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Gestão de Franquias

Inteligência de mercado: saiba o que é e como pode ser utilizada em redes de franquias

7 min de leitura Filipe Pacheco


Em um cenário marcado pela alta competitividade como o que vivemos, saber da importância de conhecer o terreno onde você está pisando é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Nesse sentido, cabe uma análise constante da concorrência e dos consumidores para reunir dados que possam auxiliar na tomada de decisões estratégicas sobre a atividade da empresa. O conceito por trás de ações como essas? Inteligência de Mercado!

Com isso, seja você um investidor em busca de sua primeira inserção no mundo do empreendedorismo ou gestor em busca daquele salto de qualidade sobre a concorrência, está no lugar certo. Neste guia que a Central do Franqueado preparou, vamos ensiná-lo o que é Inteligência de Mercado e, é claro, como utilizar estratégias do conceito em redes de franquias. Não perca!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é Inteligência de Mercado?

Se você considera um exagero dizer que empreender é estar em um campo de batalha, saiba que o mercado não é piedoso com nenhuma empresa — e ganha aquela que está melhor preparada e estruturada. Mas, o que fazer para preparar um negócio para competir diretamente com outros? Como estruturá-lo para atender às demandas do seu público-alvo?

Ao monitorar a atividade da concorrência e o comportamento dos consumidores, é possível extrair dados que possam fortalecer as estratégias de posicionamento da empresa. Isso é o que chamamos de Inteligência de Mercado. A Inteligência de Mercado, Inteligência Competitiva ou Marketing Intelligence é uma prática de marketing que visa analisar o segmento de atuação da empresa e reunir todo tipo de informação relevante para a tomada de decisões a respeito da empresa. 

Da coleta de dados, à sua posterior análise, à elaboração de estratégias, a IM é uma forma de manter o negócio a par de tendências e inovações. Assim, o empreendimento se mantém no mercado, competindo par a par com seus concorrentes. 

A IM se preocupa com a competitividade do mercado. Entretanto, ela aborda muito mais do que a análise da concorrência. Competir com negócios semelhantes é dividir públicos-alvo. Logo, pensar em Inteligência de Mercado é estar de olho nos consumidores: monitorando seu engajamento online e offline, observando seu comportamento, entendendo suas necessidades. 

É importante considerar o momento econômico do território de atuação, pois esse tem direta influência nos hábitos de consumo da população.

Por que utilizar Inteligência de Mercado em franquias?

Todas as informações descritas acima podem auxiliar qualquer negócio na melhora de sua performance. Tal acompanhamento faz toda a diferença na elaboração de estratégias de marketing digital e vendas da marca. 

Considerando a amplitude das atividades de uma rede de franquias, a importância da Inteligência de Mercado em sua gestão é ainda maior. Afinal, uma empresa que funciona no formato de franquias estará lidando com públicos diversos e precisará de uma estrutura muito mais firme para manter sua atividade. Logo, a IM é fundamental no franchising para:

  • Estruturar a rede de acordo com seus objetivos no mercado;
  • Conhecer as necessidades dos públicos-alvo;
  • Observar potenciais concorrentes e acompanhar suas estratégias;
  • Perceber como a marca está sendo vista pelos consumidores;
  • Compreender novos mercados durante a expansão da rede;
  • Adaptar a logística da rede às novas tecnologias;
  • Analisar a situação do segmento de mercado da rede.

Dentro desses itens, caberá à franqueadora perceber as maiores dificuldades da rede para buscar por soluções e, também, usar de seus diferenciais para posicionar a marca no mercado. É importante lembrar que não há tecnologia ou estratégia sem um bom produto ou serviço, que supra às necessidades de seu público.

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Como utilizar estratégias de Inteligência de Mercado em franquias?

É indispensável dispor de uma equipe (ou de um bom profissional) responsável pela análise do mercado da rede. Obter dados e informações para desenvolver uma Inteligência de Mercado é, afinal, um trabalho de constante observação. Cabe à franqueadora preparar os profissionais que serão encarregados disso — capacitando-os a respeito da logística da franquia e de sua proposta, a fim de que possam compreender seu posicionamento no mercado em comparação à concorrência. 

Não existe um roteiro de estratégias de IM para franquias, pois são muitas as ferramentas que podem ser utilizadas para acompanhar o mercado. As ideias a seguir são práticas muito utilizadas por empresas e podem ser úteis para franquias de todos os portes.

1. Análise SWOT

A Análise SWOT, também chamada de Matriz FOFA, por conta da sua origem estrangeira, é uma ferramenta que permite identificar os pontos fortes e fracos de um negócio. A Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) traz a ideia de que ao identificar esses pontos positivos e negativos de uma empresa, você cria a possibilidade de melhorar seus processos que apresentam problemas e qualificar ainda mais aqueles que já estão dando certo

Para representar visualmente, existe um quadrante que usamos para definir esses pontos:

Diagnosticar as forças (strenghts) e as fraquezas (weaknesses) do negócio e analisar oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) do mercado é um dos primeiros passos para a elaboração de estratégias de posicionamento. A análise SWOT é um método simples, mas eficiente, para iniciar o desenvolvimento da Inteligência Competitiva da empresa.

2. Benchmark

Em tradução livre, benchmark significa “ponto de referência” em português e se refere a uma estratégia de análise de concorrentes. Com a realização de um benchmark, uma marca consegue comparar seus produtos e serviços com os competidores que oferecem as mesmas coisas e identificar pontos de melhorias e oportunidades. 

Engana-se, todavia, quem pensa que observar a fundo os concorrentes é apenas avaliar suas propostas, seus produtos e serviços. A prática de Benchmark consiste na comparação entre sua empresa e negócios semelhantes, a fim de compreender com mais clareza no que se dá a competição. Essa é uma forma, também, de encontrar brechas no mercado e diferenciais a serem explorados. 

No franchising, a partir da comparação com as diferentes concorrências de mercado permite obter resultados como:

  • Maior preparo para a expansão em novas localidades;
  • Adaptação de processos com o surgimento de novas franquias concorrentes;
  • Análise dos hábitos de consumo de potenciais públicos consumidores;
  • Identificar oportunidades de necessidades não atendidas para desenvolvimento de novos produtos/serviços;
  • Desenvolver vantagem competitiva sobre concorrentes com lacunas de mercado;
  • Melhorar os processos com base em práticas consolidadas por marcas de sucesso no mercado.

3. Monitoramento de redes sociais

Não podemos esquecer das ferramentas que têm regido a relação entre marcas e consumidores na atualidade. A maneira como os usuários interagem com a empresa nas redes sociais diz muito sobre seu comportamento de consumo e seu perfil. 

Dessa forma, monitorar sua atividade é algo que agrega muito para a Inteligência de Mercado da rede. Isso acontece pois a Internet traz muitas informações relevantes para a criação de estratégias de marketing e expansão da franquia.

4. Aposta na tecnologia

A Inteligência de Mercado é apenas um dos conceitos a serem aproveitados na gestão estratégica de franquias. Mas você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de superar problemas de gestão, expansão e comunicação em redes de franquias? Inclusive, franquias que já adotaram esse tipo de sistema estão dando um salto à frente da concorrência — e mais, começam a enxergar que uma rede modernizada atrairá franqueados. 

Presentes nas melhores franquias brasileiras e pensando em todos esses problemas e oportunidades de crescimento que o mercado do franchising apresenta, a Central do Franqueado desenvolveu um software de gestão criado especialmente para facilitar a administração da sua rede de franquias.

Nosso sistema para franquias é desenvolvido com o propósito de centralizar toda a operação da sua rede em uma única plataforma, oferecendo soluções de padronização, engajamento e expansão para sua franquia.

A Central do Franqueado atende dezenas de franquias de todo o Brasil e além de ter os recursos necessários para a operação da sua franquia em um único sistema, nossa plataforma é 100% online. Dessa forma, oferecemos mobilidade e eficiência para a integração da gestão da sua rede. 

Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. Se quiser conhecer mais, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar de forma gratuita a nossa plataforma criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você!

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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