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Gestão de Franquias

Máquina de vendas: o que é e como desenvolver na sua franquia

8 min de leitura Cristiano Ritzel


Vender é uma atividade fundamental para qualquer negócio e conseguir comercializar em grande escala um produto ou serviço é o sonho de todo empreendedor. Por isso, na busca de se tornarem experts no assunto e dominarem as melhores estratégias de venda, várias empresas querem contar com um recurso mais do que especial: a máquina de vendas.

Garantir a escalabilidade de um negócio não é fácil. É preciso utilizar de boas estratégias e também dedicação de todos da equipe. Atualmente, todas as empresas buscam meios de garantir o sucesso, seja investindo em marketing para atrair público, expandindo e, como explicaremos no texto, focando na criação de uma máquina de vendas.

Essa criação é um processo que cobra bastante, pois comumente gera dúvidas e problemas — como qualquer ação no mundo dos negócios. Mas, indiferente do produto ou serviço que possa ser oferecido por uma empresa, apostar nessa ideia é um diferencial que trará inúmeros benefícios.

Desse modo, visando te ensinar tudo sobre o conceito e sua aplicação prática no franchising, a Central do Franqueado preparou este conteúdo completo sobre o tema. Não perca! 

Você vai ver neste artigo:

O que é e qual a função de uma máquina de vendas?

Conhecido no meio empresarial, o termo máquina de vendas é utilizado para representar um modelo de vendas que nunca para de crescer. A proposta de criar uma máquina de vendas passou a ser um dos itens mais desejados pelas empresas, porque com ela é possível garantir bons lucros. 

Quando uma empresa busca desenvolver uma máquina de vendas, ela terá que se comprometer em estruturar um processo de ações. Essas que, devem ser focadas principalmente em vender para seus leads. Através disso, é possível ver quais as melhores técnicas, produtos e artimanhas para vender.

As vantagens de uma máquina de vendas

O mercado em geral está sempre em desenvolvimento, e a cada momento cobra uma nova adaptação. Então, contar com uma máquina de vendas pode ser uma arma poderosa em relação a essas mudanças.

Como você terá essa carta na manga, as chances de passar por dificuldades se tornam baixas, pois sempre estará com um alto patamar de vendas. Isso porque sua empresa vai saber como realmente vender e lidar com problemas.

Outro ponto positivo, é a fácil adaptação caso seja necessário. Como você já vai ter uma “receita do sucesso”, basta apenas mudar alguns “ingredientes” para apresentar uma remodelação eficaz. Isso garante uma boa estabilidade com sua franquia.

7 dicas de como desenvolver uma máquina de vendas

Agora que você conhece o conceito e suas vantagens de forma geral, vamos pensar na sua aplicação de forma mais prática e atrelada à realidade do mundo empresarial. Para isso, preparamos 7 dicas de como desenvolver uma máquina de vendas. Confira! 

1. Busque coletar mais leads

Para vender mais é preciso mais clientes, e o primeiro para isso, é ir atrás de leads. Por isso, é necessário definir seu público de interesse, para assim, compreender quem possui necessidade e vontade de adquirir o seu produto.

2. Separe seus leads

Nem tudo que cai na rede é peixe, e isso vale para seus leads, pois nem todos os possíveis compradores realmente querem o seu produto. Então, preste atenção a todos eles e os separe. 

Por exemplo, veja quem realmente está interessado no produto; quem quer adquirir, mas não no momento; quem não possui interesse; ou quem já adquiriu o mesmo item que está à venda. Essa ação auxilia e muito na melhor elaboração de estratégias de vendas.

3. Crie um processo de vendas

Pense em um processo para fazer o cliente comprar o seu produto, semelhante a um funil de vendas. Veja o que é eficaz para fazer o seu cliente efetuar a compra, pense nos possíveis problemas e dúvidas que ele pode ter, defina quando intervir para ajudar na compra. Pensando em tudo isso, você consegue criar um plano de vendas de qualidade.

4. Monte uma equipe de vendas

Veja seus colaboradores com experiência, eficácia e boas habilidades para estruturar uma equipe de vendas. Leve em conta que cada um deles precisa ter algo para contribuir para a equipe. Uma boa dica é colocar um bom líder, pois ele pode fazer toda diferença para a produtividade do time.

5. Faça métricas

Um ponto crucial para se elaborar uma máquina de vendas, é ficar atento às métricas. Apenas desta forma é possível compreender os problemas no seu processo de vendas e aplicar melhorias. Análise aspectos como desempenho e produtividade de sua equipe, tanto coletiva quanto individual. Veja quais produtos estão com baixa demanda, e busque entender o que difere em seu processo de vendas em relação aos demais, entre outros fatores.

6. Aplique treinamentos

Não é por que você criou uma equipe de vendas com seus melhores colaboradores que tudo está pronto, não é mesmo? Por isso, implemente treinamentos para o seu time, pois isso fará grande diferença no desempenho de sua máquina de vendas.

Apesar de cada indivíduo possuir habilidades específicas, é sempre necessário tentar passar o conhecimento dos demais. Isso ajuda na troca de experiências e conhecimentos dentro da empresa.

7. Aceite feedbacks

Mesmo após a venda de um produto, é importante solicitar o feedback de seus clientes. Através dos comentários recebidos, você pode encontrar mais problemas e falhas na sua máquina de vendas, e com eles, é possível focar nas melhorias necessárias. 

Caso você precise de um feedback mais específico, você pode optar por contar com um cliente oculto, pois ele vai até sua loja ou site, e analisará tudo como se fosse um cliente qualquer.

Por que contar com uma máquina de vendas na sua franquia?

São inúmeros os benefícios que uma máquina de vendas pode trazer a um negócio. Caso você consiga desenvolver uma máquina de vendas para sua franquia, saiba que vai ter em suas mãos a melhor estratégia para alavancar seu sucesso. Abaixo listamos alguns desses benefícios, veja:

Aumento de vendas 

É meio óbvio que ao se ter uma máquina de vendas, você terá um número maior de vendas. Mas ainda sim, é preciso reafirmar essa vantagem, pois ela é um dos fatores principais para o crescimento de uma franquia.

Fortalecimento da Marca

Com uma máquina de vendas, sua franquia acaba fortalecendo sua marca, já que, vai crescer dentro do franchising e se tornar referência com seu produto. Isso acaba colocando seu nome sob os concorrentes, garantindo relevância e estabilidade.

Novos franqueados

Você sabe o que significa uma franquia que vende bem né? Caso não saiba, significa novos franqueados. Isso acontece por um motivo simples: como suas vendas estão cada vez mais altas, possíveis investidores irão ver sua franquia como uma boa opção para empreender, com isso, você terá tudo para se tornar uma franquia de sucesso.

Como a tecnologia se relaciona com a máquina de vendas

Para o bom desenvolvimento de uma máquina de vendas — assim como para qualquer ação no mundo dos negócios —  é crucial que tenha um planejamento estratégico eficiente bem definido. E, se tratando de um bom planejamento na era digital, não podemos esquecer da tecnologia.

O primeiro passo é pensar no marketing como uma fonte fundamental no crescimento da sua empresa. Isto é, procure definir uma equipe de vendas forte e, mais importante, alinhada ao seu time de marketing. O marketing é quem dita a geração de leads para todas as empresas.

Além disso, o time comercial precisa estar afiado. É o time comercial que trata de dirigir esses leads pela jornada de compra, as etapas do funil. Mas as coisas não são tão simples e não param por aí. 

Para facilitar todos os processos, é necessário automatizar alguns pontos centrais. Mas como? A resposta é simples: investindo em tecnologia! Não existe um processo que seja escalável e lucrativo sem tecnologia.

A Central do Franqueado

A tecnologia é a principal aliada na otimização e crescimento dos negócios no cenário atual e a Central do Franqueado desenvolveu um software de gestão para franquias que facilita — e muito — a criação e a manutenção de uma máquina de vendas. Nosso sistema auxilia as franqueadoras otimizando processos operacionais e promovendo a marca no mercado do franchising. 

No módulo Projetos, por exemplo, a franqueadora consegue gerenciar o onboarding de suas implementações, tendo controle e automatização. Além disso, através da nossa plataforma, a franqueadora consegue realizar a transmissão do Know-How e a centralização de arquivos com o módulo Arquivos

O acompanhamento constante e prestação do melhor suporte ao franqueado é oferecido através do módulo CAF, onde a franqueadora tem sua Central de Atendimento ao Franqueado obtém uma visão do suporte que presta à rede. As soluções da Central do Franqueado dão destaque para este objetivo. 

Como prioridade na gestão do negócio, oferecemos o serviço de padronização através do módulo Checklist, permitindo aos franqueadores realizarem processo de avaliação contínua da rede por meio de checklists e planos de ação. Ainda, através do módulo Compras, sua rede mantém o controle de qualidade, homologando fornecedores e produtos para os franqueados. 

Se interessou? Então agende uma demonstração da plataforma e eleve o nível da gestão de sua rede para onde as grandes redes se encontram.

E aí, gostou do conteúdo? Então continue explorando nosso site e descubra tudo sobre gestão de vendas no franchising! Boa leitura!

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado


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