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Franchising

Formatação de franquias: como transformar seu negócio em uma rede de franquias

16 min de leitura Dario Ruschel


Guia do Franqueador

O maior desejo de todo empresário é alcançar o sucesso. Alguns são mais ambiciosos e buscam o crescimento contínuo. Por isso, o franchising é um modelo de negócios que vem conquistando cada vez mais investidores por mostrar-se um caminho rápido para o crescimento das empresas.

Porém, antes de ingressar no mercado de franquias, é importante que você fique atento a alguns detalhes importantes, pois gerir uma rede exige conhecimento e preparação. Você deve estar se perguntando: “mas afinal de contas, o que eu preciso saber antes de transformar meu negócio em uma franquia?”.

A expansão de um negócio por meio do modelo de franquias é uma estratégia eficaz para alcançar novos mercados e consolidar uma marca no cenário empresarial.

Ao transformar seu empreendimento em uma rede de franquias, você não apenas aumenta sua presença geográfica, mas também compartilha seu sucesso com empreendedores locais, criando uma parceria mutuamente benéfica. Contudo, a formatação adequada das franquias é crucial para garantir a consistência da marca, a replicabilidade do modelo de negócios e o sucesso sustentável em longo prazo.

Neste contexto, exploraremos os principais passos e considerações necessárias para transformar seu negócio em uma rede de franquias, destacando os desafios e as oportunidades que esse processo envolve.

Para ajudá-lo a se preparar para este importante passo, a Central do Franqueado preparou algumas dicas sobre como realizar uma formatação de franquias. 

Neste conteúdo, você irá conferir os seguintes tópicos:

Os números mostram: o franchising é um formato de gestão que funciona. Apesar da pandemia de coronavírus que teve início em março de 2020, o mercado de franquias alcançou o faturamento de aproximadamente R$ 179 bilhões de reais. Isso é resultado da expansão de redes e também da criação de novas franquias. O número de unidades também cresceu. Esses indicativos são fruto da evolução do modelo de franchising, que cada vez mais moderno, prático e seguro, afirma-se como uma opção interessante para pequenos e grandes investidores.

Se você chegou nesse post por estar pensando em fazer de seu negócio uma rede, saiba que essa é certamente uma boa ideia. Porém, franquear é um caminho sem volta. A partir do momento em que novos empreendedores passam a gerir unidades da sua marca, o sucesso da empresa não estará apenas em suas mãos. 

Como franqueador, você deverá encontrar os meios para garantir que as lojas funcionem de forma adequada. Para isso, é preciso pensar cuidadosamente na formatação da franquia.

Talvez você não saiba por onde começar. Por isso, preparamos este guia, cujo objetivo é apresentar as etapas necessárias para que você pare de questionar  “como transformar meu negócio em uma franquia?“. 

O que é franquia?

De uma forma simples e resumida, franquia é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso, fornecida por um empreendedor (franqueador), para que o operador de rede (franqueado) possa replicar, em diferentes locais, um formato reconhecido e bem sucedido de exploração de mercado.

Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.

Um exemplo que você provavelmente já viu, mesmo sem se dar conta, são as lojas de shoppings. Percebeu que a maioria pode ser encontrada em outros centros comerciais ou até mesmo cidades? Pois então, aí estão as franquias mais uma vez.

Formatação de franquias: por que transformar meu negócio em uma rede?

O franchising é uma ótima alternativa de negócio para quem tem uma empresa consolidada perante o público, pretende fazer com que ela penetre em outros mercados, mas não deseja investir na instalação de novas unidades, tampouco assumir o compromisso de geri-las.

Por isso, quem investe dinheiro é o franqueado, o que influencia no cuidado e na dedicação que ele vai empenhar. Ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo? Também, quem assume as responsabilidades com os colaboradores da nova unidade franqueada é o franqueado, o que reduz preocupações com responsabilidades trabalhistas por parte do franqueador. 

Assim, transformar seu negócio em uma rede de franquias pode ser uma estratégia poderosa para o crescimento e a consolidação da sua marca no mercado. Essa decisão estratégica pode oferecer uma série de benefícios tanto para o franqueador quanto para os franqueados. Vamos explorar algumas razões convincentes para considerar a formatação de franquias:

  1. Expansão Rápida e Eficiente: Ao optar por franquias, você pode expandir sua presença em novos mercados de forma mais rápida e eficiente do que por meio de aberturas de unidades próprias. Os franqueados, motivados pelo interesse próprio no sucesso do negócio, investem seus próprios recursos para estabelecer e operar novas unidades.
  2. Capitalização do Capital Humano Local: Franqueados locais trazem consigo um conhecimento aprofundado do mercado e das preferências regionais. Ao alavancar esse conhecimento, sua marca pode se adaptar de maneira mais eficaz às nuances específicas de diferentes áreas geográficas.
  3. Mitigação de Riscos Financeiros: Com a distribuição dos custos de expansão entre os franqueados, o risco financeiro associado à abertura de novas unidades é compartilhado. Isso reduz a pressão sobre o franqueador e cria um ambiente mais seguro para o crescimento.
  4. Fortalecimento da Marca: Uma rede de franquias bem-sucedida contribui para a consolidação e fortalecimento da sua marca. A uniformidade nas operações, produtos e serviços cria uma imagem consistente, aumentando o reconhecimento e a confiança do consumidor.
  5. Modelo de Negócios Testado: Antes de expandir através de franquias, seu modelo de negócios já deve ter sido testado e comprovado. Isso proporciona uma base sólida para os franqueados, aumentando as chances de sucesso em novos mercados.
  6. Motivação dos Franqueados: Os franqueados têm um interesse direto no sucesso de suas unidades, já que seus lucros estão diretamente vinculados ao desempenho do negócio. Isso cria um alinhamento de interesses que pode impulsionar o empenho e a dedicação.
  7. Economia de Escala: A compra de insumos e serviços em larga escala para toda a rede pode resultar em economias significativas, beneficiando tanto o franqueador quanto os franqueados.

No entanto, apesar dos benefícios, a maioria dos especialistas e consultores na área indica cautela. Antes de transformar seu negócio em uma franquia, é fundamental que você faça uma análise profunda. Afinal, nem todas as empresas e gestores possuem perfil de franqueador.

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Análise de franqueabilidade: como saber quando estou pronto para tornar meu negócio uma franquia?

Como vimos, a decisão de transformar um negócio em uma franquia é um passo significativo que requer uma cuidadosa análise de franqueabilidade. Identificar quando a empresa está pronta para adotar esse modelo é crucial para garantir o sucesso da expansão por meio de franquias. Aqui estão alguns pontos-chave a serem considerados ao avaliar a prontidão para iniciar uma rede de franquias.

A chamada análise de franqueabilidade não traz muito mistério em seu nome. É nesse momento que você irá conferir o “quão franqueável” seu negócio é. Essa etapa é fundamental para que o potencial da empresa como rede seja verificado. Mas, mais do que isso, é aqui que aspectos estruturais podem ser revistos. Ao fazer a análise, problemas são diagnosticados e adequações são feitas. Essa é uma forma de prevenir problemas futuros ao franquear a marca. A avaliação pode ser feita em torno dos seguintes questionamentos:

  • Os serviços e produtos da minha empresa são essenciais para os consumidores em diferentes mercados?
  • Meus produtos e serviços podem ser reproduzidos por outras pessoas independentemente da minha presença?
  • Eu sei, de forma clara, qual é o formato ideal de funcionamento da minha empresa (número de funcionários, pontos comerciais, impacto de impostos etc)?

Dica: o trabalho de consultorias especializadas na formatação de franquias pode fazer a diferença na resolução dessas questões. Contar com o auxílio de profissionais experientes na área é uma forma de trazer uma visão crítica para a situação da empresa. Assim, como aspirante a franqueador, você irá perceber em qual estágio seu negócio se encontra: conferindo, por exemplo, sua capacidade de produção e sua situação financeira. 

Feitas as adequações, é hora de estruturar a rede.

10 passos para realizar uma formatação de franquias

Aqui, serão apresentadas as fases de formatação de franquias. Os dez itens a seguir abordarão obrigatoriedades e demandas para que seu negócio tenha êxito ao ser transformado em franquia. Vamos lá?

Início: burocracias e planos de negócio

A primeira coisa a ser feita quando o empreendedor opta por franquear seu negócio é tomar as providências burocráticas para a instauração legal da sua rede de franquias. Neste momento também é fundamental que o novo franqueador trace um planejamento financeiro para que a expansão seja viabilizada.

No planejamento financeiro, vale considerar também a análise da taxa de franquia, taxas de publicidade, tempo de retorno do capital investido, valor de investimento inicial e os royalties. Lembre-se: essas informações precisam estar disponíveis de forma simples e acessível para os franqueados na Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento fundamental no franchising, como você vai ver a seguir. 

1) Registre a rede:

Assegure-se de que sua marca está liberada para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Isso evita problemas futuros com a replicação do seu negócio.

2) Elabore a Circular de Oferta de Franquia (COF):

A Circular de Oferta de Franquia (COF), prevista na Lei de Franquias, é o que oficializa a oferta de seu negócio no formato de franchising e apresenta os documentos exigidos presentes no Art. 3º da LEI Nº 8.955, de 15 de DEZEMBRO DE 1994, que dispõe no contrato de franquia empresarial (franchising).

A COF é importante pois contém todos os dados a respeito do empreendimento e sobre o modelo de franquia adotado. Lembre-se: ela é feita para a leitura de futuros investidores, então as informações devem estar claras.

A Circular de Oferta de Franquia faz parte da etapa de planejamento jurídico da formatação de franquia. Por isso, é muito importante que os contratos estejam de acordo com os preceitos de probidade e boa fé, que são exigidos pelo Código Civil Brasileiro. 

Além da Circular de Oferta de Franquia, você pode usar questionários de pré-qualificação, um pré-contrato de franquia e um contrato de taxa inicial de franquia. Parece complicado, não é? Mas não se preocupe. Durante o planejamento jurídico e a elaboração da Circular de Oferta

3) Estruture um plano de negócio:

O plano de negócio é o que defineseus aspectos estruturais e os objetivos da empresa no mercado. Quais são os custos de instalação da franquia? Quais os produtos oferecidos pela marca e seus diferenciais? Qual o prazo de retorno do investimento do franqueado? O potencial de lucratividade do negócio? Quais serão os royalties sobre o faturamento da franquia? 

Essas e outras questões devem ser respondidas para que o franqueador tenha consciência do que é necessário para que a empresa se mantenha e cresça no mercado.

4) Estipule um planejamento financeiro:

Como já deu para perceber, você também precisa de uma reserva de caixa para iniciar a expansão. O investimento depende de cada negócio, mas os especialistas costumam estipular um valor em torno de 50 mil reais para que os trâmites necessários para a venda de franquias sejam efetuados. 

Dica: parte do planejamento financeiro pode considerar a contratação de uma empresa de consultoria. Ela irá auxiliá-lo no processo de formatação do negócio, com cursos e treinamentos, registros e outras questões burocráticas.

Meio do caminho: produção de manuais e treinamentos

Resolvidas as questões legais e as relativas aos planos de negócio? Então agora você deve começar a se preocupar com a forma como as unidades de franquia serão estruturadas. 

Em outras palavras, esta é a etapa do planejamento operacional. Isso significa que você, franqueador, precisa organizar as normas e procedimentos técnicos da franquia. No manual, por exemplo, estão descritos os padrões de funcionamento e quais as instruções necessárias para operar corretamente. 

Dessa maneira, você orienta os franqueados e facilita o dia a dia das unidades franqueadas. Rotinas operacionais, de gestão, formas de atendimento e de como direcionar o marketing da franquia estão previstas no manual.

Primeiro pela padronização das lojas e pelo controle de qualidade da rede elaborando manuais a serem seguidos por gestores e funcionários. Também, organize bons programas de treinamentos: eles devem ser obrigatoriamente oferecidos aos novos franqueados para sua capacitação. 

5) Manual da franquia

Como você viu anteriormente, o manual da franquia trata das rotinas operacionais que acontecem na unidade franqueada. Como funciona esta unidade franqueada? Fazer um manual da franquia é deixar acessível especificamente todos os processos do negócio para responder corretamente à pergunta. 

Também, o manual da franquia é o que vai determinar o sucesso da estratégia de expansão da sua rede. Pense que todos os investidores que decidirem apostar na sua rede de franquias terão contato com este manual. Desde o início da expansão da rede, entre cinco e dez franqueados até alcançar o número de dezenas de franqueados.

Isso significa que um manual de franquia completo e bem elaborado será útil valerá por muitos anos. Porém, não esqueça que você pode atualizá-lo a qualquer momento, principalmente se você disponibilizar o material em formato digital para download ou acesso. Dessa maneira, as alterações e atualizações ficarão disponíveis rapidamente para os franqueados. Custos de produção e envio do material impresso são evitados.

6) Manual de uso de imagem

No que se refere ao planejamento de marketing, é importante começar elaborando um manual de uso de imagem. Nele, você irá expor o que é permitido e o que é proibido em relação ao uso da marca. Essa parte é primordial para que a instalação de novas unidades seja feita de forma padronizada. 

Se as unidades franqueadas apresentarem cores e padrões visuais diferentes, isso afeta a reputação da marca e passa a sensação de desorganização por parte dos administradores. Por isso, é importante instruir os franqueados sobre o uso de cores, logotipos e modelos para materiais de divulgação. 

A imagem inclui até mesmo os odores, sabores e sons da unidade franqueada. Nesse sentido, é fundamental que todos esses aspectos estejam alinhados para que a franquia alcance o sucesso. Vale lembrar também que é importante esclarecer aos franqueados o público-alvo da rede de franquias. 

7) Programas de treinamentos 

O papel dos treinamentos é primar pela padronização do funcionamento das unidades. O franqueador precisa organizar programas de capacitações que podem ser disponibilizados em vídeo ou ser realizados presencialmente com a ajuda de consultores de campo. Além disso, transmitir know-how aos futuros franqueados, que então treinarão seus funcionários, é algo essencial para a atividade da rede.

Dica: estruturar a loja matriz para que ela sirva como exemplo de aplicação de todos os padrões que serão usados nas franquias é uma maneira prática de capacitar novos franqueados. Esses podem visitar a loja piloto para tirarem dúvidas e conhecerem melhor as práticas de gestão da marca. Já as aulas em EAD são uma solução prática e barata, úteis para qualquer rede.

Quase lá: formalização e venda de franquia

Com manuais prontos e com as questões tributárias organizadas, chegamos ao momento de tomar as providências necessárias para que você possa vender sua franquia. Para isso:

8) Altere o contrato social da empresa: 

Se preferir, você também pode abrir uma empresa para realizar esta nova atividade. Saiba que essa parte de formalização da franqueadora pode ser feita no início do processo de franchising, pois não há uma ordem obrigatória entre as etapas.

9) Trace um plano de expansão:

Analisar os mercados de inserção da rede e então elaborar uma estratégia de venda da franquia é algo primordial para o sucesso da marca. Decida se irá ofertar unidades em todo o país, no estado onde já atua ou apenas no entorno da loja matriz — optando pela expansão em espiral

O plano de expansão está relacionado ao planejamento comercial e vai contribuir para a escolha do perfil de franqueado mais adequado para a rede. Também, escolher a localização geográfica das unidades franqueadas é indispensável para o sucesso da rede. O franqueador deverá auxiliar o franqueado na escolha da localização da nova unidade franqueada. 

Principalmente porque é o franqueador que realizará o estudo sobre circulação, visibilidade e público-alvo em potencial na área selecionada. A concorrência entre unidades da rede e a saturação do mercado devem ser consideradas. 

Dica: nas estratégias de comercialização da franquia, vale apostar em assessoria de imprensa, marketing digital, participação em feiras e eventos da área, venda direta, entre outras táticas, a fim de atrair o interesse de investidores.

Tudo pronto: gestão e relacionamento

Sucesso, agora você conseguiu vender sua franquia e tornar-se um franqueador! Mas acalme-se, pois o trabalho apenas começou. Para que a parceria seja produtiva, é preciso estabelecer um relacionamento correto, educado e responsável com seus franqueados. Portanto, é preciso estar presente além das reuniões periódicas. Para acompanhar a rotina dos gestores…

10) Utilize uma ferramenta de comunicação e suporte

Um grande desafio para todo franqueador é garantir que todas as unidades de franquia estejam funcionando adequadamente. Para que isso aconteça, é preciso monitorar sua atividade com canais eficientes de comunicação e suporte. 

As plataformas de gestão de franquias, como a Central do Franqueado, facilitam o contato entre franqueador e seus franqueados. A interação bem ajustada, rápida e eficaz proporciona diferenças significativas no controle de qualidade da empresa. Que tal conhecer o nosso sistema?

Aprendendo a formatar

Se você tem um negócio e pensa em como expandir de uma forma mais segura e prática, por que não escolher o franchising? Porém, sabemos que não é uma tarefa tão fácil e exige algum conhecimento de como funciona o sistema de franquias.

Para isso, indicamos o curso Segredos da Franquia, ministrado pelo especialista em franchising Erlon Labatut. Erlon é diretor do site Franqueador.com, especializado em consultoria para franquias e sócio-fundador da rede de franquias Nuv-Nuv.

Com mais de 16 anos de atuação com consultoria e treinamentos, sendo os últimos seis anos focados no mercado de franquias, Erlon oferece uma oportunidade única para empreendedores que buscam expandir seu negócio. O curso irá detalhar todo o processo necessário para transformar o seu negócio em uma franquia.

Dividido em seis módulos, o curso oferece um aprendizado de tudo que é necessário para franquear e ingressar no mercado de franquias. Os módulos contemplam desde a definição do modelo da sua franquia, auxiliando a estruturar seu planejamento financeiro e mostrando detalhadamente como montar a estrutura da rede, como prestar suporte ao franqueado, disponibilizar manuais, até as questões jurídicas para operar como franquia.

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado


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