecem a fundo sobre a viabilidade econômica da rede.

Organizar planejamento tributário

Tributos são um grande custo em qualquer negócio e subestimá-los pode comprometer o futuro da sua franquia. Com o balanço patrimonial você pode avaliar quanto você precisa pagar em taxas e pensar em formas de como pode reduzir este valor.

Planejamento Tributário é a metodologia para se obter um menor ônus fiscal sobre operações ou produtos, utilizando-se meios legais. A prática também é chamada de “elisão fiscal” (não confunda com “evasão fiscal”, crime previsto em lei).

Hoje em dia, a contabilidade deixou de ser vista como uma ciência que “cuida do passado”. Assim, pode planejar o futuro para que a empresa não tenha problemas com o Fisco e ainda melhore a sua gestão.

Dicas para fazer o Balanço Patrimonial

Conheça a estrutura do balanço patrimonial

Apesar da sua importância, a aparência de um balanço patrimonial não é tão assustador quanto o nome sugere. Abaixo, você pode conferir um exemplo de base para a realização do balanço patrimonial:

Lembrando que o total dos ativos sempre deverá ser igual ao total dos passivos. Você pode estar se perguntando o que significa cada um desses dados, então vamos lá:

  • Ativos: representam os bens e direitos da empresa. Esses bens são tudo aquilo que representam valor e possuem uma função, como maquinários e veículos. Agora, os direitos são valores que dependem de terceiros, como contas a receber no futuro.
  • Passivos: basicamente, são o contrário do ativo. Aqui estão as obrigações e dívidas da empresa, desde a folha de pagamento até impostos e gastos com manutenção. Nada pode ficar de fora.
  • Patrimônio Líquido: valores que pertencem a acionistas, como capital social, reservas, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, prejuízos acumulados, e mais.

Por isso, este é o último item da operação para fazer o Balanço Patrimonial. Se seu ativo supera o passivo no período, a diferença é dividida entre os sócios, correspondendo ao Patrimônio Líquido.

Como este item é registrado ao lado direito, junto aos passivos, a razão entre os bens e direitos e as obrigações sempre será 0. Ou seja, como falamos anteriormente, o total de ativos será sempre igual ao total de passivos.

Ou seja, a ideia do Balanço Patrimonial na Contabilidade é que haja um equilíbrio entre os dois lados. Considerando isso, a fórmula básica desse relatório é:

Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido

Mantenha-o atualizado!

Para facilitar o trabalho ao fim do ano, você pode atualizar a tabela mês a mês. Imagine o controle que uma franquia precisa ter para que todas essas informações estejam devidamente presentes em seu balanço patrimonial, então toda a preparação é pouco!

Mantenha seus franqueados a par de tudo!

Franqueados são parte fundamental de uma rede e precisam estar atualizados de tudo que acontece na franqueadora. Questões financeiras, principalmente, são essenciais nas sugestões de melhorias, tanto na forma como operam como no relacionamento com franqueados.

Felizmente, hoje em dia já existem ferramentas que otimizam essas questões do dia a dia de uma franquia de forma digital e confiável. Confira a solução da Central do Franqueado!

Como a Central do Franqueado pode te ajudar!

O que pode ser melhor para sua franquia do que confiar em um sistema de gestão especializado em franchising? Nós, da Central do Franqueado, acreditamos na importância de uma boa gestão de sua rede de franquias. Por isso, te apresentamos o nosso Sistema para Franquias, mais especificamente o módulo ‘CAF’!

Ele conta com funcionalidades de comunicação que podem ajudá-lo a divulgar e pôr em prática as dicas apresentadas aqui, como um espaço de conversas 100% registradas na nuvem e videoconferências para reuniões com seus franqueados. 

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado