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Gestão de Franquias

6 dicas para melhorar o processo de tomar decisões em uma rede de franquias

5 min de leitura Andrei Arndt


Tomar decisões é parte importante do dia a dia de um franqueador. No entanto, às vezes é difícil pensar e escolher a melhor opção para a sua franquia. Veja neste artigo algumas dicas para otimizar o seu processo de tomar decisões e melhorar a sua gestão!

Neste artigo, você vai ver:

6 dicas para melhorar o processo de tomar decisões em uma rede de franquias

  1. Pesquisar e identificar o problema
  2. Faça um banco de dados
  3. Avalie o melhor tipo de tomada de decisão
  4. Aposte na comunicação
  5. Monitore os resultados da sua decisão
  6. Aposte na tecnologia

Tomar decisões é determinante para o sucesso de qualquer empreendimento. No mercado de franquias, a tomada de decisão está relacionada com todas as unidades franqueadas da marca e, por isso, exige diversos cuidados.

Em outras palavras, uma decisão tomada pela franqueadora pode alterar centenas de franquias espalhadas pelo país. Tomar decisões corretas é uma maneira de assegurar que a sua rede de franquias não faça parte da estatística de empresas que fecharam as portas nos primeiros anos de vida.

Dessa maneira, todas as decisões têm uma consequência. Portanto, é o papel do franqueador, ou líder da franquia, saber o que é melhor para a rede é uma das suas responsabilidades.

6 dicas para tomar decisões em redes de franquia

Saber quais decisões tomar nem sempre é fácil, não é mesmo? Por isso, preparamos para você uma lista com 6 dicas para tomar as melhores decisões em uma rede de franquias. Confira a seguir!

1. Pesquise e identifique o problema

Pesquisar antes de tomar decisões é muito importante para reunir todas as informações sobre a situação que você está inserido. As pesquisas de mercado são uma alternativa para você visualizar as tendências mercadológicas e entender o movimento dos seus concorrentes. 

Além disso, é importante identificar o problema da melhor maneira possível e então tomar decisões condizentes com as suas dificuldades. Em uma rede de franquias, dificilmente o problema é individual. Se um franqueado encontrar um problema, a possibilidade de, em pouco tempo, outro franqueado relatar as mesmas dificuldades, é grande. 

Por isso, pesquisar e identificar o problema é o primeiro passo para tomar decisões corretamente dentro de uma rede de franquias. 

2. Faça um banco de dados

Após a identificação do problema e uma pesquisa rápida acerca da situação, é importante centralizar todas as informações em um banco de dados. Quando falamos em banco de dados, é comum pensarmos em algo complicado e de difícil compreensão, no entanto, um banco de dados nada mais é do que um local, físico ou virtual, em que as informações estão armazenadas, organizadas e disponibilizadas para acesso dos interessados. 

Reunir informações é fundamental para tomar decisões: vamos supor que a sua unidade franqueada tenha um problema com o desempenho dos funcionários. Nesse caso, é importante consultar os funcionários, armazenar as suas respostas e comparar com os seus índices de desempenho para tentar compreender o problema e qual o melhor caminho para tomar decisões.

3. Avalie o melhor tipo de tomada de decisão

Em uma rede de franquias, existem diferentes tipos de tomada de decisão para serem considerados. Cabe a você, franqueador, decidir a que melhor corresponde às necessidades da sua rede. 

Alguns exemplos de tomada de decisão são: consensuais, ou seja, a decisão é tomada tendo como base consultas a equipe de trabalho e entrando em consenso com todos os colaboradores. Nesse sentido, vale lembrar que consultar os seus franqueados antes da tomada de decisões é indispensável. 

A decisão em uma rede de franquias também pode ser feita por meio da priorização da alternativa que traz mais benefícios para a maior parte dos envolvidos, ou seja, pela maioria. 

Usar a sua autoridade como franqueador também é uma saída. No entanto, é a alternativa menos recomendada. Afinal, em uma rede de franquias, a satisfação dos seus franqueados é muito importante para o seu sucesso e para acelerar a sua expansão, portanto, considerar apenas os seus critérios e impor a decisão pode não ser a melhor escolha.

4. Aposte na comunicação

Você viu que consultar franqueados e colaboradores antes de tomar decisões é fundamental, certo? Porém, para isso acontecer, é preciso manter uma boa comunicação com seus franqueados e colaboradores. Ruídos na comunicação costumam causar transtornos em qualquer modelo de negócio, mas em redes de franquia o alinhamento de informações é ainda mais necessário. 

Vamos supor que um novo franqueado esteja com dificuldade de manter a padronização e a qualidade na sua unidade. Nesse momento, a comunicação é necessária para prestar suporte e até mesmo para tomar a melhor decisão do que seria o mais recomendado para auxiliar o novo franqueado.

5. Monitore os resultados da sua decisão 

Após tomar decisões, é importante ficar de olho no que está acontecendo para ver as consequências das suas ações. Nesse sentido, não pense que é um acerto garantido. É comum que após tomar decisões elas precisem ser revistas, revogadas ou implementadas. Por isso, é muito importante fazer o monitoramento. 

As pesquisas de satisfação são ótimas ferramentas para chegar avaliar se as decisões estão de acordo com o esperado pelos seus colaboradores e franqueados. Conforme a satisfação aumenta, fica mais fácil transmitir o rumo da sua rede de franquias para todos e envolvidos e tomar decisões

O NPS (Net Promoter Score) é uma das metodologias mais usadas em redes de franquia, principalmente porque, além de apresentar o nível de satisfação dos seus franqueados, ela demonstra o potencial de expansão da sua rede ao estipular as chances de um franqueado indicar a sua marca para familiares, amigos e conhecidos.

6. Aposte na tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada dos empreendedores em todos os modelos de negócio. No mercado de franquias não é diferente. A transformação digital revolucionou o mercado de franquias e, por isso, é a principal aliada de um franqueador. 

No entanto, os avanços tecnológicos também contribuíram para um grande fluxo de informações e, nesse cenário, fica difícil absorver a imensa quantidade de novidades no mercado de franquias.

Por isso, a Central do Franqueado recomenda a você o nosso Sistema para Franquias. Uma plataforma desenvolvida especialmente para o franchising e que vai suprir todas as suas necessidades como franqueador. 

São mais de 200 franquias que já aprovaram o nosso sistema, que tal fazer parte desse time? Além disso, vamos presentear você com uma teste grátis do nosso produto, basta solicitar uma demonstração sem compromisso e entraremos em contato com você!

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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