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Franquias de papelarias: conheça as melhores para empreender no franchising

Top 5 Franquias de papelarias

Papelarias, diferente do que uma parcela razoável dos consumidores pensa, não é lugar apenas para estudantes. O público-alvo deste tipo de estabelecimento é bastante variado. Empresas de diversos segmentos também são clientes fiéis de papelaria, uma vez que precisam de todo tipo de material para o pleno funcionamento de um escritório. 

Além disso, a comunidade artística também busca seus materiais em papelaria na hora de produzir seus trabalhos. Aquelas pessoas que não dispensam o uso de agendas para organizar as suas demandas também entram na lista de consumidores exemplares deste tipo de loja.

Indo mais longe, podemos pensar em certas tendências, como é o caso dos bullet journals, que mais e mais pessoas estão aderindo visando deixar seu dia a dia mais colorido e estiloso — além de organizado! 

Isso sem falar em serviços e produtos variados que uma papelaria pode oferecer, como mochilas, lancheiras e marmitas, cópias, encadernação e impressão, brindes para formaturas, decoração para festas, livros etc. Ainda há a de fazer parceria com escolas, universidades, empresas, editoras e muitos outros lugares.

Isto é,não faltam argumentos para quem tem o sonho de abrir uma papelaria, seja ela física ou virtual. Visando te ajudar a abrir um agradável ponto comercial no ramo das papelarias, nós preparamos algumas dicas especiais para você. Não perca! 

Conheça as possibilidades do franchising

Você provavelmente já sabe, em linhas gerais, alguns detalhes sobre o funcionamento do modelo de franquias, certo? Afinal, com tantas marcas franqueadas inseridas no nosso imaginário e no próprio mercado, eventualmente a curiosidade é despertada e uma breve pesquisa já indica uma série de características e particularidades do franchising.

Caso ainda não saiba, franquia — ou melhor, o franchising — é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (o franqueador) a um investidor (o franqueado). Assim, ele pode replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.

Além disso, é importante ressaltar que esse negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos

Dessa forma, independentemente da unidade visitada, você encontrará os mesmos produtos e com a mesma qualidade, fortalecendo a identidade da marca e sua reputação. 

Como franqueado, neste caso, sua vantagem está no fato de que o plano de negócios, marketing, modelo de loja já estão prontos. Como franqueador, está no fato de que sua marca tende a crescer de forma muito mais efetiva.

Faça um bom planejamento financeiro 

Planejamento financeiro de um negócio é uma estratégia montada pelos gestores para preparar a alocação de recursos e controle de gastos da organização a curto, médio e longo prazo. 

Uma das principais formas de manter um negócio saudável financeiramente é por meio do controle de gastos, poupar para investimentos futuros e manter uma boa margem de lucro. Para isso, um planejamento financeiro é mais que recomendado, é necessário. Pois, sem haver uma definição prévia dos recursos do negócio e como eles são empregados não é possível controlar sua alocação. 

Com uma estratégia financeira bem definida, é possível ter uma visão ampla dos recursos disponíveis da sua rede, podendo planejar projetos e ideias sem ultrapassar o máximo dos gastos disponíveis. Isso traz uma boa saúde financeira para sua rede e garante que não haverá escassez para suprir outros custos da operação, sejam fixos ou que surjam como imprevistos.

Homologue seus fornecedores

O objetivo dessa prática é contratar alguém que, além de qualidade, proporciona confiança e segurança no fornecimento de matérias-primas. Desse modo, qualificar fornecedores é um trabalho constante em meio à gestão estratégica de redes de franquias, já que a qualificação consiste na análise da realização do fornecimento com o passar do tempo.

A homologação de fornecedores e sua constante qualificação são dois fatores fundamentais. Ela serve não apenas para manter a qualidade da marca, mas para o controle das unidades. 

Com fornecedores homologados, é possível que a experiência dos consumidores seja equivalente em todas as lojas visitadas. Evitando que, por causa de uma unidade, toda a rede seja prejudicada.

Problemas na entrega de produtos e serviços podem acarretar na insatisfação de clientes, o que é prejudicial para a imagem da rede. Logo, fazer um bom trabalho de homologação e qualificação é um uma forma de prevenir problemas futuros e manter a padronização, algo primordial no franchising.

Garantir a confiabilidade e a segurança nos fornecimentos através de um relacionamento mais próximo entre a franquia e os terceiros é também poupar eventuais gastos com inspeções ou problemas com a matéria-prima.

Aprenda a trabalhar com sazonalidade

Para se preparar para vender mais na sua papelaria, é importante seguir alguns passos — como se apegar ao conceito de vendas sazonais. Sazonal, caso você não saiba, se refere a algo que é temporário. Ou seja, algo que acontece em uma determinada época do ano e que necessita de uma atenção especial em decorrência de diferentes contextos.

Prepare seu estoque! Afinal, ninguém quer chegar em janeiro sem cadernos para vender. Assim, comece a controlar o estoque de forma estratégica e inteligente.

Além de estudar seus clientes, priorize feriados e datas comemorativas. Comercializar materiais temáticos de páscoa, natal, dia dos pais, das mães e de halloween é uma ótima pedida e sempre traz bons frutos. 

Tratando-se da volta às aulas, o seu foco deve ser os estudantes — claro! —, mas em outras datas isso pode mudar. Criar listas de materiais escolares junto com instituições de ensino pode ser uma ótima estratégia — possibilitando inclusive a venda de kits prontos com todos os produtos necessários. 

Invista no plano de marketing

Como empreendedor, você deve saber que é impossível empreender sem que haja organização nos processos que envolvem a gestão da empresa, incluindo o marketing. Tão importante quanto a administração de finanças e a estruturação de logísticas de produção, o marketing cumpre diversos papéis que viabilizam a inserção da marca no mercado. 

Mais do que promover produtos e serviços, encontra oportunidades para que o negócio se posicione da melhor forma dentre a concorrência, direcionando-se com eficiência ao seu público-alvo. Dessa forma, um plano de marketing fundamenta e organiza as estratégias que serão utilizadas pela empresa para a divulgação de suas unidades.

Isto é, o plano de marketing surge ao estabelecer estratégias que serão utilizadas pela empresa para atingir os objetivos de marketing de franquias. E isso adquire uma importância ainda maior para redes de franquias!

Para conhecer ainda mais desse mercado e como as franquias lucram, confira nosso conteúdo de franquias baratas e conheça as marcas que não exigem grandes investimentos para darem um retorno relevante aos seus investidores. Lá você encontra diversas opções de investimento de acordo com a sua condição financeira. Não perca!