Guia de franquias 2022: principais dados do mercado de franquias no 3º trimestre
Veja mais uma edição dos nossos estudos sobre a procura por franquias. Desta vez, trazemos os dados do empreendedorismo no mercado de franchising em 2022, com dados e informações sobre o panorama da busca por franquias no terceiro trimestre do ano.
Neste guia você irá ver:
- Segmentos mais buscados no franchising no 3º trimestre de 2022
- Top 5 segmentos mais buscados pelos empreendedores de franquias
- Faixas de investimento de franquias mais buscadas em 2022
- Estados brasileiros mais buscados para empreender com franquias
- Busca por franquias em cada estado brasileiro
- Top 10 marcas de franquias mais procuradas no 3º trimestre de 2022
- Tendências para franquias que se mantêm para 2022
Introdução
A Central do Franqueado é uma solução para gestão de franquias com quase uma década de experiência no mercado de franchising. Além de um software desenvolvido para atender as principais dores de franqueadoras, também atuamos gerando conteúdo qualificado sobre o mercado de franquias e levando as principais novidades e tendências do setor para empreendedores, franqueados e franqueadores.
Neste relatório, traremos dados sobre a procura por franquias no terceiro trimestre de 2022. As informações expostas nesta amostra são extraídas do Portal de Franquias da Central do Franqueado, um dos maiores portais de negócio do Brasil, com mais de 1 milhão de acessos no último ano. Os dados tratarão dos segmentos mais buscados, faixas de investimento, franquias em destaque e muito mais.
Segmentos mais buscados no franchising no 3º trimestre de 2022
Top 5 segmentos mais buscados pelos empreendedores de franquias
Posição | Segmento | % dos empreendores |
---|---|---|
1° | Alimentação | 24,5 |
2° | Serviços e Outros Negócios | 24,4 |
3° | Saúde, Beleza e Bem-estar | 16,6 |
4° | Comunicação, Informática e Eletrônicos | 7,3 |
5° | Limpeza e Conservação | 6,5 |
Veja a procura pelos principais segmentos do franchising
Faixas de investimento de franquias mais buscadas no 3º trimestre de 2022
Posição | Investimento | % dos empreendedores |
---|---|---|
1° | De R$ 20 mil a R$ 40 mil | 24,8 |
2° | Até R$ 20 mil | 23,0 |
3° | De R$ 40 mil a R$ 60 mil | 12,1 |
4° | De R$ 100 mil a R$ 200 mil | 9,7 |
5° | De R$ 200 mil a R$ 300 mil | 8,5 |
Veja a procura por franquias no 3º trimestre de 2022 por todas as faixas de investimento
Investimento | % dos empreendedores |
---|---|
De R$ 20 mil a R$ 40 mil | 24,8 |
Até R$ 20 mil | 23,0 |
De R$ 40 mil a R$ 60 mil | 12,1 |
De R$ 100 mil a R$ 200 mil | 9,7 |
De R$ 200 mil a R$ 300 mil | 8,5 |
De R$ 80 mil a R$ 100 mil | 6,9 |
De R$ 60 mil a R$ 80 mil | 5,6 |
De R$ 300 mil a R$ 400 mil | 5,4 |
Acima de R$ 500 mil | 2,0 |
De R$ 400 mil a R$ 500 mil | 1,5 |
Estados brasileiros mais buscados para empreender com franquias
Busca por franquias em cada estado brasileiro
Tendências para franquias que se mantêm para 2022
Avaliando o cenário que tem se formado no franchising e em outros setores da economia, é possível projetar algumas tendências para o mercado. No cenário pós-pandemia, algumas práticas, estratégias e modelos de negócio surgiram e se projetam como tendências para 2022. Veja algumas delas abaixo:
Franquias baratas
As franquias de baixo custo foram as mais procuradas por empreendedores no primeiro semestre de 2022. Opções de marcas com investimento até R$ 110 mil representaram cerca de 24% da procura por franquias no período. O mercado é aquecido por essa faixa de investimento, que representa as chamadas Microfranquias.
Novas formas de pagamento
O Pix, método de pagamento lançado em 2020 pelo Governo Federal, tem se tornado uma das principais formas de pagamento. Em 2021, 71% dos brasileiros aderiam ao sistema, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) para a Federação Brasileira de Bancos.
Além deste método, a utilização da tecnologia, como pagamentos via Carteiras Digitais em dispositivos móveis, utilização de QR Codes. Desta forma, as franquias que diversificam seus métodos de pagamento, adaptam-se aos consumidores, atraindo mais clientes, que sentem que a marca está preparada para a oferecer a melhor experiência.
Serviços de entrega
De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 54,8% dos usuários realizaram pedidos por delivery entre 2020 e 2021. O mercado de delivery tem crescido a cada ano e sua ascensão foi mais notável na pandemia.
As possibilidades de exploração do formato ainda são vastas e tem surgido cada vez mais outros modelos de negócio com base no delivery. Este é o caso da próxima tendência que iremos falar.
Dark kitchen
O novo formato de franquia que está cada vez mais aderindo investidores é o famoso Dark Kitchen, ou Ghost Kitchen, como é conhecido também. Este formato consiste em uma franquia de alimentação que opera sem espaço para consumo local dos seus clientes. A única estrutura operacional são as cozinhas onde são utilizadas para preparar os produtos da marca e que são disponibilizados via delivery aos clientes.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o formato já estava sendo adotado por 57,4% das franquias no segundo trimestre de 2021. Dentre essas franquias, 21,3% já estão atuando com Dark Kitchens e outras 11,5% estava em fase de implementação.
Este formato tem se tornado atrativo, principalmente para empreendedores que buscam trabalhar de forma colaborativa. No formato Dark Kitchen, há diversos casos de mais de uma marca dividindo o espaço para venda dos seus produtos. É possível dividir a cozinha e os custos relacionados a ela, trazendo maior lucratividade e redução de custos.
Franquias Home based
Como apontamos nos dados acima sobre a busca por franquias home based, o formato também tem se tornado uma tendência que vem se consolidando desde a pandemia. Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) junto à Fundação Instituto de Administração (FIA), 78% das pessoas têm intenção de manter o trabalho remoto após a pandemia.
Este reflexo pode ser visto claramente no franchising também. Dados da ABF sobre o mercado de franquias em 2021 apontam as franquias home based representavam 10,3% dos negócios no setor. O número representou um crescimento de 3,2% em relação ao ano anterior.
Preencha o formulário abaixo para baixar este estudo e consultar quando quiser